WTM Latin America aproxima empresários do setor de turismo


Segundo dia da feira foi marcado por intensa troca de contatos e experiências entre fornecedores da indústria de viagens de todo o mundo

O segundo dia da World Travel Market Latin America, que acontece pela primeira vez no continente, em conjunto com o 39º Encontro Comercial Braztoa, foi marcado pela intensa realização de negócios entre os visitantes que estiveram no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e os 1,2 mil expositores de 44 países. Ao longo da quarta-feira (24 de abril), centenas de contratos, acordos e entendimentos tiveram seu pontapé inicial dado em várias rodadas de negociação que uniram compradores e vendedores de produtos e serviços de turismo de todo mundo em busca de boas oportunidades. Os auditórios do centro de exposições também foram palco de discussões sobre as boas perspectivas para esta indústria e de como utilizar as novas ferramentas do mundo digital para alavancar oportunidades.

Speed Networking

Dois eventos, logo pela manhã, colocaram frente a frente empresários dos mais diferentes ramos da indústria do turismo que estavam em busca de negócios na feira. O primeiro deles, o já tradicional Speed Networking, da World Travel Market de Londres, atraiu cerca de 150 hosted buyers, operadores emissivos de turismo que foram convidados pela organização do evento para conhecer fornecedores. Eles vieram de diversos países dos cinco continentes interessados em destinos, produtos e serviços para convencer viajantes de todo o mundo a conhecer a América Latina.

O Speed Networking funciona como uma rodada rápida de negócios. Cada expositor tem cinco minutos para apresentar seu produto aos hosted buyers, que são divididos geograficamente e por área de atuação. “Esse é uma oportunidade ótima para apresentar nosso produto e, principalmente, para conhecer pessoalmente as pessoas com quem, no futuro, esperamos fazer negócios”, conta Andreza Fedalto, do projeto Rota das Emoções, que promove Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, e foi uma das cerca de 300 expositoras que participaram do evento. Na outra ponta estavam empresas como a de Ping He, diretora de Global Resources da Maritz Travel Company. “Somos uma companhia especializada na organização de eventos, de qualquer porte, e acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme nesse setor, por isso estou aqui para conhecer hotéis e centros de convenção”, disse ela.

Encontro Braztoa

A Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - também organizou ação semelhante. Centenas de pessoas, entre os membros da entidade e convidados, tiveram a oportunidade de conhecer e captar novos agentes de viagens de toda a América Latina. “Em duas horas, já fiz 14 contatos que considero importantes e que podem virar bons negócios no futuro”, disse Marcos Rogério de Souza, gerente de Novos Negócios de Turismo da Mapfre, que comercializa diversos tipos de seguros para viagem em 108 países. A gerente de Produtos da operadora de viagens Flytour, Bárbara Picolo, também aproveitou o evento para fazer mais contatos. “Tem gente do mundo todo fazendo negócios aqui. Acho que a feira vai ter que aumentar bastante esse espaço no ano que vem”, prevê.

WTM Vision Conference

Os participantes da World Travel Market Latin America também tiveram a oportunidade de conhecer as perspectivas para a indústria do turismo mundial no seminário WTM Vision Conference. Apresentando um amplo estudo desenvolvido pela Euromonitor International, a analista Lisandra Minussi mostrou que as previsões continuam positivas para o setor ao longo dos próximos cinco anos. De acordo com a pesquisa, estima-se que haverá um crescimento médio anual de 4% até 2017, cerca de meio ponto percentual acima do crescimento médio do PIB mundial. O estudo apontou que o segmento de viagens médicas continuará como um dos líderes em expansão pelos próximos cinco anos, com um avanço médio anual de quase 9%. “É importante verificar ainda que as viagens em empresas de baixo custo terão um acréscimo semelhante nesse período”, disse Lisandra. “Em alguns países que estão apostando fortemente nesse modelo de negócios pode chegar a mais de 35%, como nas Filipinas”, completou.

A Euromonitor International também aposta que o setor continuará seu ciclo de crescimento no Brasil, em especial por conta dos grandes eventos internacionais que o país vai sediar nos próximos três anos. Lisandra Minussi destacou os cerca de R$ 2,5 bilhões que estão sendo investidos no setor hoteleiro nacional. “Apenas entre esse ano e 2014 cerca de 22 mil quartos serão construídos”. A analista, no entanto, destacou que ainda há muito espaço para crescer. “Em 2012 tivemos 5,6 milhões de turistas estrangeiros, enquanto a França mais de 80 milhões. Apesar de todas as diferenças regionais, isso mostra o quanto o Brasil, com tantos destinos que tem, pode expandir esses números.”

Uma vitória nesse sentido foi conquistada ontem por Bonito, no Mato Grosso do Sul, escolhida pela Sociedade Internacional de Ecoturismo para sediar a conferência anual da Ties, a sigla em inglês desta que é a mais importante entidade de turismo sustentável do mundo. A cidade disputava com outras oito, foi para final contra Quito, no Equador, e venceu. A 14ª edição da ESTC (Ecotourism and Sustainable Tourism Conference) vai acontecer em abril do próximo ano e será, claro, mais uma grande oportunidade para o país divulgar mundialmente suas atrações. “Tive a felicidade de ver Bonito crescendo com o turismo e, agora, a cidade vai mostrar que, apesar de ser pequena, é capaz de receber um evento dessas proporções”, comemora o prefeito Leonel de Souza Brito.

Mark Frary, um consultor especializado em mídias sociais, também mostrou a importância de se utilizar sites como Facebook e You Tube. Para ele, qualquer empresa que queira se conectar de forma eficiente com seus clientes vai precisar estar presente nas redes sociais. "Só no You Tube são feitas mais 4 bilhões de pesquisas diariamente", garantiu. "É uma questão de cultura. A companhia precisa estar imersa neste mundo". Frary mostrou uma seleção de empresas que utilizam estas ferramentas de forma criativa e inteligente. "No Brasil o grande destaque é o Hotel Urbano. Eles já conseguiram mais de 6 milhões de likes no Facebook", afirmou.

Tripadvisor

Como um dos maiores sites do mundo que reúne hotéis e dá a oportunidade de clientes opinarem sobre suas estruturas e serviços que receberam, o Tripadvisor marcou presença no segundo dia do evento, com palestra sobre como as empresas podem se aproveitar das ferramentas oferecidas pelo site para promover seus negócios. “É uma forma de os hotéis monitorarem a opinião de seus clientes e saberem o que está funcionando bem e o que não está”, explica o gerente do Tripadvisor para América Latina, Marco Jorge.

Com o pagamento de uma anuidade, os hotéis podem ainda ter um perfil especial dentro do site e direcionar parte do fluxo do Tripadvisor, que chega a 500 milhões de pessoas mensalmente, para suas páginas próprias na internet.

Fórum de Turismo MICE ICCA

Com a presença de convidados chave do mercado brasileiro de eventos e incentivos, o Fórum de Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da ICCA – International Congress and Convention Association) abordou o futuro do setor no Brasil e no mundo. Em uma conversa descontraída, Mônica Romano, gerente de eventos da Editora Abril, Angélica Perez, gestora de eventos da Pirelli, e Hélio Gianotti, gerente de desenvolvimento da Novartis, discutiram as dificuldades enfrentadas. O consenso é de que a falta de mão de obra especializada é o maior entrave neste segmento. “Essa é uma das atividades que mais crescem no mundo hoje e os profissionais da área estão cada vez mais valorizados”, afirmou Gianotti.
  
  A WTM Latin America 2013, que continua nesta quinta-feira, é organizada pela Reed Travel Exhibitions, sediada em Londres. Conta com apoio institucional da Embratur e patrocínio da Alemanha, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sebrae Nacional, Accor e Travelport. Mais informações podem ser obtidas em www.wtmlatinamerica.com.


Comentários