Projeto Turismo de Negócios inicia na próxima semana com cursos que aquecerão o mercado de eventos e hotelaria


Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o Uberlândia Convention & Visitors Bureaus


O Projeto Turismo de Negócios, que se inicia na semana que vem, é um projeto criado em 2009 pelo Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e Prefeitura Municipal de Uberlândia com a proposta de aumentar o número de eventos captados e o número de turistas de negócios e eventos, desenvolvendo e consolidando a imagem de Uberlândia como destino turístico.

Entre os assuntos do projeto está o diagnóstico de maturidade de gestão, uma avaliação do modelo de gestão das empresas, cujo intuito é o de identificar seus pontos fortes, suas oportunidades de melhoria e necessidades de qualificação. “É um norte para o desenvolvimento da empresa para que ela possa identificar os métodos necessários ao aumento da sua competitividade e sustentabilidade do negócio”, disse o coordenador executivo do UC&VB, Basileu Tavares.

Outro ponto alto do Turismo de Negócios é o FAMTUR, ação que visa trazer para Uberlândia, promotores de eventos para que conheçam a infraestrutura local, gerando oportunidades de captação de eventos e assim negócios para os empresários locais.

Além disso, o projeto também ajuda os envolvidos a fazer uma avaliação da identidade corporativa, comunicação institucional e promocional através do briefing de uma consultora especializada no setor de turismo de negócios e eventos mundial, por meio do Design Gráfico.

Este ano, o Projeto Turismo de Negócios está voltado aos hoteleiros, organizadores, promotores de eventos, diretores de espaços para eventos e prestadores de serviços ligados a rede de Turismo de Negócios e Eventos do município de Uberlândia.

Na avaliação de Rodrigo Cordeiro que ministra hoje o curso “Organização de Eventos Técnicos e Científicos”, o aquecimento econômico vivenciado pelo Brasil nos últimos anos, contrastando com a crise econômica que assola alguns países da Europa, somado à realização da Copa do Mundo da FIFA em 2014 e das Olimpíadas em 2016 abriu os olhos do Mundo para as oportunidades presentes. Essa mudança no cenário econômico vem trazendo ao Brasil grande número de eventos internacionais entre 2014 e 2019, o mercado precisa estar preparado para absorver.

Ele afirma que os eventos técnico-científicos reúnem características peculiares porque exercem papel fundamental na propagação de conhecimentos tecnológicos e científicos, são pouco sensíveis a crises econômicas e independem exclusivamente do Poder Público.

“Do ponto de vista do Turismo, os eventos técnico-científicos respondem por ocupação em período de baixa temporada, envolvem uma grande cadeia de fornecedores, geram ocupação na rede hoteleira, em restaurantes, bares, supermercados, farmácias e atrativos turísticos. Além do mais, geram empregos, renda, divisas e conhecimento. Conhecimento gera discernimento e discernimento muda a forma de vida. Neste sentido, o resultado esperado deste Curso é reciclar os conhecimentos dos gestores das empresas organizadoras de eventos, assim como é uma excelente oportunidade para agregar novos profissionais em uma área com enorme potencial de crescimento no Brasil nos próximos anos”, enfatiza Rodrigo Cordeiro.

As vagas estão abertas e os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o Uberlândia Convention & Visitors Bureaus pelo telefone (34) 3219-5705.

Comentários