Cuba é confirmada no Festuris 2013




Gerente comercial participou da FIT, realizada durante a semana passada, em Varadero

A gerente Comercial do Festival do Turismo de Gramado, Rose Ott, que esteve na Feira Internacional de Turismo (FIT) Cuba 2013, realizada entre os dias 7 e 10 de maio, em Varadero, confirmou a presença do país no evento. As atrações turísticas cubanas poderão ser conferidas juntamente com o espaço da operadora de viagens Sanchat Tour. “E, para 2014, já deixamos acertada a vinda de Cuba para o festival com estande próprio”, comemora.
Rose ainda sinaliza a prospecção de negócios com destinos como Angola, além da confirmação do Equador e da Venezuela, que já participaram de edições anteriores. “Ainda de Cuba, teremos pelo menos dois operadores de viagens neste ano: a Havana Turismo e a Cuba Tur”, antecipa a gerente Comercial. Ela viajou para a FIT a convite da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, que tem como titular Abgail Pereira, uma das homenageadas pelo Festuris neste ano como “Amiga do Festival”. Também representando Gramado, participou da feira o diretor da Liga Turismo & Eventos, Fábio Bordin.
A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) promoveu a participação de diversos Estados na feira cubana, o que permitiu uma aproximação maior com os representantes do segmento turístico. “Foi um momento importante para estreitar relações com vários destinos brasileiros”, adianta Rose.

O DESTINO
O turismo em Cuba obteve um crescimento exponencial desde 1989, quando apenas 270 mil pessoas viajaram à ilha caribenha. Uma década depois, já havia recebido 1,6 milhão de turistas em um ano, o que representou um crescimento médio de 19%. O turismo de massa foi uma das formas encontradas para contornar a crise ecônomica e hoje é a principal fonte de divisas do país. Estimativas da World Tourism Organization indicam que, caso tivesse sido levantado o embargo norte-americano, em 2007, cerca de quatro milhões de turistas poderiam ter visitado a terra de Che Guevara, representando uma fatia de mercado de 15,9% do turismo na região do Caribe. A atividade turística já emprega cerca de 268 mil cubanos.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Foto: Fábio Bordin e Rose Ott representaram Gramado a convite da secretária Abgail Pereira (centro)

Comentários