Direcionada a micro e pequenas empresas de todos os
setores, iniciativa reconhece boas práticas de gestão nos negócios brasileiros
O Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e
Pequenas Empresas deu início à rodada de inscrições da edição 2013. Promovida
pelo SEBRAE Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação
Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas
práticas de gestão e é dirigida a negócios de todos os setores da economia. As
inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pela internet ou em
pontos de atendimento do SEBRAE espalhados por todo o país.
As organizações concorrentes são avaliadas pela qualidade
da administração e a capacidade inovadora do empresário, por meio da utilização
do questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da
Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. Mais do que indicar o
amadurecimento dos negócios, o Prêmio pretende incentivar a adesão a análises
mercadológicas e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes
nichos.
Composto por oito categorias - indústria, comércio,
agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços
de educação e outros serviços, além de destaque em responsabilidade social e em
inovação, o MPE Brasil funciona, ano após ano, como um incentivo às micro e
pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados
alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade.
Durante a edição 2012, mais de 83 mil empreendimentos
brasileiros estiveram entre os participantes. Em mais um ciclo, foi possível
acompanhar a avaliação das empresas inscritas na etapa estadual, dando
continuidade à fase de seleção das vencedoras nacionais, reconhecidas em abril
deste ano. Mais informações e acesso ao cadastro de inscrições em www.mbc.org.br/mpe.
Seleção
Além de receber um relatório personalizado com pontos
fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos
inscritos no MPE Brasil participam de seminários de excelência realizados em
seus respectivos estados. Com isso, têm a oportunidade de potencializar o
negócio ao aumentar a competitividade e melhorar produtos e serviços,
contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.
Para concluir o processo, as instituições devem responder
ao questionário de autoavaliação, recebem a visita de avaliadores capacitados e
são submetidas à Banca Técnica. Se selecionadas, passam a disputar com empresas
de todo o Brasil em cada uma das categorias. Premiadas, ganham o direito de
utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida
como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências
mundiais.
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