Mais de 580 paulistanos já estão inscritos no Pronatec Copa, projeto de capacitação para o turismo


São Paulo Turismo auxilia o Ministério do Turismo na inscrição e matrícula dos interessados
 Já começaram as inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Copa. Os interessados da capital paulista podem se cadastrar, das 10h às 17h, na Central de Informação Turística (CIT) da Galeria Olido, administrada pela São Paulo Turismo (SPTuris) e localizada na Avenida São João, 473, região central da cidade.

O Pronatec Copa faz parte do Pronatec Turismo, uma iniciativa do Ministério do Turismo e instituída para contribuir com a melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. O programa é dividido em três linhas de ação: 1 - Pronatec Copa, que visa atender à necessidade por novos profissionais; 2 - Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários da cadeia produtiva do turismo o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores - as aulas são ministradas preferencialmente dentro do estabelecimento de trabalho; 3 - Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Em São Paulo, a SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, é a parceira do MTur nos dois primeiros projetos e ajuda a divulgar a iniciativa para quem trabalha na área na cidade e é interlocutora com as empresas do setor.

Três turmas terão início já no mês de junho e ainda possuem vagas disponíveis. São elas: Recepcionista de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Monitor de Recreação. No total, serão 21 cursos disponíveis, entre eles organizador de eventos, agente de informações turísticas, camareira, bartender, garçom, cerimonialista e condutor de turismo de aventuras.

Em São Paulo, já há 51 pré-inscritos e houve a manifestação de interesse por vagas de outras 538 pessoas no Pronatec Copa, ou seja, que irão participar assim que forem abertas turmas para seu curso de interesse. Não há limite no número de inscritos.

Segundo o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, é necessário investir na qualificação dos profissionais sempre. "São Paulo é o principal destino turístico do país, o que mais recebe turistas e também portão de entrada de estrangeiros. A cidade precisa estar preparada para receber bem, não só os turistas que virão para Copa, mas também os mais de 12 milhões que aqui desembarcam todo ano em busca de lazer, negócios e estudos", completa. E ressalta que vários projetos já foram feitos pela própria SPTuris nesse sentido, como o Capacidade, que treinou mais de quatro mil pessoas, entre taxistas, guias de turismo, agentes de viagem e membros da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, profissionais que normalmente tem contato com o turista em sua passagem pelo destino. "Esse programa do Ministério vem ao encontro de nossos objetivos e de outros programas que realizamos nos últimos anos. Vamos ajudar em tudo o que pudermos", diz Rehder.

Pronatec Copa na Empresa
O segundo módulo do projeto, o Pronatec Copa na Empresa, auxilia empresários a capacitar seus colaboradores. As primeiras turmas, que se iniciam em junho, cerca de 350 profissionais - entre Guardas Civis Metropolitanos e funcionários dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa - receberão capacitação em inglês e espanhol básico.

Empresários interessados em promover as aulas em suas instituições deverão entrar em contato diretamente com a SPTuris pelo e-mail projetosturisticos@spturis.com.

I

Comentários