Realizada nos últimos dias 24 e 25
de maio, a 19ª edição da BNT MERCOSUL (Bolsa de Negócios Turísticos) que
aconteceu no Beto Carrero World recebeu este ano 5710 pessoas nos dois
dias do evento, entre
agentes de viagens e operadores de turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai,
Argentina, Chile, Peru e Bolívia e uma delegação de 176
jornalistas. Do
Brasil, a Feira de Negócios foi representada por 257
cidades. Mais
de
467 empresas
expositoras divididas em 142
estandes
apresentaram suas atrações e novidades do turismo nacional e da Argentina o que
resultou em negócios e contatos comerciais comprovando seu sucesso absoluto no
mercado do turismo.
A BNT mantém ações diferenciadas
para garantir público qualificado ao evento: foram organizados
36
Famturs de agentes de
viagens do Brasil e dos países vizinhos, graças ao apoio com importantes
operadoras de turismo e com o trade turístico de Balneário Camboriú, local de
hospedagem dos participantes.
No hall de participações especiais do
evento, configuraram: Amazonas, Argentina, Bahia, Brasília, Costa
Esmeralda (SC), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio Grande
do Sul, Vitória, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Parque Colina, Costa
Verde e Mar e Santa Catarina/ Santur.
Importantes operadoras marcam
presença
Esta edição contou com 95
importantes operadores de turismo e também foi percebida a presença de
operadoras expositoras apresentando destinos turísticos
internacionais. Entre as empresas participantes estiveram: a Galápagos que
comercializou Peru, Atacama e Argentina; a Maxxi Tour divulgando a Patagônia,
Las Vegas e Capadocia; a Cativa que destacou Buenos Aires e Peru; e a Aerocondor
que deu ênfase aos circuitos europeus. Já a CVC divulgou Buenos Aires, Estados
Unidos, Caribe, Europa e destinos exóticos, e produtos exclusivos como o Rock in
Rio (pacotes comercializados com ingressos). Nos pacotes ao exterior, a
Tourlines ressaltou Machu Picchu e Vale Sagrado, Turquia e Cruzeiro Australis
(Patagônia Argentina). A New Line divulgou o Caribe e destinos norte-americanos;
a Uneworld destacou o Chile e Cruzeiros, e a Mark Travel teve como carro chefe o
turismo religioso com destinos como Itália e
Israel.
Abertura e negócios
Muitas surpresas e atrações marcaram a
BNT Mercosul deste ano a começar pela inusitada solenidade de abertura com
cerimônia e brincadeiras feitas por personagens do Beto Carrero World, além de
apresentação do “cowboy”, que interpretou Beto Carrero e seu cavalo Faísca
recepcionando os convidados. Além dos diretores do evento Geninho Goes e Jair
Pasquini, realizaram a abertura o Secretário Nacional de Políticas Públicas do
Ministério do Turismo Vinícius Lummertz, o presidente da Santa Catarina Turismo
(Santur) Valdir Valendowski, o vice-prefeito e Secretário de Turismo de
Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco e Ademar Schneider e o Presidente do Beto
Carrero World Alex Murad.
“O
Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT
Mercosul e graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é dar
sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade
econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público
qualificado”, disse Geninho Goes.
Em relação ao
volume de negócios, segundo os diretores do evento, não há como quantificar com
precisão valores resultantes de contatos comerciais mantidos durante a Feira de
Negócios já que o turismo movimenta uma série de segmentos econômicos. “Nosso
principal foco é garantir um público qualificado para bons contatos comerciais o
que pode gerar uma série de negócios já que a vinda de um turista ou de um grupo
a um destino movimenta vários setores, ou seja, quando um viajante chega a um
destino ele pode usufruir desde a atração em si, do transporte e da hospedagem,
como também de uma farmácia, de um posto de combustível, restaurante, do
comércio em geral e outros serviços”, explicam.
Atividades
paralelas
Hospedados na cidade
vizinha de Balneário Camboriú, os participantes da BNT Mercosul também tiveram
acesso às principais atrações turísticas da cidade e região como é o caso do
Parque Unipraias Camboriú, do Complexo Turístico Cristo Luz, do Bondinhos Aéreos
Parque Colina (localizado no município próximo de Nova Trento) e do próprio Beto
Carrero World (localizado em Penha).
Durante a Feira de
Negócios, o Cine Turismo também agradou e recebeu 680
profissionais que puderam assistir,
com direito a pipoca, a vídeos de destinos e atrações
brasileiras.
Mais um acontecimento de
destaque foi a reunião e cerimônia de posse da nova diretoria da ANSEDTUR
“Associação nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e
Destinos Indutores, com a presença da Presidente Cláudia Pessoa de Alagoas.
Mais
destaques
Como um dos mais
completos eventos de turismo da América Latina, além da Feira de Negócios, os
profissionais de turismo puderam conhecer em primeira mão novidades, entre elas:
a mais recente atração do Beto Carrero World: o Velozes e Furiosos Show, uma
apresentação de super carros e motos e de pura adrenalina que leva o nome da
consagrada produção da Universal Studios - presenciada ao vivo durante a
festa de encerramento.
Nessa ocasião, destaque
também para a tradicional premiação “Troféu Campeão de Vendas Beto Carrero”,
quando as agências de viagens que mais venderam o parque em2012 foram
reconhecidas na arena do Velozes e Furiosos, com direito a muitacomemoração. Os
estandes mais criativos da Feira de Negócios também foram premiados. Foram eles:
1º lugar – Bondinhos Aéreos Parque Colina de Nova Trento, SC; 2º lugar –
Brasília, DF; 3º lugar – Plaza Hotéis, Resorts e SPAs.
20ª BNT
MERCOSUL
Os
organizadores já pensam na 20a edição do evento que tem data marcada nos dias 9
e 10 de maio de 2014. Já está confirmada uma grande comemoração entre
participantes e expositores, exposição fotográfica de todas as edições do
evento, retrospectivas de lançamentos de atrações do Beto Carrero, entre outras
novidades.
Mais
informações: www.bntmercosul.com.br
Comentários