Secretário de Turismo de Natal se reúne com consultora da FGV


              O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril, se reuniu hoje na secretaria com a consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Janailda Mourão que trabalha na elaboração do novo Índice de Competitividade do Turismo Nacional organizado por aquela instituição para 2013. Natal faz parte juntamente com o município de Tibau dos 65 destinos indutores do Desenvolvimento Turístico Regional sob a orientação do Ministério do Turismo.
               Segundo explicou a consultora Janailda Mourão o Índice de Competitividade elaborado a partir de 2008 pelo Ministério do Turismo e apoio do Sebrae nacional tem por objetivo mensurar os diversos aspectos, entre eles econômicos, sociais e ambientais que indicam o nível de competitividade dos destinos turísticos. Além disso, este documento norteia as políticas públicas para o segmento.  Entre os indicadores analisados estão infraestrutura geral, acessos, serviços e equipamentos turísticos, marketing e promoção do destino, cooperação regional, atrativos turísticos, capacidade empresarial entre outros.
                 Para o secretário, o Índice de Competitividade é um balizador que orienta o município a trabalhar o destino turístico a partir de indicadores que mostram onde se pode melhorar a atividade turística e a demanda de recursos necessários através deste diagnóstico.


Comentários