Atual presidente, Alberto Alzueta é um dos responsáveis por
fomentar as relações bilaterais entre Brasil e Argentina.
A
Camarbra (Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo),
fundada em 20 de dezembro de 1943, tem como principal objetivo
intermediar relações bilaterais entre brasileiros e argentinos. Neste
ano, a entidade completa 70 anos, atuando desde então focada em
concretizar um ambiente de discussão e soluções adequadas às instâncias
diplomáticas, governamentais, políticas ou empresariais pertinentes,
propiciando o desenvolvimento de negócios dentro dos princípios de ética
e liberdade de comércio.
Neste
contexto, são desenvolvidas estatísticas, pesquisas e informações
relativas ao comércio exterior do Mercosul, prestação de serviços de
assessoria relativa ao segmento, além de eventos técnicos e culturais. O
Centro de Negócios Córdoba Brasil, é um exemplo dessa atuação a favor
de parcerias empresariais. Inaugurado pelo governador de Córdoba, José
Manuel de la Sota e do presidente da Camarbra, Alberto Alzueta, em São
Paulo, o centro preza principalmente pela cooperação industrial, de
extrema significância para ambos os países.
“Saber
que Córdoba escolheu o Brasil para ser seu parceiro estratégico é um
contraponto para a realidade atual. Essa aliança estratégica otimiza e
fortalece a capacidade de ambos, no âmbito global, principalmente no que
diz respeito a produção de alimentos, matriz energética e recursos
naturais”, resume Alida Bellandi, atual presidente do Conselho da
Câmara.
Além
desta troca de cunho comercial entre as regiões, a Camarbra quer
promover a troca de conhecimentos entre jovens empreendedores, por meio
de missões comerciais de pequeno e médio porte, dirigidas por jovens
empresários. Em paralelo, visa incentivar a integração de cursos
profissionalizantes, em que argentinos e brasileiros poderão estudar no
país vizinho, por meio de bolsas de estudo. “Esse intercâmbio de
experiência, informação e projetos são os nossos principais pilares”,
explica Alberto Alzueta.
Ao
longo dos anos, a Camarbra investe também em outras ações contínuas
para estreitar as relações entre Brasil e Argentina, como a tradicional
Festa da Amizade e Integração, que é realizada anualmente há 70 anos,
com homenagens e premiação a empresas e pessoas que contribuíram para
consolidar laços culturais e comerciais entre os dois países. Para 2013,
a entidade planeja investir em novas parcerias, com províncias da
Argentina, com a Secretaria de São Paulo, com o Governo do Estado de São
Paulo – na área educacional, além de incentivar o turismo alternativo
de Córdoba.
Você obtém mais informações sobre estas e outras ações da Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo em: www.camarbra.com.br
Sobre a CAMARBRA:
A
Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de
dezembro de 1943, tem como principal objetivo intermediar relações
bilaterais entre brasileiros e argentinos, oferecer estatísticas,
pesquisas e informações relativas ao comércio exterior do Mercosul,
prestar serviços de assessoria relativa ao segmento, além de organizar
eventos técnicos e culturais. Mais informações em www.camarbra.com.br
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