Turismo de Fronteira é uma das grandes pautas deste ano do Festival de Turismo das Cataratas


 


O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu abrigará este importante encontro, que vai discutir, entre outros temas, a polêmica questão da instalação de freeshops no lado brasileiro.

Como parte da agenda oficial da 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu de 2013, o I Seminário Latino Americano de Turismo de Fronteiras irá reunir em Foz do Iguaçu as principais lideranças do setor, do Brasil e dos países que com ele fazem fronteira. 
Este encontro faz parte de uma agenda que já vem sendo realizada em diversos outros estados de fronteira do Brasil e pretende, na ocasião do Festival de Turismo, último encontro do ciclo, apontar uma série de encaminhamentos, através de uma carta de intenções, para que as autoridades envolvidas possam assumir compromissos e desembaraçar com maior vigor e celeridade a discussão deste tema em nível nacional.
 Liderado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), essa rodada de discussões já passou pelos municípios fronteiriços de Santana do Livramento, RS; Ponta Porã, PR; Corumbá, MS e Chapecó, SC, e tem como objetivo principal debater de que forma a atividade turística pode promover a integração e o desenvolvimento das regiões fronteiriças no Brasil. "Nosso esforço é difundir o turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira do Brasil, possibilitando intercâmbio cultural, desenvolvimento sustentável, harmonização entre os povos e outros benefícios", destaca Fernanda Fedrigo, presidente do Instituto POLOIGUASSU.

Instalação dos freeshops no Brasil

O encontro em Foz do Iguaçu oferece 4 eixos-temáticos para discussão: Comércio e freeshops, que será coordenado pela Fecomercio/PR, por meio do seu presidente Darci Piana, além dos temas: Faixa de Fronteira e Mobilidade Urbana, Infra estrutura Turística e Roteiros Integrados. No entanto, este primeiro é o que tem sido alvo de maiores discussões e preocupações. "a instalação de freeshops é um tema desafiador e extremamente relevante para o aspecto econômico brasileiro", destaca Fernanda. "Temos atualmente na faixa de fronteira do nosso País, 10 milhões de habitantes, 11 estados e 588 municípios no entanto, é baixíssimo o fluxo de turistas estrangeiros nessas regiões. Se considerarmos que, dos cinco milhões de estrangeiros que o Brasil recebe, aproximadamente 46% são da América do Sul, e 22% chegam ao País por vias terrestres, com as políticas corretas e adequadas à nossa realidade de turismo, temos como elevar substancialmente o fluxo de turistas em nossas regiões de fronteira", explica Fernanda. 
O presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, Alexandre Sampaio, acredita que é possível desenvolver novos clusters de consumo nessas regiões. "Nossa expectativa é que seja amplificado o movimento de turistas estrangeiros nas nossas fronteiras, potencializando ainda mais a integração latino americana". Sampaio sinaliza e complementa, "que essa temática da instalação dos freeshops, culminará na criação de um novo patamar para o turismo de compras no Brasil, sob a égide de uma nova lei de freeshops, alterando a correlação entre os entes que desenvolvem esses polos de comércio no País".
O Seminário já conta com mais de 300 inscritos e terá a participação de representantes do Ministério do Turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina. O representante da Organização Mundial do Turismo, Marcio Favilla e diretor executivo da OMT fará a palestra de abertura do evento, além de representar o apoio e participação da OMT ao tema Turismo de Fronteira.
Dividido em duas etapas, o seminário acontecerá no dia 13 de junho e será organizado em mesas temáticas, em que os participantes escolhem seus grupos e temas de interesse. Serão feitas pequenas apresentações e iniciadas as discussões à respeito da temática central de cada grupo. Na sequência as equipes redigirão uma carta de encaminhamentos, uma espécie de agenda positiva de trabalho pra apresentar as autoridades.

Comentários