Cresce procura de brasileiros por Portugal


ABAV e APAVT avaliam desempenho e compartilham informações sobre fluxo turístico
Além de estreitar as relações entre Brasil e Portugal, a promoção da 22ª Reunião Internacional da ABAV em Algarve, região Sul do país europeu, também visa estimular o fluxo turístico no destino. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e pelo Banco de Portugal, divulgados pelo portal português de notícias Presstur, apenas em 2012 foram registradas, na “terra das caravelas”, 497.860 hospedagens para brasileiros – número que posicionou o país como o quinto mercado emissor em número de hóspedes.
No primeiro trimestre de 2013, de acordo com as mesmas fontes, o índice de pernoites de brasileiros em terras lusitanas atingiu recorde histórico e cresceu 9,1%, saltando de 17.435 para 209.530. “Além do idioma, há a convergência de fatores favoráveis à reaproximação, como as facilidades de deslocamento ofertadas em ambos os mercados”, avalia Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
“Entre os meses de janeiro e março deste ano, Portugal conquistou o terceiro lugar no ranking dos destinos mais procurados por brasileiros na Europa, antecedido pela Itália e França”, informa Mario Carvalho, diretor Geral da empresa para o Brasil e para a América do Sul, com base na emissão de bilhetes aéreos movimentados pela companhia aérea no BSP/IATA. A empresa aérea TAP possui as melhores ligações entre o Brasil e a Europa e uma frota global de 71 aeronaves e conta com uma frequência semanal de 74 voos entre ambos os países.
Segundo Leonel Rossi Junior, vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV, o elevado padrão de serviços turísticos portugueses, com preços convidativos, contribui, de modo significativo, com o aumento da demanda. “Nesta viagem tomamos como referência a qualidade da rede Dom Pedro Hotels (www.dompedro.com), que compõe, com os serviços oferecidos pela TAP, vantagens comparativas que servem como benchmarking para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil”, afirma.
A vinda a Portugal proporcionou, ainda, um encontro entre Antonio Azevedo, presidente da ABAV, e Pedro Costa Ferreira, à frente da APAVT. Na oportunidade, ficou definido que as agências de viagens associadas à entidade portuguesa poderão desfrutar dos mesmos benefícios concedidos aos associados da entidade brasileira no que diz respeito à participação na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro no Pavilhão Anhembi, em São Paulo (SP).


--

Comentários