Foz do Iguaçu terá centro de estudos em Turismo


Protocolo de Intenções foi assinado pelo MTur no 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu
 
Na foto, Vinicius Lummertz, o secretário de turismo do Paraná, Jackson Pitombo e o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness




 O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, assinou ontem(12)

 O presidente do festival, Paulo Angeli e o presidente da ABIH nacional, Enrico Fermi Torquato
 O presidente da ABAV-PR, Celso Tesser e o presidente do FIT, Paulo Angeli



o Protocolo de Intenções que selou a criação do futuro Centro de Referência em pesquisas sobre Turismo. O protocolo também foi assinado pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis, pelo presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Sameck, pelo presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, Mauro Sebastiany, e pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Gilmar Piolla, na solenidade de abertura do 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

 Itaipu foi escolhida como sede do primeiro centro de referência em estudos de turismo por ser um dos destinos mais competitivos do país, de acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo é que os centros de referência se tornem polos irradiadores de conhecimento, fomentem estudos e compartilhem as boas práticas do setor. “Foz já é referência e um exemplo de excelência que buscamos para os 18 parques nacionais do Brasil”, afirmou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, ao assinar o Protocolo de Intenções que selou a criação do futuro centro. Gramado (RS) é outra cidade candidata a receber um centro de referência.
Prática
Os centros de referência poderão ser visitados por representantes de municípios, regiões turísticas, empresas privadas, escolas e universidades, interessados na especialidade do local. “Muito mais que ensinar o turismo temos que mostrar o turismo. Turismo não é apenas teoria nem apenas prática, é a união das duas”, diz o secretário.
O Centro de Referência em Turismo de Foz do Iguaçu é o primeiro passo para o desenvolvimento de “plataformas turísticas” internacionais no Brasil, ou seja, de regiões capacitadas para atrair turistas estrangeiros e manter o turista brasileiro viajando pelo país.
 Amigos
Realizado desde 2006, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu acontece até amanhã, 14. Em retribuição às contribuições para o sucesso do evento, todos os anos os organizadores homenageiam personalidades com a entrega do Troféu Amigos do Festival de Turismo. Na solenidade, Lummertz recebeu o Troféu Amigos do Festival do Turismo, entregue todos os anos às personalidades presentes ao evento.

Comentários