SALVADOR VISTA POR 50 MILHÕES DE ESPECTADORES


Jogo realizado no estádio Fonte Nova entre Brasil e Itália no último sábado atraiu uma das maiores audiências da história da Copa das Confederações

Cerca de 50,4 milhões de espectadores nos 10 principais mercados de televisão assistiram à partida do Brasil contra a Itália, no último sábado, 22 de junho, em Salvador, pela Copa das Confederações. O jogo atraiu a maior audiência televisiva do torneio até agora. As emissoras de mercados como Itália, Alemanha, Rússia e Reino Unido registraram elevados índices de audiência.

Segundo dados da FIFA, o número bateu o recorde de audiência dos jogos do Brasil anteriores, os quais foram assistidos por 42,5 milhões e 42,8 milhões de pessoas nesses mesmos mercados-chave. O público televisivo italiano para o jogo superou 10 milhões de pessoas, maior do que qualquer jogo da Itália ao vivo na fase classificatória para a Copa do Mundo 2014. Essa marca na audiência também foi superior à das partidas ao vivo da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2012/2013.

“O número de espectadores mostra que só os megaeventos nos possibilitam uma exposição tão grande. Certamente os jornalistas que estiveram em Salvador, visitaram pontos turísticos, buscaram informações sobre a cidade e voltarão para seus países com conteúdo capaz de divulgar ainda mais os atrativos do turismo da Bahia”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Este é o principal saldo da Copa das Confederações para a sociedade brasileira, a visibilidade que poderá intensificar a vista de turistas estrangeiros”.

Pra Dino, o interesse dos italianos pela Bahia fez com que os números fossem tão elevados. “Em 2012, a Itália foi o principal emissor de turistas europeus para Salvador. Chegaram ao Brasil, pela capital baiana, aproximadamente 22 mil turistas italianos”, comentou Dino.

São João durante a Copa das Confederações

Salvador está apostando na coincidência entre a competição da FIFA e as Festas Juninas para divulgar ao máximo a cultural baiana e, assim, promover o estado. O principal cartão-postal da cidade e Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho terá 30 dias de Festa Junina. Serão mais de 200 atrações, com grandes shows, concurso de quadrilha, programação infantil e espaço para o forró pé de serra.

E para receber melhor o turista estrangeiro, Salvador incrementou o trabalho nos três CATs (Centro de Atendimento ao Turista), localizados no Pelourinho, rodoviária e aeroporto. Ao todo, são 1485 voluntários, prestando informações para os turistas que visitarem a cidade no período. Também estão disponíveis aos visitantes, 300 mil mapas em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

Perfil do turista estrangeiro que visita Salvador

Segundo o Estudo de Demanda Turística Internacional, realizado pelo Ministério do Turismo e Embratur, Lazer corresponde a 52,7% dos turistas que visitam Salvador, e desses, 60% buscam Sol & Praia. A média de gastos, de acordo com o estudo, gira em torno de US$ 85, sendo que cada visitante permanece, em média, sete dias. Quanto a intenção de retornar ao Brasil, 95% afirmam interesse.


Na pesquisa realizada com estrangeiros, os itens de infraestrutura com avaliação positiva acima de 70% foram: serviços de taxi, transporte público e telecomunicações. Já os itens de intraestrutura turística, como aeroporto, restaurantes, hospedagens e diversão noturna receberam mais de 80% foram considerados positivos.

Assessoria de Imprensa - Embratur

Comentários