ABAV Nacional: balanço e perspectivas

Mario Carvalho, diretor Geral da TAP para o Brasil e América do Sul, e Paulo Henrique Cunha, gerente regional de Vendas da TAP no Brasil, anfitriões da 22ª Reunião Internacional da ABAV, em Portugal


22ª Reunião Internacional da associação define diretrizes de atuação da entidade
A segunda etapa da 22ª Reunião Internacional da ABAV, que foi realizada no último dia 26 de maio no Dom Pedro Golf Resort, na região do Algarve, em Portugal, abordou diferentes assuntos envolvendo o balanço e perspectivas das atividades pertinentes à atuação da entidade.

Ana Carolina Medeiros, vice-presidente da ABAV, responsável pelo Instituto de Capacitação e Certificação da associação, apresentou para o Conselho de Presidentes da entidade os avanços promovidos. “Reforçamos nosso quadro de instrutores, ampliando para 22 profissionais, com elevada qualificação em suas respectivas áreas de competência, assegurando para todos os estados e, também, para o Distrito Federal, aumento recorde de 33% na oferta de cursos em 2012”, informou.

José Maurício de Miranda Gomes, vice-presidente de Assuntos Institucionais que lançou o Cartão ABAV/Localiza durante a Feira de Turismo das Américas em 2012 com o patrocínio da locadora, agregando condições especiais para os sócios e diretores das agências de viagens associadas, anunciou novidades: “o novo Cartão ABAV/Localiza passará a ser distribuído a todos os colaborados das agências associadas”. 

Na segunda etapa do plano de expansão de benefícios, previsto para o segundo semestre de 2013, serão produzidos e distribuídos aproximadamente 10 mil Cartões ABAV/Localiza. Por decisão unânime do Conselho de Presidentes, os vários convênios firmados em âmbito estadual, que contemplam oferta de descontos em restaurantes e escolas de idiomas, por exemplo, poderão ser usufruídos pelos portadores do Cartão em qualquer um dos estados onde vigoram as respectivas parcerias. “Assim, compartilhando benefícios, fortalecemos o sistema ABAV atraindo e fidelizando cada vez mais agências de viagens. A união faz a força”, resume o dirigente.

Antonio Azevedo, presidente da ABAV, além de atualizar informações sobre atividades exercidas junto ao Governo Federal, ações na América Latina, administrativas e estratégicas, destacou os avanços obtidos no âmbito do Congresso Nacional em favor da aprovação do Projeto de Lei 5.120. O referido PL regulamenta a atividade das agências de viagens no Brasil e conta com o apoio público de Gastão Vieira, Ministro do Turismo.

“Após serem aprovados em todas as comissões, os termos propostos para a regulamentação da nossa atividade haviam sido engavetados na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Todos precisamos nos empenhar para a obtenção de votos favoráveis à aprovação do Projeto, mobilizando o apoio dos parlamentares em nossas bases”, recomendou Azevedo.
Elaborado em 2001 e, à época, entregue pelo próprio Antonio Azevedo, então diretor da ABAV, ao deputado federal Alex Canziani, o PL 5.120 está previsto para ser enviado à votação em plenário ainda neste ano. “Esperamos que seja antes do dia 4 de setembro, para que nós, agentes de viagens, possamos finalmente comemorar a regulamentação da atividade durante a abertura da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. Será um grande presente para a ABAV, que comemora 60 anos de atuação em defesa da profissionalização do setor de viagens e turismo no Brasil”, concluiu Azevedo com o apoio de todos os presentes.

Outras ações e parcerias em comemoração às seis décadas da ABAV, que foi fundada no dia 28 de dezembro de 1953, estão em desenvolvimento, visando ampliar os benefícios proporcionados pela entidade às agências de viagens associadas, que, de acordo com a diretoria, terão também um crachá diferenciado no evento ABAV 2013.

Alessandro Macedo, vice-presidente de Marketing e Eventos da entidade, destacou o sucesso alcançado pela associação nas ações promocionais desenvolvidas, a exemplo da campanha lançada no último mês de abril (mês em que se comemora o Dia – 22 – do Agente de Viagens), tendo como slogan “Você conhece a ABAV, seu trabalho e sua história?”. A iniciativa gerou 100% de aumento no total de agentes de viagens de todo o país que participaram da promoção e número recorde de respostas inteiramente corretas.

Do mesmo modo, Macedo comemorou a crescente audiência do portal www.abav.com.br, que já alcança mais de 2 milhões de visitas individuais por mês, consagrando-se como referência para o setor de turismo no Brasil e do Brasil para o exterior; o recém-lançamento do Twitter (@ABAVNacional) e a conquista de 3 mil fãs no Facebook da entidade (www.facebook.com/AbavNacional), lançado em 2012.

A propósito da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizada de 4 a 8 de setembro no Pavilhão Anhembi (SP), com o final de semana (dias 7 e 8) aberto à participação do público consumidor, os dirigentes da entidade apoiaram a criação de uma central de reservas hoteleiras a ser divulgada no início de junho por meio do portal www.feiradasamericas.com.br.  A iniciativa atende à demanda dos profissionais interessados em participar do evento, assegurando condições previamente negociadas, que facilitem a presença de todos.

Outras ações relacionadas à organização e promoção da ABAV 2013, tais como a parceria com a ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo, sobretudo no que diz respeito às atividades de capacitação nas áreas de turismo GLBT e turismo sustentável; com a American Airlines, na realização do espaço Ski e Neve; com a Abeta, com atividades promocionais no turismo de aventura; com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a partir de palestras e cursos que compõem a programação da Vila do Saber e a renovação de parcerias com o Sebrae e Embratur na realização de rodadas de negócios também mereceram a atenção e o apoio de todos.

Comentários