Segundo dia da feira foi
marcado por intensa troca de contatos e experiências entre fornecedores da
indústria de viagens de todo o mundo
O segundo dia da World
Travel Market Latin America, que acontece pela primeira vez no continente, em
conjunto com o 39º Encontro Comercial Braztoa, foi marcado pela intensa
realização de negócios entre os visitantes que estiveram no Transamerica Expo
Center, em São Paulo, e os 1,2 mil expositores de 44 países. Ao longo da quarta-feira
(24 de abril), centenas de contratos, acordos e entendimentos tiveram seu
pontapé inicial dado em várias rodadas de negociação que uniram compradores e
vendedores de produtos e serviços de turismo de todo mundo em busca de boas
oportunidades. Os auditórios do centro de exposições também foram palco de
discussões sobre as boas perspectivas para esta indústria e de como utilizar as
novas ferramentas do mundo digital para alavancar oportunidades.
Speed Networking
Dois eventos, logo pela
manhã, colocaram frente a frente empresários dos mais diferentes ramos da
indústria do turismo que estavam em busca de negócios na feira. O primeiro
deles, o já tradicional Speed Networking, da World Travel Market de Londres,
atraiu cerca de 150 hosted buyers, operadores emissivos de turismo que
foram convidados pela organização do evento para conhecer fornecedores. Eles
vieram de diversos países dos cinco continentes interessados em destinos,
produtos e serviços para convencer viajantes de todo o mundo a conhecer a América
Latina.
O Speed Networking
funciona como uma rodada rápida de negócios. Cada expositor tem cinco minutos
para apresentar seu produto aos hosted buyers, que são divididos
geograficamente e por área de atuação. “Esse é uma oportunidade ótima
para apresentar nosso produto e, principalmente, para conhecer pessoalmente as
pessoas com quem, no futuro, esperamos fazer negócios”, conta Andreza
Fedalto, do projeto Rota das Emoções, que promove Jericoacoara, o Delta do
Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, e foi uma das cerca de 300 expositoras que
participaram do evento. Na outra ponta estavam empresas como a de Ping He,
diretora de Global Resources da Maritz Travel Company. “Somos uma
companhia especializada na organização de eventos, de qualquer porte, e acreditamos
que o Brasil tem um potencial enorme nesse setor, por isso estou aqui para
conhecer hotéis e centros de convenção”, disse ela.
Encontro Braztoa
A Braztoa - Associação
Brasileira das Operadoras de Turismo - também organizou ação semelhante. Centenas
de pessoas, entre os membros da entidade e convidados, tiveram a oportunidade
de conhecer e captar novos agentes de viagens de toda a América Latina.
“Em duas horas, já fiz 14 contatos que considero importantes e que podem
virar bons negócios no futuro”, disse Marcos Rogério de Souza, gerente de
Novos Negócios de Turismo da Mapfre, que comercializa diversos tipos de seguros
para viagem em 108 países. A gerente de Produtos da operadora de viagens
Flytour, Bárbara Picolo, também aproveitou o evento para fazer mais contatos.
“Tem gente do mundo todo fazendo negócios aqui. Acho que a feira vai ter
que aumentar bastante esse espaço no ano que vem”, prevê.
WTM Vision Conference
Os participantes da World
Travel Market Latin America também tiveram a oportunidade de conhecer as
perspectivas para a indústria do turismo mundial no seminário WTM Vision
Conference. Apresentando um amplo estudo desenvolvido pela Euromonitor
International, a analista Lisandra Minussi mostrou que as previsões continuam
positivas para o setor ao longo dos próximos cinco anos. De acordo com a
pesquisa, estima-se que haverá um crescimento médio anual de 4% até 2017, cerca
de meio ponto percentual acima do crescimento médio do PIB mundial. O estudo
apontou que o segmento de viagens médicas continuará como um dos líderes em
expansão pelos próximos cinco anos, com um avanço médio anual de quase 9%.
“É importante verificar ainda que as viagens em empresas de baixo custo
terão um acréscimo semelhante nesse período”, disse Lisandra. “Em
alguns países que estão apostando fortemente nesse modelo de negócios pode
chegar a mais de 35%, como nas Filipinas”, completou.
A Euromonitor
International também aposta que o setor continuará seu ciclo de crescimento no
Brasil, em especial por conta dos grandes eventos internacionais que o país vai
sediar nos próximos três anos. Lisandra Minussi destacou os cerca de R$ 2,5
bilhões que estão sendo investidos no setor hoteleiro nacional. “Apenas
entre esse ano e 2014 cerca de 22 mil quartos serão construídos”. A
analista, no entanto, destacou que ainda há muito espaço para crescer.
“Em 2012 tivemos 5,6 milhões de turistas estrangeiros, enquanto a França
mais de 80 milhões. Apesar de todas as diferenças regionais, isso mostra o
quanto o Brasil, com tantos destinos que tem, pode expandir esses
números.”
Uma vitória nesse sentido
foi conquistada ontem por Bonito, no Mato Grosso do Sul, escolhida pela
Sociedade Internacional de Ecoturismo para sediar a conferência anual da Ties,
a sigla em inglês desta que é a mais importante entidade de turismo sustentável
do mundo. A cidade disputava com outras oito, foi para final contra Quito, no
Equador, e venceu. A 14ª edição da ESTC (Ecotourism and Sustainable Tourism
Conference) vai acontecer em abril do próximo ano e será, claro, mais uma
grande oportunidade para o país divulgar mundialmente suas atrações.
“Tive a felicidade de ver Bonito crescendo com o turismo e, agora, a
cidade vai mostrar que, apesar de ser pequena, é capaz de receber um evento
dessas proporções”, comemora o prefeito Leonel de Souza Brito.
Mark Frary, um consultor
especializado em mídias sociais, também mostrou a importância de se utilizar
sites como Facebook e You Tube. Para ele, qualquer empresa que queira se
conectar de forma eficiente com seus clientes vai precisar estar presente nas
redes sociais. "Só no You Tube são feitas mais 4 bilhões de pesquisas
diariamente", garantiu. "É uma questão de cultura. A companhia
precisa estar imersa neste mundo". Frary mostrou uma seleção de empresas
que utilizam estas ferramentas de forma criativa e inteligente. "No Brasil
o grande destaque é o Hotel Urbano. Eles já conseguiram mais de 6 milhões de
likes no Facebook", afirmou.
Tripadvisor
Como um dos maiores sites
do mundo que reúne hotéis e dá a oportunidade de clientes opinarem sobre suas
estruturas e serviços que receberam, o Tripadvisor marcou presença no segundo
dia do evento, com palestra sobre como as empresas podem se aproveitar das
ferramentas oferecidas pelo site para promover seus negócios. “É uma forma
de os hotéis monitorarem a opinião de seus clientes e saberem o que está
funcionando bem e o que não está”, explica o gerente do Tripadvisor para
América Latina, Marco Jorge.
Com o pagamento de uma
anuidade, os hotéis podem ainda ter um perfil especial dentro do site e
direcionar parte do fluxo do Tripadvisor, que chega a 500 milhões de pessoas
mensalmente, para suas páginas próprias na internet.
Fórum de Turismo MICE ICCA
Com a presença de
convidados chave do mercado brasileiro de eventos e incentivos, o Fórum de
Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da ICCA
– International Congress and Convention Association) abordou o futuro do
setor no Brasil e no mundo. Em uma conversa descontraída, Mônica Romano,
gerente de eventos da Editora Abril, Angélica Perez, gestora de eventos da
Pirelli, e Hélio Gianotti, gerente de desenvolvimento da Novartis, discutiram
as dificuldades enfrentadas. O consenso é de que a falta de mão de obra
especializada é o maior entrave neste segmento. “Essa é uma das
atividades que mais crescem no mundo hoje e os profissionais da área estão cada
vez mais valorizados”, afirmou Gianotti.
A WTM Latin
America 2013, que continua nesta quinta-feira, é organizada pela Reed Travel
Exhibitions, sediada em Londres. Conta com apoio institucional da Embratur e
patrocínio da Alemanha, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC), Sebrae Nacional, Accor e Travelport. Mais informações podem ser
obtidas em www.wtmlatinamerica.com.
Comentários