Prêmio MPE Brasil 2013 está com inscrições


Direcionada a micro e pequenas empresas de todos os setores, iniciativa reconhece boas práticas de gestão nos negócios brasileiros

O Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas deu início à rodada de inscrições da edição 2013. Promovida pelo SEBRAE Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão e é dirigida a negócios de todos os setores da economia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pela internet ou em pontos de atendimento do SEBRAE espalhados por todo o país.

As organizações concorrentes são avaliadas pela qualidade da administração e a capacidade inovadora do empresário, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. Mais do que indicar o amadurecimento dos negócios, o Prêmio pretende incentivar a adesão a análises mercadológicas e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos. 

Composto por oito categorias - indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços, além de destaque em responsabilidade social e em inovação, o MPE Brasil funciona, ano após ano, como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade.

Durante a edição 2012, mais de 83 mil empreendimentos brasileiros estiveram entre os participantes. Em mais um ciclo, foi possível acompanhar a avaliação das empresas inscritas na etapa estadual, dando continuidade à fase de seleção das vencedoras nacionais, reconhecidas em abril deste ano. Mais informações e acesso ao cadastro de inscrições em www.mbc.org.br/mpe.

Seleção
Além de receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos inscritos no MPE Brasil participam de seminários de excelência realizados em seus respectivos estados. Com isso, têm a oportunidade de potencializar o negócio ao aumentar a competitividade e melhorar produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.

Para concluir o processo, as instituições devem responder ao questionário de autoavaliação, recebem a visita de avaliadores capacitados e são submetidas à Banca Técnica. Se selecionadas, passam a disputar com empresas de todo o Brasil em cada uma das categorias. Premiadas, ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais.


Comentários