FORTALEZA PRONTA PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Cidade contará com oito “Casas do Turista”, que disponibilizarão 35 mil guias em português, inglês e espanhol. Serão 900 voluntários espalhados por todas as zonas de maior concentração da cidade

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, elogiou os preparativos de Fortaleza para o receber os turistas estrangeiros durante a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013. “A cidade dará todo suporte necessário para que o visitante internacional seja bem recebido e conheça os atrativos turísticos da cidade”, disse Dino, durante encontro com os representantes dos estados e municípios que sediarão a competição.
  
O encontro aconteceu na última segunda-feira (27), reunindo o presidente e dirigentes de turismo de cada uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações. A capital cearense foi representada pelo secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu , que destacou os preparativos para receber os estrangeiros que virão para os três jogos que a cidade receberá durante a competição. O secretário informou que a cidade irá incrementar o trabalho nos oito CATs (Centro de Atendimento ao Turista), que são chamados de “Casa do Turista”. Serão disponibilizados 35 mil guias em português, inglês e espanhol, além de 900 voluntários espalhados por todas as zonas de maior concentração da cidade.

O secretário adjunto afirmou que 5% dos ingressos para as partidas de Fortaleza foram vendidos para estrangeiros. “Estamos entre as cidades-sede que receberá o maior número de visitantes de outros países e para isso, estamos preparando uma operação especial para que este turista receba informações realmente qualificadas”, afirmou Pompeu.
  
O presidente da Embratur se disse impressionado com os preparativos da capital cearense para o megaevento e reforçou que a Copa das Confederações é uma chance única de diversificar o número de cidades brasileiras conhecidas no exterior. "Esse é o pontapé inicial que estamos dando na megaexposição do Brasil no mundo e, obviamente, uma chance única para cidades com grande potencial de crescimento, como Fortaleza" , afirmou.
  
Dino lembrou que Fortaleza acabou de entrar na lista das 10 cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais, segundo a ICCA (International Congress & Convention Association). “Com o novo Centro de Eventos do Ceará (CEC), a tendência é subir ainda mais no ranking, chegando aos cinco primeiros colocados", afirma. "A Copa das Confederações mostrará ao mundo que Fortaleza está capacitada para receber qualquer porte de evento".

Para Dino, a divulgação das seis cidades-sede vai "diversificar as portas de entrada do turismo brasileiro e fazer com que os turistas conheçam de perto os atrativos turísticos e a cultura dessas cidades”. "Isso é uma grande chance para Fortaleza apresentar aos visitantes outros atrativos que vão além dos já conhecidos, tanto nacionalmente como no mercado internacional”, avaliou Dino.

Copa das Confederações

A Copa das Confederações da FIFA 2013 será disputada em seis sedes: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Com exceção de Brasília, que só receberá a partida de abertura, em 15 de junho, entre Brasil x Japão, as outras cinco sedes têm três partidas programadas. As semifinais estão agendadas para Fortaleza e Belo Horizonte. A decisão será no Maracanã, no Rio de Janeiro, em 30 de junho.

A edição de 2013 da Copa das Confederações reúne ingredientes que dificilmente serão possíveis juntar em outra edição do torneio. Estarão em campo seleções que simbolizam nada menos que 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da atual detentora da taça, a Espanha. Os mexicanos, atuais campeões olímpicos, além de Nigéria, Japão e Taiti, também estarão presentes.

Créditos das fotos: Bruno Pinheiro (Setur/DF) e Portal da Copa

Assessoria de Imprensa- Embratur


Comentários