A
um ano da competição esportiva com maior repercussão no mundo, o
presidente da Embratur vai anunciar, no Centro Aberto de Mídia, no Rio
de Janeiro, o conjunto de ações de promoção do
Brasil no exterior
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) organiza uma série de ações para divulgar e promover o Brasil no exterior
aproveitando a janela da Copa 2014, que projetará a imagem de, ao menos, 12 cidades brasileiras em todo o mundo.
Um novo site, aplicativo para celular e tablets, além de promover nossas festas
juninas e a beleza de nossas cidades históricas são alguns
dos destaques que constam na cesta de produtos que o Instituto está desenvolvendo para atrair cada vez mais turistas estrangeiros ao Brasil.
Essas ações serão apresentadas, em detalhes, para a mídia internacional
e nacional, no Centro Aberto de Mídia, localizado no Forte de
Copacabana, Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (18).
A Copa do Mundo FIFA
2014 vai coincidir com a realização das festas juninas, uma das maiores
manifestações culturais do país. Pensando em promover os festejos e os
destinos turísticos, a Embratur lançará um
edital no valor de R$ 4 milhões para que as cidades divulguem as
atrações típicas do mês de junho em feiras, workshops e seminários.
“A megaexposição do
Brasil no período do mundial será uma excelente oportunidade para
incentivar a movimentação dos turistas entre um jogo e outro, além de
mostrar para os 20 mil jornalistas de todo o mundo
a nossa diversidade cultural”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio
Dino .
As cidades e os
monumentos históricos também estão no pacote que a Embratur enfatizará
durante as ações de promoção do Brasil no exterior nos próximos 12
meses. Um edital no valor de R$ 2 milhões será lançado
pelo Instituto para promover as cidades reconhecidas como patrimônio
cultural. O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur durante
reunião com secretários estaduais e municipais de turismo. “Nesse campo,
o Brasil já tem um vasto potencial muito pouco explorado”,
frisou Dino.
Na área das
tecnologias e da comunicação virtual, o Instituto está preparando um
novo site de promoção do país que auxiliará o turista a preparar uma
viagem ao Brasil. Além disso, o viajante tem a possibilidade
de conhecer virtualmente todos os estados e destinos turísticos
brasileiros.
A Embratur também
colocou à disposição dos turistas um aplicativo para smartphones, o
Brasil Mobile que funciona como um guia turístico. O aplicativo tem
informações sobre as cidades-sede da Copa e permite
ao turista estrangeiro aprender algumas frases em português.
Competitividade
Além de promover e
divulgar os destinos e produtos turísticos brasileiros no exterior, a
Embratur também está preocupada em dizimar a imagem de que o Brasil é um
país caro. As altas tarifas cobradas pelos hotéis
em algumas cidades e a dificuldade em conseguir passagens aéreas a
preços razoáveis levaram o presidente da Embratur a tomar algumas
providências para coibir abusos. Uma delas é a realização da Pesquisa
Internacional de Preços da Hotelaria, monitoramento
feito em 10 cidades brasileiras e 10 cidades do exterior para comparar
as tarifas cobradas nos hotéis.
Faltando exatamente
365 dias para o pontapé que dará início ao grande espetáculo do futebol
mundial, a equipe de economistas da Embratur constatou que os preços
praticados por alguns hotéis de cidades-sede sofreram
aumento de até 376% .
“Esse aumento não
consegue encontrar explicação em nenhuma projeção de inflação, carga
tributária ou o chamado custo Brasil”, afirmou Dino. “Por isso, todos os
casos considerados abusivos serão encaminhados
à Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça”.
Abrir a aviação
doméstica para que empresas estrangeiras passem a operar no país é outro
ponto considerado fundamental para incrementar o turismo brasileiro. “A
política de céus abertos já acontece na União
Europeia e deu excelentes resultados, com preços bem competitivos.
Precisamos refletir sobre a questão aqui no Brasil”, ressaltou o
presidente.
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