Copa das Confederações: turistas italianos gastam mais


O legado de uma das nações que mais influencia a cultura brasileira

 
O próximo jogo do Brasil na Copa das Confederações será com um de seus principais rivais: a Itália. O embate ocorre amanhã, em Salvador, no Estádio Fonte Nova e deve trazer pouco mais de 500 estrangeiros ao jogo, parte deles italianos, segundo a Federação Internacional de Futebol, a Fifa.
Se comparado aos turistas de outras nacionalidades, o italiano é um dos que mais gasta no país. A média geral de gastos do turista italiano é de 86 dólares por dia. O turista estrangeiro gasta, em média, 72 dólares. “É um turista de lazer importante para o movimento internacional no Brasil”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, cerca de 230 mil turistas italianos visitaram o Brasil em 2012, 35% a lazer e 25%, a negócios. As cidades mais procuradas são Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, capital onde será realizado o jogo.

A Itália também tem a quarta comunidade de estrangeiros no Brasil, com cerca de 100 mil italianos vivendo regularmente no país, atrás apenas dos bolivianos, japoneses e portugueses, segundo dados do Ministério da Justiça. A professora de italiano Luiza Fantini, de 25 anos, que mora em Brasília, sairá da capital do país para Salvador somente para ver a partida. “Vou torcer para a Itália e o meu marido brasileiro vai torcer para o Brasil. Já conheço Salvador e gostei muito da cidade, queremos curtir bastante o final de semana”, contou.

Salvador além da Copa –  A forte presença africana na cultura, o sincretismo religioso e as belezas naturias estão entre as principais atrações da cidade. As mais visitadas são o Pelourinho, o Farol da Barra, o Mercado Modelo e a Praia do Forte. Quem visita Salvador pela primeira vez, não pode deixar de comer acarajé, considerado patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, experimentar as rodas de capoeira e os sambas de roda do Recôncavo.

Ministério do Turismo- Assessoria de Comunicação

Comentários