Bahia já dispõe de aplicativos e serviço especial de receptivo turístico para a Copa das Confederações





A Secretaria do Turismo do Estado e a Bahiatursa lançaram, nesta quinta-feira (6), durante evento no Sheraton Hotel da Bahia, as ações que serão realizadas durante a Copa das Confederações. Foram apresentados o modelo do Projeto Guias e Monitores da Copa, que vai realizar receptivo nos principais portões de entrada e pontos turísticos da cidade; o aplicativo Guia Bahia Turismo, ferramenta digital voltada para os atrativos turísticos de Salvador e mais 11 municípios baianos, além do aplicativo de festas juninas, com a programação e informações do São João da Bahia, evento que ocorrerá paralelamente à Copa das Confederações.

O evento contou com a presença de autoridades e também de representantes do trade turístico como Sílvio Pessoa (Conselho Baiano de Turismo), José Manuel Garrido (ABIH), Jean Paul Gonze (Associação dos Receptivos), Rita Ventura (Associação das Baianas), Pedro Galvão (Abav), Pedro Costa (Convention Bureau), Luiz Marques (Othon), dentre outros.
Durante a Copa das Confederações, 166 profissionais atuarão em Salvador através do Projeto Guias e Monitores, com atendentes distribuídos em pontos estratégicos como aeroporto, rodoviária, terminal náutico, hotéis, entorno da Arena Fonte Nova e outros locais turísticos da cidade.
Os integrantes do projeto estão capacitados para realizar atendimento em diversos idiomas com destaque para o inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Entretanto, haverá ainda profissionais que poderão recepcionar os turistas nos idiomas, russo, mandarim, japonês e croata.
Durante o evento do Sheraton, representantes do trade turístico e jornalistas conheceram também o figurino que será utilizado pelos guias e monitores que atuarão no aeroporto e nos hotéis. O conjunto assinado pela estilista Márcia Ganem retrata o figurino utilizado pelos antigos mestres de capoeira dos séculos 19 e 20, com blazer de linho e chapéu panamá.
Lançado em 2008, o programa Guias e Monitores do Turismo já acumula um know how de seis carnavais em Salvador, festa em que a cidade recebe 500 mil visitantes. “Esses profissionais atuarão para prestar informações diversas aos turistas que estiverem aqui durante os megaeventos esportivos como as copas das Confederações, este ano, e do Mundo, em 2014. Além do conteúdo que eles já possuem, por terem atuação na área turística, os guias e monitores terão o auxilio de um smartphone que contém o aplicativo Guia Bahia Turismo. A ferramenta dispõe de informações úteis sobre Salvador e 11 municípios turísticos do Estado”, informa o secretário Domingos Leonelli.
Site da Copa - No endereço www.copa.bahia.com.br turistas e baianos terão informações sobre as copas das Confederações e do Mundo, megaeventos esportivos sediados em Salvador. Através do site, o internauta conhece um pouco mais sobre programas e ações do turismo voltadas para os megaeventos esportivos, além de obras, com destaque para as rotas acessíveis, facilitando assim a locomoção de portadores de necessidades especiais que estiverem na capital baiana durante os períodos dos jogos.
Curiosidades sobre futebol, como os craques baianos que já jogaram na seleção brasileira e agora encaram o desafio de participar das competições; informações sobre campos oficiais e centros de treinamento de seleções; personalidades baianas eleitas como embaixadores da Copa; e informações sobre os jogos em Salvador também estão disponíveis no site.
Com serviços mais voltados para o turismo, o site oferece programação cultural, informações úteis, dados sobre Salvador e a Bahia, a exemplo de destinos turísticos, gastronomia, além de uma gama de outros serviços, a exemplo do Disque Bahia Turismo, que terá ligação direta para atendimento via chat através do próprio site da Copa.
Destaque também para os roteiros turísticos elaborados especialmente para o período dos megaeventos, com duração de até três dias e duas noites. As rotas contemplam a capital baiana e as zonas turísticas: Baía de Todos-os-Santos; Costa dos Coqueiros; Costa do Dendê; Chapada Diamantina; Costa do Descobrimento; Vale do São Francisco; e Lagos e Cânions do São Francisco.
Aplicativo Guia Bahia Turismo
Se o baiano ou turista vem ou já está em Salvador para os megaeventos esportivos, pode contar com o auxílio de aplicativo que pode ser baixado nos sistemas Android, e IOS.
O aplicativo conta com informações sobre Salvador e mais 11 cidades e localidades turísticas, em conteúdo totalmente georreferenciado, com endereços e telefones de equipamentos turísticos, como bares, restaurantes, empresas de receptivo, parques, terreiros de Candomblé, igrejas e museus, dentre outros.
O georreferenciamento foi feito pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e permite que os estabelecimentos e pontos turísticos e culturais da cidade sejam elencados a partir do local onde o usuário estiver no momento.
De conteúdo colaborativo, a ferramenta permite que os interessados possam inserir o seu estabelecimento comercial que seja de interesse turístico e esteja regularizado junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Para solicitar a inclusão, o interessado deve enviar e-mail para ouvidoria@turismo.ba.gov.br.
Aplicativo São João Bahia

Principal festa do calendário de eventos do interior, ocorrendo simultaneamente com aqueles de médio e grande porte, em mais de 200 municípios, o São João da Bahia ganha um novo reforço em 2013. A Secretaria Estadual do Turismo e a Bahiatursa lançaram, nesta quinta-feira (6), durante evento que ocorreu às 11h, no Sheraton Hotel da Bahia, um aplicativo para smartphones e tablets, com um variado conjunto de dados sobre a festa.

A ferramenta inclui informações importantes, como a programação dos festejos em Salvador e em mais de 100 municípios; medidor de distância entre cidades baianas; curiosidades; receitas de comidas e bebidas típicas; guia de festas privadas; opções de empresas que realizam excursões, e notícias sobre os festejos na capital e no interior. O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS e pode ser baixado nas lojas virtuais.

De acordo com a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos e responsável pelos projetos de web da Setur, Clarissa Amaral, o objetivo dos dispositivos é orientar baianos e turistas que forem curtir as festas de São João na capital e também no interior. “No aplicativo, estarão disponíveis a programação, notícias e serviços úteis para quem for pegar a estrada ou curtir os festejos no Pelourinho”, disse. 

A superintendente destaca que o aplicativo será uma versão móvel do site www.saojoaobahia.com.br e fala sobre as diferenças entre uma ferramenta e outra. “O aplicativo foi criado justamente para que as informações se processem mais rapidamente, uma vez que os acessos à internet por smartphones e tablets estão em expansão, e é preciso que acompanhemos essa evolução”, afirmou.

Criado pela Secretaria do Turismo, o site oficial do São João da Bahia tem uma média de 1,7 milhão de acessos somente entre os meses de maio, junho e julho. Este ano, o endereço eletrônico dos festejos juninos baianos já alcançou 900 mil acessos somente no mês de maio, o que sinaliza um crescimento em relação ao ano passado. “O advento das redes sociais contribui bastante para a ampliação dos acessos, uma vez que se torna uma espécie de divulgação boca a boca virtual. Temos hoje mais de 70 mil fãs, se contabilizarmos as nossas principais páginas nas redes sociais (www.facebook.com/turismobahia e www.facebook.com/saojoaobahia) e isso ajuda bastante”, conclui Clarissa.

Obs.: Os aplicativos estarão disponíveis gratuitamente nas versões IOS e Android, nos idiomas português, inglês e espanhol, e poderão ser baixados na Apple Store e Google Play.

Comentários