BNT MERCOSUL: MAIS UMA EDIÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS E GRANDES NEGÓCIOS

 Realizada nos últimos dias 24 e 25 de maio, a 19ª edição da BNT MERCOSUL (Bolsa de Negócios Turísticos) que aconteceu no Beto Carrero World recebeu este ano  5710 pessoas nos dois dias do evento, entre agentes de viagens e operadores de turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia e uma delegação de 176 jornalistas. Do Brasil, a Feira de Negócios foi representada  por 257 cidades. Mais de 467 empresas expositoras divididas em 142 estandes  apresentaram suas atrações e novidades do turismo nacional e da Argentina o que resultou em negócios e contatos comerciais comprovando seu sucesso absoluto no mercado do turismo.

 A BNT mantém ações diferenciadas para garantir público qualificado ao evento: foram organizados  36 Famturs de agentes de viagens do Brasil e dos países vizinhos, graças ao apoio com importantes operadoras de turismo e com o trade turístico de Balneário Camboriú, local de hospedagem dos participantes.

No hall de participações especiais do evento, configuraram:  Amazonas, Argentina, Bahia, Brasília, Costa Esmeralda (SC), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Vitória, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Parque Colina, Costa Verde e Mar e Santa Catarina/ Santur.

Importantes operadoras marcam presença
Esta edição contou com  95 importantes operadores de turismo e também foi percebida a presença de operadoras expositoras   apresentando destinos turísticos internacionais. Entre as empresas participantes estiveram: a Galápagos que comercializou Peru, Atacama e Argentina; a Maxxi Tour divulgando a Patagônia, Las Vegas e Capadocia; a Cativa que destacou Buenos Aires e Peru; e a Aerocondor que deu ênfase aos circuitos europeus. Já a CVC divulgou Buenos Aires, Estados Unidos, Caribe, Europa e destinos exóticos, e produtos exclusivos como o Rock in Rio (pacotes comercializados com ingressos). Nos pacotes ao exterior, a Tourlines ressaltou Machu Picchu e Vale Sagrado, Turquia e Cruzeiro Australis (Patagônia Argentina). A New Line divulgou o Caribe e destinos norte-americanos; a Uneworld destacou o Chile e Cruzeiros, e a Mark Travel teve como carro chefe o turismo religioso com destinos como Itália e Israel.

Abertura e negócios
Muitas surpresas e atrações marcaram a BNT Mercosul deste ano a começar pela inusitada solenidade de abertura com cerimônia e brincadeiras feitas por personagens do Beto Carrero World, além de apresentação do “cowboy”, que interpretou Beto Carrero e seu cavalo Faísca recepcionando os convidados. Além dos diretores do evento Geninho Goes e Jair Pasquini, realizaram a abertura o Secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo Vinícius Lummertz, o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur) Valdir Valendowski, o vice-prefeito e Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco e Ademar Schneider e o Presidente do Beto Carrero World Alex Murad. 

 “O Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT Mercosul e graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público qualificado”, disse Geninho Goes.

 Em relação ao volume de negócios, segundo os diretores do evento, não há como quantificar com precisão valores resultantes de contatos comerciais mantidos durante a Feira de Negócios já que o turismo movimenta uma série de segmentos econômicos. “Nosso principal foco é garantir um público qualificado para bons contatos comerciais o que pode gerar uma série de negócios já que a vinda de um turista ou de um grupo a um destino movimenta vários setores, ou seja, quando um viajante chega a um destino ele pode usufruir desde a atração em si, do transporte e da hospedagem, como também de uma farmácia, de um posto de combustível, restaurante, do comércio em geral e outros serviços”, explicam.

Atividades paralelas
Hospedados na cidade vizinha de Balneário Camboriú, os participantes da BNT Mercosul também tiveram acesso às principais atrações turísticas da cidade e região como é o caso do Parque Unipraias Camboriú, do Complexo Turístico Cristo Luz, do Bondinhos Aéreos Parque Colina (localizado no município próximo de Nova Trento) e do próprio Beto Carrero World (localizado em Penha).

Durante a Feira de Negócios, o Cine Turismo também agradou  e recebeu 680 profissionais que puderam assistir, com direito a pipoca, a vídeos de destinos e atrações brasileiras.

Mais um acontecimento de destaque foi a reunião e cerimônia de posse da nova diretoria  da ANSEDTUR “Associação nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, com a presença da Presidente Cláudia Pessoa de Alagoas.

Mais destaques
Como um dos mais completos eventos de turismo da América Latina, além da Feira de Negócios, os profissionais de turismo puderam conhecer em primeira mão novidades, entre elas: a mais recente atração do Beto Carrero World: o Velozes e Furiosos Show, uma apresentação de super carros e motos e de pura adrenalina que leva o nome da consagrada produção da Universal Studios -  presenciada ao vivo durante a festa de encerramento.

Nessa ocasião, destaque também para a tradicional premiação “Troféu Campeão de Vendas Beto Carrero”, quando as agências de viagens que mais venderam o parque em2012 foram reconhecidas na arena do Velozes e Furiosos, com direito a muitacomemoração. Os estandes mais criativos da Feira de Negócios também foram premiados. Foram eles: 1º lugar – Bondinhos Aéreos Parque Colina de Nova Trento, SC; 2º lugar – Brasília, DF; 3º lugar – Plaza Hotéis, Resorts e SPAs.

20ª BNT MERCOSUL
Os organizadores já pensam na 20a edição do evento que tem data marcada nos dias 9 e 10 de maio de 2014. Já está confirmada uma grande comemoração entre participantes e expositores, exposição fotográfica de todas as edições do evento, retrospectivas de lançamentos de atrações do Beto Carrero, entre outras novidades. 

Mais informações: www.bntmercosul.com.br

Comentários