A
Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de
Pernambuco (Empetur) darão início, no próximo dia 21, à programação 2013 do
workshop Pernambuco é só chegar, que tem o objetivo de apresentar aos agentes e
operadores de turismo das cidades visitadas os atrativos e as potencialidades
turísticas do Estado, proporcionando uma imersão na riqueza cultural e
turística pernambucana. Desde que foi lançado, há cinco anos, o programa já
capacitou 7.300 profissionais do setor em todo o País.
Para
este ano, a expectativa é que 2.400 agentes e operadores de turismo participem
dos eventos, ante os 1.750 da edição de 2012. Ao todo, serão contempladas 12
cidades (Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília, Belo Horizonte,
Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Belém),
selecionadas a partir da pesquisa Perfil do Turista, realizada pela Empetur, e
do ranking de vendas das principais operadoras do País. Também foi levada em
consideração a percepção do trade local em relação aos mercados em ascensão.
Segundo
o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa, as ações de capacitação têm
reflexo direto no incremento do fluxo de turistas. Desde 2008, quando o
programa foi lançado, a taxa média de crescimento vem se mantendo em 7,5%. “Ao
conhecer melhor Pernambuco, fica mais fácil para o agente e o operador venderem
o destino e seus atrativos. Hoje, o turismo de Pernambuco vai muito além do lazer.
O Estado possui o terceiro polo gastronômico do Brasil e o primeiro do
Nordeste, tem o segundo melhor polo de saúde e está na rota dos principais
shows internacionais”, destaca.
As
localidades escolhidas são cidades que apresentam grande potencial de envio de
visitantes, sobretudo pelo elevado poder aquisitivo da população, além de
possuírem ligação aérea diária com o Recife. Em geral, os turistas das regiões
que receberão o workshop são bastante receptivos aos destinos da Região
Nordeste, principalmente por causa das praias e pelo sol – que brilha o ano inteiro.
Tradicionalmente
ligado ao desbravamento de novos mercados, esta edição do evento também
cumprirá o papel de ação de manutenção nos maiores emissores de turistas para
Pernambuco: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. São Paulo, por exemplo, que
tem quatro cidades contempladas, é o principal emissor de turistas para o
Estado, responsável pelo envio de 32,5% dos turistas domésticos em 2012. Em
seguida vêm o Rio de Janeiro (11,6%) e a Bahia (6,6%).
TEMA
Este
ano, os temas do workshop serão a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA
2014, além dos patrimônios de Pernambuco (da Humanidade, Cultural, Natural e
Imaterial). O hall de entrada do evento reproduz o acesso dos vestiários para o
gramado da Arena Pernambuco, visão exclusiva de jogadores e árbitros durantes
as competições. No lounge, os participantes terão contato com uma ambientação
inspirada na Feira de Caruaru, enquanto elementos relacionados às praias
comporão a ambientação da sala de palestras. Já a sala da rodada de negócios
terá cenário com alusão aos monumentos históricos e manifestações culturais.
O
treinamento oferecido aos profissionais de turismo inclui uma apresentação dos
potenciais e atrativos turísticos de Pernambuco, rodada de negócios com
representantes do trade pernambucano, show cultural e coquetel com uma amostra
da culinária pernambucana, além do sorteio de brindes e famtours entre os
presentes. Nas três primeiras cidades
visitadas o cardápio ficará a cargo dos chefes Joca Pontes (Londrina e
Curitiba) e André Falcão (Florianópolis) e as apresentações culturais, sob a
responsabilidade do Balé Cultural de Pernambuco.
Caberá
ao ator José Barbosa, o Jesus da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a
responsabilidade da apresentação de Pernambuco aos convidados. Para desempenhar
a tarefa, Barbosa mergulhou no destino, passando as últimas semanas visitando
cidades e atrativos turísticos por todo o Estado, enfocando a diversidade cultural
e turística apresentada por Pernambuco.
Para
as rodadas de negócios, é aguardada ampla participação do trade turístico
pernambucano. “Ainda não temos todos os participantes fechados para as 12
cidades, mas historicamente a adesão do trade é muito boa. Os empresários do
setor são grandes parceiros nas ações de divulgação do Estado no Brasil e no
mundo”, avalia o presidente da Empetur, André Correia.
A
ação, encampada pela Setur-PE e Empetur, conta com a parceria da Secretaria de
Turismo da Cidade do Recife, que ficará responsável por custear a participação
dos chefes da gastronomia pernambucana em cada uma das cidades visitadas; e do
Recife Convention and Visitors Bureau, que responderá pela organização e
execução das rodadas de negociação durante os workshops.
Confira o calendário do
Pernambuco é só Chegar 2013:
Londrina-PR 21/05
Curitiba-PR 22/05
Florianópolis-SC 23/05
Salvador-BA 28/05
Brasília-DF 04/06
Belo
Horizonte-MG 06/06
Rio
de Janeiro-RJ 10/09
São
Paulo-SP 12/09
Guarulhos-SP 17/09
Campinas-SP 19/09
Ribeirão
Preto-SP 21/09
Belém-PA 07/10
Comentários