ENOTURISMO CON LOS HERMANOS


A importadora MaxBrands sugere as melhores rotas de vinho na América Latina

Uma das principais razões pelas quais o enoturismo faz tanto sucesso nas agências de viagem é a união de duas das melhores coisas da vida: viajar para belíssimos lugares e tomar vinhos maravilhosos. Embora esta modalidade de turismo geralmente esteja associada à Europa e às regiões francesas de Bordeaux e Bourgogne, poucos sabem que existem muitas vinícolas e rotas de vinho “aqui do lado”, tanto no Brasil quando em países vizinhos.

Uma das mais conhecidas talvez seja a de Mendoza, de onde vem alguns dos melhores vinhos argentinos. A capital da província de mesmo nome, Mendoza é hoje um dos principais pontos turísticos da Argentina, recebendo milhares de pessoas por ano interessadas em conhecer de perto este importante polo de produção de azeite e vinhos, incluindo os renomados produtores Pampas Del Sur e Bodegas Sottano.

A cidade está situada numa região semidesértica, sendo que a água é encontrada apenas nos oásis, onde os rios que descem dos cumes dos Andes derramam suas turbulentas correntes de água. As muitas árvores no centro da cidade são regadas a partir de drenadores, ou pequenos canais, que captam estas águas e proporcionam a irrigação necessária. A charmosa cidade, que conserva uma rica história de seu período de colonização espanhola, se concentra ao redor da Plaza Independencia, de onde é possível embarcar no Tranvía, um simpático bondinho que carrega os visitantes para passeios turísticos com paradas estratégicas por toda a região.

Localizada ao pé da Cordilheira dos Andes, Mendoza é a cidade que recebe a maioria dos montanhistas em busca de aventura na maior montanha das Américas. Com 6.942 metros de altitude, o Aconcágua domina a paisagem da região e promove o turismo e movimenta o comércio da cidade.

Se a Argentina é um destino já conhecido, que tal a diversificada paisagem do Chile? Na região metropolitana da capital Santiago, do outro lado da Cordilheira dos Andes, encontramos a vinícola de Santa Alícia e sua ampla variedade de rótulos. Com vários atrativos históricos e culturais, museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna intensa e compras, entre outros, a cidade de Santiago se tornou, principalmente após o "boom" econômico da década de 1990, uma grande opção turística. Além disso, se encontra a menos de 100 km do litoral e de estações de esqui.

Os vinhedos de Santa Alicia ficam mais precisamente no Valle del Maipo, às margens do rio de mesmo nome, e uma região de grande referência para a produção vinícola chilena. Os vinhedos se estendem do sopé dos Andes, onde são produzidos os melhores Cabernets, até o planalto central. A região abriga as sedes das viñas mais antigas do país, responsáveis pela maioria das garrafas exportadas. Durante as visitas às vinícolas, é possível aprender sobre a história do lugar, perambular por tonéis de carvalho e degustar tintos e brancos enquanto analisa com o guia as propriedades de cada rótulo.

Também no Chile, no Valle del Maule, a importadora MaxBrands trabalha com o produtor Chilcas, que ganhou o mesmo nome de um típico arbusto da região. O Valle del Maule é a maior região vinícola do Chile, já que as variações de microclimas e solos em seu interior geram uma grande variedade de vinhos, possibilitando encontrar praticamente todas as variedades de uvas cultivadas no Chile.

O Valle oferece ao turista uma bem organizada Rota de Vinhos, com degustações, trekking, montanhismo e fotografia da fauna e flora local. Um dos principais refúgios da natureza é a Reserva Nacional Altos de Lircay, onde atravessa o Sendero de Chile, um conjunto de trilhas e caminhos pela mata nativa. Outra boa opção são suas amplas praias, com areias cinzentas e águas adequadas para o banho. Um excelente destino para quem gosta de caminhadas, passeios a cavalo, banhos em agradáveis águas termais e a contemplação de maravilhosos atrativos naturais como vulcões e lagoas.

Sobre a MaxBrands
Estratégia e qualidade. Estas são as primeiras palavra que vem à cabeça ao analisar o seleto e enxuto portfólio de vinhos e destilados da MaxBrands. Seu principal objetivo é oferecer excelentes opções de alta qualidade para todos os segmentos e de regiões variadas, buscando trazer ao Brasil produtores tradicionais e novos talentos, que traduzem com graça e precisão as melhores características de cada região produtora.

A MaxBrands nasceu para oferecer aos produtores de bebidas uma nova solução em importação e distribuição. Com um conceito que visa criar parcerias, o principal foco da empresa é a gestão estratégica e a construção das marcas de seus produtores. Desta forma, consegue oferecer a seus clientes um tratamento boutique com visão e mentalidade de empresa global, além do amplo conhecimento e entendimento do peculiar mercado brasileiro. Um de seus maiores diferenciais é buscar produtos que tenham interesses estratégicos e objetivos de crescimento no Brasil, sem encarar o País como mais um ponto de venda.

Comentários