Praia do Forte em Natal terá projeto de acessibilidade portadores de necessidades especiais



Os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril e  de Esporte e Lazer, Eduardo Machado em reunião realizada hoje pela manhã na Seturde conheceram o projeto “Sol e Mar para Todos – Natal praia acessível” apresentado pela Técnica em Patologia Clínica, Patrícia que tem como principal objetivo tornar possível o acesso dos deficientes físicos as praias de Natal.
O projeto baseia-se na utilização das cadeiras anfíbias, produzida toda em material flutuante, e no auxílio de técnicos e graduados da área de saúde para levar os deficientes até o mar. Além disso, são necessários os equipamentos de acesso e permanência dos deficientes na areia da praia. A técnica ressaltou que é fundamental para o projeto a criação de uma rampa de acesso do final do calçadão até o posto do projeto. “Nós já realizamos alguns estudos e identificamos que a melhor área pra implantação do projeto é na Praia do Forte, principalmente por causa das correntes marítimas”, ressaltou Patrícia.
Esse projeto já vem sendo realizado em diversas capitais do país,  como: Salvador, Paraíba, João Pessoa, São Paulo, Rio de Janeiro, além de Fernando de Noronha e o desenvolvimento do projeto tem gerado integração dos deficientes com atividades até então não praticadas, visto que o projeto abrange outras vertentes como a prática de esportes adaptados na areia, como o frescobol e o vôlei sentado.
Os secretários, Fernando Bezerril e Eduardo Machado se interessaram pelo projeto e irão buscar parceiros que possam viabilizar, junto com a Prefeitura de Natal, a criação desse projeto em Natal. “O projeto é de total interesse da Secretaria de Turismo de Natal,  precisamos oferecer acesso aos turistas todas as possibilidades de acesso. Esse projeto já vem dando certo em outras capitais e em breve, nós pretendemos tê-lo aqui em Natal”, afirmou o secretário Fernando Bezerril.


foto (2).JPG

Comentários