TAM e LAN recebem seus primeiros Airbus A320 equipados com sharklets





Até 2017, as companhias terão mais de 100 aeronaves com esta tecnologia, cuja aquisição significou um investimento de aproximadamente US$ 100 milhões


 
– Com o objetivo de fortalecer seu compromisso constante com o meio-ambiente e seguir na vanguarda do setor, com uma das frotas de aviões mais modernos da indústria, TAM e LAN receberam no Brasil e no Chile, respectivamente, seus primeiros aviões da frota Airbus A320 com sharklets. Estes dispositivos são fabricados com materiais compostos de baixo peso e avançada tecnologia e instalados nas extremidades das asas para reduzir sua resistência aerodinâmica. Isto permite melhorar a capacidade de decolagem das aeronaves, aumentar a eficiência no uso do combustível, diminuir as emissões de CO2 em até 4%, além de reduzir o ruído.
“A aviação comercial emite 2% do CO2 mundial. Na TAM e na LAN, estamos constantemente comprometidos em reduzir desse número com ações concretas. A instalação de sharklets em toda a nossa frota Airbus A320 é um investimento do qual estamos muito felizes, pois nos permitirá operar com um menor impacto ambiental”, ressalta Justin Siegel, gerente sênior de Projetos do Grupo LATAM Airlines.

Entre 2013 e 2017, TAM e LAN receberão mais de 100 aviões com esta tecnologia. A instalação dos sharklets nestes aviões exigiu um investimento de aproximadamente US$ 100 milhões. A TAM recebeu hoje um destes aviões, que será operado em rotas domésticas, enquanto a LAN receberá dois destes aviões neste mês, que também serão operados apenas nas rotas domésticas da companhia no Chile.

“Estamos muito orgulhosos de entregar a última versão de nosso melhor modelo dentro da família A320, que incluí sharklets. Estamos confiantes de que ajudaremos a TAM e a LAN a alcançar um uso mais eficiente de combustível e a ter uma operação cada vez mais ecológica”, comenta Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para América Latina e Caribe.
Airbus A320neo
Cabe destacar que, além de modernizar seus atuais aviões A320, TAM e LAN também tem encomendas para, respectivamente, 22 e 20 novas aeronaves Airbus A320neo, que serão entregues entre 2016 e 2018.

O A320neo é uma nova opção dentro da família A320 e incorpora motores mais eficientes, além dos sharklets em suas asas. Esta combinação proporcionará até 15% de economia de combustível, entre outros benefícios, o que equivale a uma redução de 3.600 toneladas de CO2 por aeronave.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em
www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.


Assessoria de Imprensa- Tam

Comentários