MTur apresenta o Plano Nacional do Turismo durante o Festival das Cataratas do Iguaçu



Publicado em 26 de abril deste ano, pelo Ministério do Turismo, o Plano Nacional de Turismo será apresentado ao trade do Brasil e da América Latina, durante a 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será aberto nesta quarta-feira(12) em Foz do Iguaçu(PR). O Plano Nacional global, que compreende o período entre 2013 à 2022, apresenta metas ousadas mas reais, tendo por base o incremento na entrada de turistas estrangeiros no Brasil nos últimos anos.  Segundo o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, quando da sua apresentação do Plano em Brasília, "o objetivo e a estratégia delineados neste PNT são ambiciosos: sair da sexta para a terceira economia turística do planeta, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos, exigirá um crescimento anual médio de mais de 8% no turismo, taxa superior ao crescimento médio dessa atividade no mundo e ao próprio crescimento do nosso PIB".
Para Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, o plano prevê aumento na qualidade e competitividade do turismo brasileiro, além de um aumento significativo em alguns números, como por exemplo, o de turistas estrangeiros que chegam ao Brasil, viagens domésticas e turismo interno, inclusive no número de postos de trabalho no setor. "No Plano Nacional do Turismo está projetado um aumento no número de viagens domésticas, de 197 pra 250 milhões; de entrada de turistas estrangeiros no Brasil para 8 milhões ao ano, e uma receita que deve superar os R$ 6.6 bilhões já contabilizados, pra R$ 10,8 bilhões", destaca Borella.
O Secretário destaca ainda uma inovação nessa gestão: o Plano Nacional do Turismo em Ação, contemplando uma Agenda Estratégica do Turismo Brasileiro que compreende 2013 à 2022, e considerando duas abordagens principais: a abordagem Temática, que considera os grandes temas, como  os parques nacionais, o turismo de litoral, o turismo cultural, turismo de saúde, turismo esportivo, parques temáticos, dentre outros, como macro ambientes de negócios; e a abordagem transversal, que representa a estratégia de se compreender o turismo, e atuar sobre ele, a partir de uma visão integrada dos elos de sua cadeia produtiva. "Vale ressaltar que esta é uma abordagem voltada ao universo do turismo no País, com proposição de políticas públicas que possam impactar, positivamente, um elo especifico da cadeia ou mesmo vários de seus elos", destaca o Secretário. 
A apresentação do Plano Nacional do Turismo durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu ocorrerá no dia 13 de junho, às 18h, na Sala Iguassu 1 do Rafain Palace Hotel & Convention Center.

Comentários