Seridó produzirá confecções para a Guararapes‏

Reestruturar a gestão industrial com sustentabilidade, melhorar a renda do trabalhador e as condições sociais e econômicas da região Seridó do Rio Grande do Norte. Estes foram os objetivos alcançados após três anos do Projeto de Mudanças Tecnológicas e Sustentabilidade Empresarial, desenvolvido pelo SENAI-RN em parceria com a Associação Seridoense de Confecções (Asconf). O balanço das ações desenvolvidas de 2010 a 2013 foi apresentado durante reunião de encerramento do programa realizada nesta quarta-feira (03), em Acari.

O consultor sistêmico do SENAI-RN, Graco Aurélio, explicou como foi realizado o projeto. “A experiência vem da metodologia aplicada do plano estratégico. Nosso trabalho é 30% científico, 10% é monitoramento e o restante é chão de fábrica. É um trabalho sistêmico e seu foco é a área de custos, pois mexe diretamente com o bolso do empresário, e é o ponto de equilíbrio. Afinal, por que o custo está alto? Aqui a grande dificuldade foi convencê-los a ir para sala de aula, mas eles foram”, disse.

Atualmente o projeto atua em sete municípios: Parelhas, Cerro Corá, Acari, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Cruzeta e São Fernando. Medindo em números, em três anos do Projeto de Mudanças Tecnológicas e Sustentabilidade Empresarial houve um crescimento de 18,4% do volume de produção de peças e crescimento de 32,3% do faturamento das empresas.

Um parceiro importante do projeto foi a Hering, que há 13 anos trabalha com facções no RN. O coordenador de produção da Hering, Estélio Bosquetti, falou sobre a evolução do setor. “No inicio eram quatro, depois passaram para seis e oito facções e este ano chegamos a 90. É uma parceria que está dando certo e que cresce a cada ano em média 20%. Hoje nós trabalhamos com cerca de 26 mil peças/dia. Nossa meta é passar de 100 facções em 2014”, explicou.

O presidente da Asconf, Leonardo Ferreira de Azevedo, explicou com o Projeto de Mudanças Tecnológicas e Sustentabilidade Empresarial a associação, fundada em 2010, atingiu seu objetivo. “Hoje os empresário da região do Seridó tem uma visão sobre o associativismo e vamos buscar cada vez mais. Estamos buscando qualificação, parcerias para desenvolver o Seridó. Nossa perspectiva de abertura de 200 novos postos de trabalho, novas parcerias e novo projeto junto ao SENAI”, enfatizou.

A novidade da reunião ficou a cargo do coordenador de relacionamento com facções do Grupo Guararapes, Fernando Fernandes, que anunciou o inicia das atividades em parceria com facções no RN.  “Este é o primeiro passo da Guararapes para o trabalho com facções. Hoje estamos começando pelo Seridó. Nosso objetivo é ampliar essas parcerias e no momento que consolidarmos haverá expansão”, afirmou.

Fernando Fernandes explicou a escolha das empresas da região. “Buscamos o Seridó primeiro pela credibilidade e segundo pela nossa necessidade de crescer o volume de produção, chegando a uma produção de cinco mil peças/dia. Atualmente trabalhamos com quatro fornecedores que trabalharão com malha e tecido plano. As lojas Riachuelo que fazem parte do grupo expandem a cada ano e viu-se esta nessa necessidade de ampliar nosso volume de produção e não seria possível sem a terceirização”, disse.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato de Bonelaria do RN, Jaedson Dantas; a coordenadora do SENAI, Elienai Matias;  representantes do SENAI Caicó, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, CAIXA, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Acari e SEBRAE.

Comentários