Operação da ANAC para Copa das Confederações começa em 13/06


Ação especial é a maior já realizada pela Agência

 Diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciam hoje (06/06) as visitas de vistorias aos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE e Rio de Janeiro/RJ) e de São Paulo (Guarulhos/SP e Viracopos/SP) por serem porta de entrada de turistas e delegações estrangeiras.
A primeira visita será nesta quinta-feira (06/06), em Guarulhos, a partir das 9h30, onde estará presente o diretor-presidente, Marcelo Pacheco dos Guaranys, acompanhado de fiscais da Agência. À tarde, a equipe se desloca para Viracopos (SP), para vistoria a partir de 15h30. Também nesta quinta-feira o diretor de Regulação Econômica da ANAC, Ricardo Bezerra, estará nos aeroportos de Confins (MG), às 9h30, e de Recife (PE), às 15h30. Na sexta-feira, dia 07/06, o diretor de Regulação Econômica visitará o aeroporto de Salvador (BA), a partir de 9h30. As vistorias dos aeroportos de Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) estão previstas para a próxima semana e as datas e horários serão divulgados oportunamente.
As inspeções realizadas hoje, amanhã e ao longo da próxima da semana precedem a Operação Especial da ANAC durante a Copa das Confederações, a maior já realizada pela Agência. O objetivo dessas últimas visitas da diretoria da ANAC é fazer a checagem final da preparação desenvolvida pela Agência ao longo dos últimos quatro meses para o evento, no âmbito do plano do setor para a Copa das Confederações.

Operação Especial da ANAC - Essa operação ocorrerá de 13/06 a 02/07 nos aeroportos de Brasília/DF, Galeão e Santos Dumont/RJ, Fortaleza/CE, Recife/PE, Confins/MG e Salvador/BA, além dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas/SP, pela grande movimentação de voos internacionais e domésticos.
A Operação é parte do plano do setor aéreo para o evento, conduzido pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).  O plano, divulgado em abril deste ano, reúne ações de todos os órgãos que atuam na aviação civil. Nos últimos quatro meses, várias vistorias têm sido realizadas nos aeroportos por técnicos de diversos órgãos, inclusive pela SAC-PR. Consulte aqui outras informações sobre o plano.
Cerca de 220 servidores da ANAC estarão atuando nos aeroportos para fiscalizar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros, bem como para prestar informações sobre seus direitos e deveres, e acompanhar as operações aeroportuárias durante o evento. Em alguns aeroportos, o trabalho das equipes será desempenhado 24h, como no Galeão, Guarulhos e Brasília. Nos demais, os turnos acompanharão o horário de funcionamento de cada um deles, entre 7h e 23h.

Treinamentos – A ANAC também participou do treinamento para voluntários em todas as cidades-sede da Copa das Confederações e em São Paulo, como iniciativa do Ministério dos Esportes. Cinco servidores da Agência foram envolvidos no treinamento, com objetivo de transmitir informações sobre as características do transporte aéreo e os direitos dos passageiros no Brasil. Além disso, a ANAC vai realizar treinamento para servidores da Infraero e das novas concessionárias que administram os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos, concedidos em 2012.
 Assessoria de Imprensa -Anac

Comentários