Jogo realizado no estádio Fonte Nova entre Brasil e
Itália no último sábado atraiu uma das maiores audiências da história da Copa
das Confederações
Cerca de 50,4 milhões de espectadores nos 10
principais mercados de televisão assistiram à partida do Brasil contra a
Itália, no último sábado, 22 de junho, em Salvador, pela Copa das
Confederações. O jogo atraiu a maior audiência televisiva do torneio até agora.
As emissoras de mercados como Itália, Alemanha, Rússia e Reino Unido
registraram elevados índices de audiência.
Segundo dados da FIFA, o número bateu o recorde de
audiência dos jogos do Brasil anteriores, os quais foram assistidos por 42,5
milhões e 42,8 milhões de pessoas nesses mesmos mercados-chave. O público
televisivo italiano para o jogo superou 10 milhões de pessoas, maior do que
qualquer jogo da Itália ao vivo na fase classificatória para a Copa do Mundo
2014. Essa marca na audiência também foi superior à das partidas ao vivo da
Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2012/2013.
“O número de espectadores mostra que só os megaeventos
nos possibilitam uma exposição tão grande. Certamente os jornalistas que
estiveram em Salvador, visitaram pontos turísticos, buscaram informações sobre
a cidade e voltarão para seus países com conteúdo capaz de divulgar ainda mais
os atrativos do turismo da Bahia”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio
Dino. “Este é o principal saldo da Copa das Confederações para a sociedade
brasileira, a visibilidade que poderá intensificar a vista de turistas
estrangeiros”.
Pra Dino, o interesse dos italianos pela Bahia fez com
que os números fossem tão elevados. “Em 2012, a Itália foi o principal emissor
de turistas europeus para Salvador. Chegaram ao Brasil, pela capital baiana,
aproximadamente 22 mil turistas italianos”, comentou Dino.
São João durante a Copa das Confederações
Salvador está apostando na coincidência entre a
competição da FIFA e as Festas Juninas para divulgar ao máximo a cultural
baiana e, assim, promover o estado. O principal cartão-postal da cidade e
Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho terá 30 dias de Festa Junina.
Serão mais de 200 atrações, com grandes shows, concurso de quadrilha,
programação infantil e espaço para o forró pé de serra.
E para receber melhor o turista estrangeiro, Salvador
incrementou o trabalho nos três CATs (Centro de Atendimento ao Turista),
localizados no Pelourinho, rodoviária e aeroporto. Ao todo, são 1485
voluntários, prestando informações para os turistas que visitarem a cidade no
período. Também estão disponíveis aos visitantes, 300 mil mapas em português,
inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.
Perfil do turista estrangeiro que visita Salvador
Segundo o Estudo de Demanda Turística Internacional,
realizado pelo Ministério do Turismo e Embratur, Lazer corresponde a 52,7% dos
turistas que visitam Salvador, e desses, 60% buscam Sol & Praia. A média de
gastos, de acordo com o estudo, gira em torno de US$ 85, sendo que cada
visitante permanece, em média, sete dias. Quanto a intenção de retornar ao
Brasil, 95% afirmam interesse.
Na pesquisa realizada com estrangeiros, os itens de
infraestrutura com avaliação positiva acima de 70% foram: serviços de taxi,
transporte público e telecomunicações. Já os itens de intraestrutura turística,
como aeroporto, restaurantes, hospedagens e diversão noturna receberam mais de
80% foram considerados positivos.
Assessoria de Imprensa - Embratur
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