SESI levará conceitos de alimentação saudável a países em desenvolvimento



O Conselho Nacional do SESI está levando práticas de sustentabilidade para países em desenvolvimento com o intuito de ajudá-los na promoção de uma alimentação adequada e saudável. Nessa segunda-feira (20.05), a instituição assinou um Protocolo de Intenções com o Centro de Excelência contra a Fome, entidade que integra o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). O PMA busca melhorar a qualidade da alimentação da população desses países.
A parceria possibilitará que gestores e profissionais da área de segurança alimentar – como merendeiras de escolas, creches e asilos – sejam capacitados em oficinas que abordarão temas como alimentação saudável, valorização dos produtos da agricultura familiar e aprimoramento da qualidade da alimentação escolar.
A assinatura do protocolo entre o SESI e o PMA ocorreu durante a abertura do Fórum Global de Nutrição Infantil, no Complexo da Costa do Sauípe, na Bahia. Organizado pela Global Child Nutrition Foundation (Fundação Global para a Nutrição Infantil), o evento, reuniu representantes de 38 países da África, América Latina, América do Norte e Ásia, incluindo 23 ministros da Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Social. Autoridades e técnicos discutiram o tema “Alimentação Escolar, Um Investimento Nacional: Como Alcançá-lo”.
O diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, acredita que a capacitação oferecida pelo Programa Cozinha Brasil a merendeiras proporcionará o repasse das melhoras técnicas para uma alimentação mais saudável envolvendo o aproveitamento integral de alimentos regionais. Ele citou a variedade de receitas do Cozinha Brasil que utilizam a mandioca e podem, por exemplo, ser replicadas em países da África.  
Balaban falou, ainda, da importância de cooperações como essas. “Cada vez que o país investe em programas sociais e de sustentabilidade está tirando crianças das ruas e colocando-as nas escolas, onde elas têm uma alimentação saudável e terão mais capacidade de aprender”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o Cozinha Brasil tem uma grande importância para o desenvolvimento socioeconômico das nações e adiantou que países africanos, como Ruanda e Angola, já demonstraram interesse em participar da transferência de tecnologia.
Em seu discurso, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, lembrou que o Brasil é um exemplo na redução da miséria e da fome e a consequente redução do percentual de subnutridos de 14,9%, no período entre 1990 e 1992, para 6,9%, nos anos de 2010 a 2012. Segundo ele, foram essenciais as parcerias entre o governo e os diversos agentes sociais. “Consideramos que a aliança entre o setor privado e governo é estratégica para a execução exitosa de políticas públicas de segurança alimentar que proporcionam o crescimento do país e mais qualidade de vida para a população”, destacou Meneguelli. 
Durante o Fórum, o SESI está oferecendo cursos do Cozinha Brasil a profis

Comentários