Starwood Hotels & Resorts aumentará sua presença na América Latina em 50% nos próximos cinco anos


O CEO e os executivos sênior da empresa viajaram ao Brasil e à Colômbia para consolidar oportunidades de desenvolvimento

A Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. anunciou que aumentará a presença de hotéis em operação na América Latina em 50 por cento durante os próximos cinco anos, abrindo uma média de sete novos hotéis por ano na região. Ao enfatizar o potencial de crescimento da América Latina como um dos mercados de hotelaria e viagens em crescimento mais acelerado do mundo, o Presidente e CEO da Starwood, Frits van Paasschen, e membros da equipe de executivos sênior da empresa estiveram em visita à América Latina na semana passada, viajando aos principais mercados de crescimento, como o Brasil e Colômbia.
                                                                                                       
“As tendências macroeconômicas continuam a remodelar o panorama de viagens e negócios na América Latina, criando um forte crescimento na demanda de hospedagem e muitas oportunidades de expansão para a Starwood na região”, afirmou Frits van Paasschen, Presidente e CEO da Starwood Hotels & Resorts. “Ao mesmo tempo, a classe média da América Latina cresceu 50 por cento na última década, e esse aumento da riqueza significa que há cada vez mais pessoas com meios de viajar e um apetite crescente por marcas mundiais de luxo, como as nossas.”

Como a primeira empresa internacional de hotéis da América Latina, que remonta à abertura do Sheraton Maria Isabel na Cidade do México em 1963, a Starwood é hoje a maior operadora de hotéis de categoria superior na região, com 72 hotéis em 13 países e um total de 15.600 quartos. Desde 2007, a empresa cresceu 36% na América Latina
Nos últimos dois anos, a empresa abriu 13 hotéis, inclusive estreou na Costa Rica com o Westin Playa Conchal, o primeiro hotel com sistema all inclusive da Starwood no mundo, abriu recentemente o hotel Sheraton da Bahia em Salvador, Brasil, e abriu novos hotéis importantes, como o W Santiago, The Westin Lima Hotel & Convention Center, St. Regis Cidade do México e Sheraton Bijao no Panamá – o primeiro hotel com sistema all inclusive da marca Sheraton no mundo. Entre as outras aberturas recentes estão o The Westin Playa Bonita Resort & Spa Panamá, The Westin Panamá, The Westin Guadalajara e The Westin Santa Fe no México, Aloft Bogotá Airport e Aloft San Jose Hotel, Villarrica Park Lake Hotel, um hotel da Luxury Collection, Le Méridien Cidade do México e Four Points by Sheraton Cidade do México.
A Starwood tem atualmente na região 19 hotéis em desenvolvimento, o que equivale a um total de 3.200 novos quartos. Até o final de 2013, a Starwood planeja abrir mais seis hotéis, com um total de 1.100 quartos, cobrindo quatro marcas em quatro países.
“A América Latina é o símbolo do crescimento que estamos observando em algumas regiões ao redor do mundo, e é um país chave para nossos planos de crescimento”, afirmou Simon Turner, Presidente de Desenvolvimento e Aquisições Globais da Starwood Hotels & Resorts. “Na região há uma afinidade forte com todas as nossas marcas, tanto nos segmentos de luxo, como na categoria superior e intermediária, e procuramos tirar proveito desse interesse para abrir novos hotéis de classe mundial, nos locais corretos, com os parceiros corretos.”
“Estamos otimistas sobre o futuro da nossa empresa na América Latina, pois temos várias vantagens competitivas, como uma presença estabelecida há mais de 40 anos, conhecimento local e relações fortes conduzidas por nossas equipes nos mercados”, afirmou Osvaldo Librizzi, Co-Presidente da Starwood Hotels and Resorts para as Américas. “Junto com nossas marcas de estilo de vida mundialmente famosas, estamos bem posicionados para crescer e manter nossa liderança no mercado.”
Brasil
Com mais de 80% do crescimento econômico vindo de mercados de crescimento acelerado nos próximos anos, o Brasil é um importante foco para a empresa. Ao enfatizar a importância do país, van Paasschen e membros da equipe de executivos sênior da Starwood se reuniram com proprietários de hotéis, clientes e investidores no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador para avaliar novos projetos. Eles também visitaram o icônico Sheraton Rio Hotel & Resort no Rio de Janeiro, um dos ativos próprios mais valiosos da Starwood na região. Em 2012, o hotel deu início a um projeto de reforma com investimento de milhões de dólares, que faz parte do compromisso atual da marca Sheraton Hotels & Resorts de expandir sua carteira global e reflete o firme compromisso da Starwood com o Brasil. Espera-se que as reformas sejam concluídas no segundo trimestre do próximo ano.

“Há oportunidades significativas de desenvolvimento de hotéis no Brasil devido ao seu tamanho, beleza natural e penetração relativa, principalmente no segmento superior. Queremos trazer nossas habilidades e experiência em operação de hotéis de marca de alto nível para esse mercado dinâmico, e acreditamos que o aumento nas tarifas e ocupações, além de uma clara demanda reprimida por viagens, faz com que este seja um momento promissor para buscar oportunidades de crescimento”, afirmou van Paasschen.

A Starwood possui atualmente oito hotéis em algumas das cidades mais importantes do país, como o Sheraton Rio Hotel & Resort e Sheraton Barra Hotel & Suítes no Rio de Janeiro; Sheraton Vitoria Hotel; Sheraton São Paulo WTC, Sheraton Porto Alegre Hotel, Four Points by Sheraton Curitiba, Four Points by Sheraton Macaé e Sheraton da Bahia Hotel em Salvador, que celebrou no dia 8 de Maio sua inauguração oficial. O Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, perto de Recife, tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2014.

Colômbia

Os executivos da Starwood também visitaram a Colômbia e se reuniram com proprietários e parceiros, além de visitar o local do futuro hotel W Bogotá, que marcará a entrada da marca no país. Nos últimos anos, a Colômbia deu passos importantes para melhorar sua economia e a infraestrutura hoteleira, e se tornou um destino atrativo para o investimento estrangeiro e para as marcas de hotéis internacionais. A Starwood está presente na Colômbia há quase 20 anos, e hoje a empresa possui vários projetos interessantes em andamento, inclusive o Four Points by Sheraton Bogotá, Sheraton Cartagena Hotel e W Bogotá – todos com abertura prevista para 2014.

“Acreditamos que a Colômbia seja um país preparado, com oportunidades de crescimento, e planejamos expandir nossas marcas nas principais cidades e mercados secundários nos próximos anos, com parceiros de desenvolvimento que possuem um histórico comprovado de sucesso, além de procurar um novo e interessante veículo de crescimento”, concluiu van Paasschen.

A Starwood possui atualmente quatro hotéis na Colômbia, entre eles o Sheraton Bogotá Hotel, Four Points by Sheraton Medellin, Four Points by Sheraton Cali e Aloft Bogotá Airport.

***
Sobre a Starwood Hotels & Resorts
A Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., é uma das mais importantes empresas de hotelaria e lazer do mundo com 1,146 propriedades em quase 100 países e aproximadamente 171.000 empregados em suas unidades próprias e administradas. A Starwood Hotels é proprietária, operadora e franqueadora de hotéis, resorts, e residências com as seguintes renomadas marcas internacionais: St. Regis®, The Luxury Collection®, W®, Westin®, Le Méridien®, Sheraton®, Four Points® by Sheraton, Aloft® e ElementSM. A companhia oferece um dos programas de fidelidade líderes na indústria do turismo, o Starwood Preferred Guest (SPG), que permite aos seus membros ganharem pontos e trocarem por estadias, upgrades e milhas aéreas sem nenhuma restrição de datas. A Starwood Hotels também é proprietária da Starwood Vacation Ownership, Inc., uma das mais importantes desenvolvedoras e operadoras de resorts de férias de propriedade alternada de alta qualidade. Para mais informações, visite: www.starwoodhotels.com.

No Brasil, a Starwood Hotels & Resorts oferece atualmente 8 unidades e 1 em desenvolvimento: Sheraton Rio Hotel & Resort, Sheraton Barra Hotel & Suítes, Sheraton Vitoria Hotel, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Sheraton Porto Alegre Hotel, Sheraton da Bahia Hotel em Salvador, Four Points by Sheraton Macaé, Four Points by Sheraton Curitiba, e o Sheraton Reserva do Paiva Hotel and Convention Center em Pernambuco, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2014.

Comentários