FIERN FECHA ACORDO NA ALEMANHA NA ÁREA DE ENERGIA SOLAR‏

O resultado da visita do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) à Feira Inter Solar Europe, que começou nesta quinta-feira (20), em Munique/Alemanha, foi a decisão de um acordo entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGás-ER) e o Fraunhofer ISE, maior instituto de pesquisa de energia solar na Europa.

“Firmamos com o diretor do Fraunhofer ISE, Karin Schneidaer, o compromisso de uma parceria na qual iremos disponibilizar o CTgás-ER, infraestrutura e laboratórios, para o início dos estudos para implantação de um Campo de Teste em Energia Solar. Além disso, também nos comprometemos a ceder o terreno do Centro para instalação, o que no futuro poderá gerar um Centro de Informação em Energia Solar e em longo prazo, um Centro de Inovação”, disse Amaro.

Karin Schneidaer confirmou a satisfação de manter essa parceria com o SENAI/CTGás-ER. “Podemos fazer um planejamento dos custos para concretização das ações desse acordo, e também de como fazer, de forma a adequar nossa expertise à realidade climática do seu Estado”, afirmou o diretor.

O Instituto Fraunhofer realiza pesquisas sobre a tecnologia necessária para fornecer energia de forma eficiente e de uma forma ambientalmente saudável nos países industrializados e nos países em desenvolvimento. “Para esta finalidade, o Instituto desenvolve sistemas, componentes, materiais e processos nas áreas de uso térmico da energia solar, edifício solar, células solares, fontes de alimentação elétricas, conversão de energia química, armazenamento de energia e uso racional de energia”, explicou Schneidaer.

Ele disse ainda que o Instituto trabalha com investigação científica, que é fundamental para os projetos de energia solar, através do desenvolvimento de tecnologia de produção e protótipos, para a construção de sistemas de demonstração. Nesse caso o Instituto, vai informar e fornecer know-how e meios técnicos para viabilizar a iniciativa do Sistema FIERN.

Amaro Sales se comprometeu também de enviar na próxima semana para o Instituto, um documento para a formalização das decisões tomadas na reunião de hoje. Estavam presentes e contribuíram para a decisão do acordo firmado, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho; o Deputado Hermano Moraes, o Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte e Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo; o Cônsul Honorário no RN, Axel Geppert, e o Diretor de Tecnologias do CTGás-ER, Pedro Neto.

FEIRA DE TECNOLOGIAS

A Feira Inter Solar Europe (maior feira do mundo para a indústria solar) começou às 9 horas, com a presença de Jürgen Trittin, Presidente do Grupo Parlamentar alemão Aliança 90/Os Verdes, Greg Barker, Ministro de Estado britânico do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas, e Jürgen Becker, Secretário de Estado Ministério Federal Alemão do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

O destaque da abertura foi a Sessão Geral da Intersolar Europe, que este ano tem como tema a transição energética e os desafios tecnológicos. Jürgen Trittin e peritos do Instituto Fraunhofer de Energia Solar Systems (ISE), e da Indústria Solar German Association (BSW-Solar), Berlim, analisaram o estado atual e futuro da transição energética, e discutiram o papel da energia solar a partir da perspectiva da política, das associações de pesquisa e da indústria.

Comentários