Museu TAM destaca a ligação do autor de O Pequeno Príncipe com a aviação




 
Saint-Exupéry foi piloto em empresa que está nas origens da Air France


 
No mês em que são comemorados os 70 anos do livro O Pequeno Príncipe (lançado em 6 de abril de 1943, em Nova York), o Museu TAM lança uma exposição que mostrará a vida e a obra do autor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, e a sua passagem pela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
A mostra “De Saint-Exupéry a Zeperri”, realizada gratuitamente no Centro de Acolhimento do museu entre 24 de abril e 24 de maio, é um convite para conhecer uma importante etapa da história da aviação da qual o francês fez parte.
 
Biográfica e muito ilustrada, a exposição tem a curadoria de Mônica Cristina Corrêa, doutora em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (USP) e representante da Succession Saint-Exupéry (www.zeperri.org) no Brasil, instituição responsável por preservar e difundir a trajetória e a obra do piloto e escritor francês.
 
 
Trajetória

Embora tenha ficado muito famoso como escritor, Saint-Exupéry foi também um piloto de avião mundialmente conhecido. Além de O Pequeno Príncipe, escreveu livros memoráveis que relatam a proeza que era pilotar nas décadas 1920 e 1930, entre eles Correio Sul (1929); Voo Noturno (1931); Terra dos Homens (1939); Piloto de Guerra (1942) e Carta a um Refém (1942). Sua vocação para a literatura lhe rendeu o título de “poeta da aviação”, assim como diversos prêmios e adaptações cinematográficas de suas obras.
 
Saint-Exupéry iniciou sua carreira na então companhia de correio aéreo Latécoère, empresa que atualmente fabrica aeronaves.  Entre 1929 e 1931, o piloto supervisionou escalas entre Buenos Aires (Argentina) e Rio de Janeiro pela Aéropostale, o que fez com que ele passasse com certa regularidade por cidades do sul do Brasil, como Florianópolis. É na capital catarinense que se encontra um dos maiores patrimônios históricos relativos à Aéropostale no Brasil, como os mais de 320 mil metros do aeródromo da companhia e a casa dos pilotos, que hoje são administrados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Posteriormente, a companhia se uniu a outras empresas e, assim, foi formada a Air France.
 
Durante sua passagem por Florianópolis, o piloto ficou conhecido como “Zeperri” por conta da dificuldade que cidadãos locais tinham em pronunciar seu nome. O francês, que também era piloto militar, desapareceu quando sobrevoava o Atlântico, numa missão de reconhecimento, em 1944.
 
Os interessados em visitar a exposição poderão aproveitar para conhecer o Museu TAM, mediante pagamento de ingresso. O local, que abriga o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, funciona de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15 horas).
 
Para mais informações sobre a biografia de Saint-Exupéry e projetos relacionados ao piloto e escritor acesse www.zeperri.org.
 
 
SERVIÇO

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até às 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.

Entrada gratuita às quartas-feiras
Estacionamento e Wi-Fi gratuitos

Sobre o Museu TAM
O Museu TAM (www.museutam.com.br), localizado em São Carlos (interior de São Paulo), possui o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, com 79 aeronaves em exposição. Nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental. Criado em 1993, o espaço abriu ao público em 2006 com o nome de “Museu Asas de um Sonho” e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como “Museu TAM”. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas.
 
Assessoria de Imprensa- Tam

Comentários