Fórum Eventos 2013 apresenta os resultados do Barômetro da Indústria de Eventos


Maioria das empresas entrevistadas disse ter aumentado o faturamento em 2012
Preocupação com escassez e encarecimento da mão de obra, custos dos serviços e materiais é apontada, apesar dos excelentes indicadores de crescimento
Os resultados do primeiro Barômetro sobre a Indústria de Eventos no Brasil, realizado pela Eventos Expo Editora, foram bastante satisfatórios, mostrando que o setor continua em ascensão. A maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretendem investir mais ainda em 2013. O mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas.
Para a realização do 1º Barômetro da Indústria de Eventos, a Expo Editora consultou 1.219 empresas de seu próprio cadastro e também de outras entidades, como Abeoc Brasil, Abrafec, Abrace, Ampro, Sindiprom e Ubrafe. 152 responderam a pesquisa, sendo que, destas, 41% são agências de eventos, 19,3% fornecedoras para eventos, 15,7% montadoras, 15,7% organizadoras de congresso e 6% promotoras de feiras. O Barômetro anual levanta sete aspectos da atividade destas empresas: faturamento, budget, empregos, investimento, custos, participantes e segmentos mais ativos.
O objetivo do estudo anual foi medir a transformação e as perspectivas de evolução (positiva ou negativa) no faturamento, número de participantes, orçamento, empregos e a quantidade de pequenos, médios e grandes eventos, nacionais e internacionais. A maioria das empresas entrevistadas (65%) indicou aumento no faturamento em relação a 2011, sendo que 56% indicaram crescimento superior a 6%.  Para 76% dos entrevistados, 2013 deve se manter com bons resultados, com crescimento acima de 6%.
A variação do budget para eventos nas empresas pesquisadas mostrou alta acima de 6% para 31,7% dos respondentes, sendo que 23,2% apontaram crescimento acima de 10%. O otimismo para 2013 prevalece também com relação ao budget, que deve aumentar na opinião de 58,6% dos entrevistados.
A variação positiva no volume de participantes, segundo 48,8% dos respondentes, explica o aumento do faturamento e no budget dos eventos. O aumento de empregos gerados também foi apontado por 54,9% das empresas.
Embora o crescimento de faturamento, budgets, investimentos e empregos tenha se confirmado, as empresas entrevistadas demonstraram uma preocupação em relação à escassez e encarecimento da mão de obra, encarecimento no custos dos serviços e materiais, e apontaram que a crise internacional afetou a organização de eventos no Brasil. Na perspectiva de 2013, a crise continua sendo a maior preocupação, mas a Copa de 2014 e Copa das Confederações passam a demonstrar importância a partir deste ano, com 50% mais menções que a crise na lista dos TEN TOP TRENDS. Questões como concorrência predatória, segurança, inflação, falta de infraestrutura, incentivo e estabilidade política também são apontados como problemas.
Já os bons resultados obtidos com o Salão do Automóvel foram mencionados como favoráveis. Entre os aspectos positivos para o setor, aparecem a Copa de 2014, a mudança no perfil dos eventos e a inclusão da sustentabilidade na pauta do setor.
A pesquisa do Barômetro será repetida trimestralmente, fornecendo indicadores da atividade referente aos quatro trimestres do ano quanto às perspectivas dos negócios, faturamento, budget, empregos e participação nos eventos. Anualmente, também serão avaliados os temas que mereceram mais atenção dos dirigentes empresários, no ano que passou e na perspectiva do ano em curso.

Sobre a Eventos Expo Editora
Há mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 3,1 % do PIB e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor.
Entre seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um portal, duas newsletters e a maior premiação das indústrias de eventos e turismo brasileira, o Prêmio Caio, que está em sua 13ª edição.

Comentários