A
edição 2013 do Workshop Pernambuco é só chegar começou com pé direito. Entre os
dias 21 e 23 de maio, 520 agentes de viagens de Londrina, Curitiba e
Florianópolis assistiram à apresentação do destino Pernambuco, participaram de
rodadas de negócios com 30 representantes do trade turístico do Estado,
saborearam o cardápio assinado pelos chefes Joca Pontes e André Falcão e assistiram
ao show do Balé Cultural de Pernambuco. Este último fez um passeio pelos
principais ritmos pernambucanos. O Workshop Pernambuco é só chegar é uma
realização da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) por meio da
Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e conta com a parceria da Prefeitura
da Cidade do Recife, do Recife Convention and Visitors Bureau e da companhia aérea
Azul.
Um
dos momentos mais elogiados pelo trade foi a rodada de negócios, quando os hotéis,
receptivos e equipamentos estreitam relacionamento e realizam negócios com os
profissionais. “A adesão dos agentes locais demonstra o interesse por
Pernambuco. Doze horas depois do evento de Curitiba, já fui contactada por um
agente que participou do evento e já solicitou a reserva, acredito que em três meses
vou sentir um resultado maior com a chegada dos hospedes”, afirmou a gerente
comercial do Hotel Ocaporã de Porto de Galinhas, Sabrina Trindade.
As
próximas cidades a receber o Workshop Pernambuco é só chegar serão: Salvador –
BA, dia 28 de maio, Brasília e Belo Horizonte, nos dias 04 e 06 de junho,
respectivamente.
Segundo
o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa, as ações de capacitação têm
reflexo direto no incremento do fluxo de turistas. Desde 2008, quando o
programa foi lançado, a taxa média de crescimento vem se mantendo em 7,5%. “Ao
conhecer melhor Pernambuco, fica mais fácil para o agente e o operador venderem
o destino e seus atrativos. Hoje, o turismo de Pernambuco vai muito além do
lazer. O Estado possui o terceiro polo gastronômico do Brasil e o primeiro do
Nordeste, tem o segundo melhor polo de saúde e está na rota dos principais
shows internacionais”, destaca.
As
localidades escolhidas são cidades que apresentam grande potencial de envio de
visitantes, sobretudo pelo elevado poder aquisitivo da população, além de
possuírem ligação aérea diária com o Recife. Em geral, os turistas das regiões
que receberão o workshop são bastante receptivos aos destinos da Região
Nordeste, principalmente por causa das praias e pelo sol – que brilha o ano inteiro.
TEMA
Este
ano, os temas do workshop serão a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA
2014, além dos patrimônios de Pernambuco (da Humanidade, Cultural, Natural e
Imaterial). O hall de entrada do evento reproduz o acesso dos vestiários para o
gramado da Arena Pernambuco, visão exclusiva de jogadores e árbitros durantes
as competições. No lounge, os participantes terão contato com uma ambientação
inspirada na Feira de Caruaru, enquanto elementos relacionados às praias
comporão a ambientação da sala de palestras. Já a sala da rodada de negócios
terá cenário com alusão aos monumentos históricos e manifestações culturais.
O
treinamento oferecido aos profissionais de turismo inclui uma apresentação dos
potenciais e atrativos turísticos de Pernambuco, rodada de negócios com
representantes do trade pernambucano, show cultural e coquetel com uma amostra
da culinária pernambucana, além do sorteio de brindes e famtours entre os
presentes.
Comentários