Secretário de Turismo de Natal reúne o CONTUR na Câmara Municipal de Natal


     O Secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril  presidiu hoje,  a sexta reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Contur), no auditório da Câmara Municipal, para analisar algumas pautas referentes ao turismo,  como a apresentação do produto III do PDITS; do Plano Nacional de Turismo 2013 e do Projeto de Acessibilidade aos Pontos Turísticos de Natal.
       Inicialmente, o secretário Fernando Bezerril, fez a abertura do evento e em seguida, num gesto de cortesia, passou a  presidência do Contur a vereadora Júlia Arruda que deu seguimento a reunião, conduzindo a apresentação das pautas propostas. A apresentação do PDITS foi feita pela secretaria executiva do Conselho, Solange Portella e a apresentação do Plano Nacional do Turismo foi feita pela a presidente do Conselho Estadual das Entidades do Turismo do RN da CNTur, Jurema Dantas que falou sobre o Encontro Nacional de Turismo que aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, em Brasília.
      Segundo Jurema, o Encontro em Brasília tratou sobre o Programa de Regionalização do Turismo que é uma diretriz estruturante do Ministério do Turismo para organizar o território brasileiro em regiões turísticas, como base para planejamento, ordenamento e promoção do desenvolvimento territorial integrado. “Será necessário que todos os Estados façam o remapeamento de suas áreas turísticas para que elas possam ser beneficiadas de maneira igualitária. Além disso, será montada a Escola Pública de Gestores do Turismo, com um projeto pedagógico único e com a utilização das instituições públicas para executar o projeto”, afirma Jurema.
       Por último a arquiteta, Kyvia Brandão da empresa Start, apresentou o Projeto de Acessibilidade aos pontos turísticos de Natal. O secretário Fernando Bezerril  agradeceu a presença de todos os participantes e anunciou as novas datas para reunião do Contur que passam a ser bimensais: 7 de agosto, 2 de outubro e 4 de dezembro. “Nossas reuniões deverão ser realizadas em outros locais como a Fecomércio, que já mostrou disposição de receber o Contur, além de hotéis e nas comunidades”, referiu-se o secretário.
         Participaram da reunião os vereadores Júlia Arruda que preside a Comissão Parlamentar de Turismo da CMN e o vice  vereador Felipe Alves, além do secretário Estadual de Turismo, Renato Fernandes e dos representantes das principais entidades ligadas ao desenvolvimento turístico da cidade. Presentes os membros do Conselho Estadual do Direito das Pessoa com Deficiência para ajudar na avaliação do Projeto de Acessibilidade, além do vereador Aquino Neto.

Comentários