O objetivo é conquistar o mercado de microempresas e profissionais liberais
A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK) anuncia o lançamento de sua E-Store (http://store.autodesk.com.br) no Brasil com o objetivo de popularizar seus produtos no mercado VSB (Very Small Business). Este mercado se caracteriza por empresas que possuem até quatro funcionários.
De acordo com dados do IBGE, empresas de arquitetura, engenharia e design representam 1,2% do mercado VSB.
Já um estudo do Sinaenco divulgado em 2012 (Sindicato da Arquitetura e
Engenharia), afirma que, de todas as empresas do setor de arquitetura e
engenharia, 85% se enquadra na classificação VSB.
O
Brasil tem sido considerado um dos maiores polos de empreendedorismo do
mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela organização
internacional Endeavor, 75% dos brasileiros gostariam de ter seu próprio
negócio. Já um estudo do GEM (Global
Entrepreneurship Monitor (GEM) realizado em 2010, mostra que o país
possui a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial, quando
comparado aos 59 países que participaram da pesquisa. Ao todo, o Brasil
tem 21,1 milhões de empreendedores, de todos os setores e tamanhos.
Segundo
Celso Previdelli, diretor de Canais da Autodesk para América Latina a
Autodesk atende a empresas de todos os setores e tamanhos e busca a
melhor forma de falar com cada uma delas. Por isso a estratégia de
e-commerce foi adotada para atender ao mercado de microempresas.
“Nossa
experiência nos ensinou algumas peculiaridades do comportamento de
compra do microempresário. A principal delas é a praticidade em todos os
aspectos, desde o canal até a forma de pagamento”, afirma Previdelli.
“O
nicho de VSB vem ganhando força no cenário atual por conta do potencial
de desenvolvimento e amadurecimento do mercado brasileiro. Como parte
da estratégia de negócio da Autodesk, o Brasil apresenta possibilidades
de crescimento em um curto período de tempo” conclui o executivo.
O potencial do mercado brasileiro de e-commerce vem ganhando força nos últimos anos. Dados de um estudo realizado pela consultoria italiana Translated,
revelam que o Brasil deve ser o 5º maior mercado de comércio eletrônico
em 2013, podendo ocupar o 4º lugar em 2016, ultrapassando países como
Reino Unido e Alemanha. Em 2012, segundo o e-Bit, o e-commerce no Brasil
faturou R$ 22,5 bilhões.
O
Brasil é o primeiro país da América Latina em que a Autodesk
disponibiliza sua ferramenta de comércio eletrônico. É também o primeiro
entre os BRICS. O objetivo principal é facilitar o primeiro contato dos
usuários VSB com as tecnologias da empresa, tornando-se uma porta de
entrada para um portfólio completo de soluções Autodesk, fornecido por
sua cadeia de canais.
A
empresa já tem lojas virtuais em mais 12 países: Estados Unidos, Reino
Unido, Itália, Suiça, França, Alemanha, Japão. Austrália, Nova Zelândia,
Coreia e Cingapura. Serão disponibilizados os produtos de entrada, tais
como: AutoCad LT, Inventor LT e Schetckbook Pro. Esses
produtos poderão ser adquiridos na sua versão tradicional ou por meio
de assinatura, prática de uso flexível do software adotada há mais de
uma década pela Autodesk.
Sobre a Autodesk
A
Autodesk ajuda as pessoas a imaginar, projetar e criar um mundo melhor.
Todos - de profissionais de design, engenheiros e arquitetos, a
artistas digitais, estudantes e amadores - usam as soluções da Autodesk
para incentivar a sua criatividade e superar desafios. Para mais
informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.
Comentários