Últimas semanas para visitar a mostra BID 8|10|12 - Bienal Ibero-Americana de Design no MCB


Curador Giovanni Vannucchi conduz visita especial à exposição no dia 8 de junho, sábado às 11h, com acesso gratuito

Visitação: até 16 de junho de 2013
Até o dia 16 de junho, o público tem a oportunidade de conhecer o design produzido em 23 países ibero-americanos nas últimas décadas, na mostra BID 8|10|12, em exibição no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Para encerrar a programação de atividades promovidas pela exposição itinerante da Bienal Ibero-Americana de Design (BID) no Brasil, o curador Giovanni Vannucchi conduzirá uma visita especial à mostra, revelando aspectos da edição brasileira, no sábado, dia 8 de junho, às 11h.

A proposta da BID 8|10|12, uma realização do MCB e da Doble Cultura + Social com patrocínio da Deca, foi trazer ao público brasileiro entre 16 de abril e 16 de junho uma mostra representativa das três edições (2008, 2010 e 2012) da Bienal promovidas em Madri (Espanha), pela DIMAD - Associação Designers de Madri e pela Fundación Diseño Madrid. Sob curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, a BID no Brasil representa um panorama da recente evolução do design da região, por meio de trabalhos nos principais segmentos do design contemporâneo, com ênfase à participação brasileira na edição 2012. Estão em exibição peças, trabalhos digitais e painéis, entre design gráfico, produtos, moda, têxtil e design de interiores.

A programação da BID 8|10|12 contou com uma mesa-redonda, promovida no dia seguinte à abertura da exposição, com o tema "Re-conhecendo o design ibero-americano", que trouxe palestrantes convidados do Chile, Peru e Espanha para debater as diversidades regionais e o histórico da BID. Já no dia 8 de maio, Ruth Klotzel conduziu a primeira visita especial à mostra, explicando aspectos pertinentes aos trabalhos expostos e à seleção proposta para a edição brasileira do evento.

No próximo dia 8 de junho, será a vez de Giovanni Vannucchi realizar a visita orientada. "Pretendo explicar como surgiu a BID, como foi a ideia de apresentarmos uma retrospectiva das três bienais de Madri nesta itinerância no MCB e que eixos nortearam a escolha dos trabalhos, tais como sustentabilidade, relação com a cultura do artesanato dos países, entre outros aspectos", antecipa o curador. A participação é aberta ao público e gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou pelo telefone (11) 3032 2499.

Durante a visita especial, o público poderá aproveitar para conhecer ainda a mostra "Local x global: a arquitetura como lugar", que sai de cartaz no dia 9 de junho. No âmbito do ano de Portugal no Brasil, a exposição apresenta um recorte da produção arquitetônica atual dos dois países, a partir do tema "casa".

Sobre a BID (www.bid-dimad.org)
A Bienal Ibero-Americana de Design (BID), organizada pela DIMAD - Associação Designers de Madri, e pela Fundación Diseño Madrid, acontece desde 2008, com trabalhos representativos de diferentes categorias do design realizados nos últimos 20 anos nos países ibero-americanos. O conteúdo final de cada edição da BID é determinado por um júri internacional e a pré-seleção das peças é feita por comitês compostos de representantes de cada um dos países que integram a Bienal.

Curadores
Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel são os representantes do Brasil no Comitê Assessor permanente da BID. Vannucchi é designer arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), diretor da Abedesign - Associação Brasileira das Empresas de Design e sócio da Oz Estratégia + Design. Ruth Klotzel é formada pela FAU-USP, cofundadora da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil e diretora da Associação Mundaréu, ONG dedicada a criação de oportunidades para trabalhadores excluídos do mercado formal.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

SERVIÇO:

Visita Especial à BID 8|10|12 com o curador Giovanni Vannucchi
Data: 8 de junho
Horário: às 11h - Gratuito
Inscrições: (11) 3032 2499 ou agendamento@mcb.org.br

Comentários