Maioria das empresas entrevistadas disse ter aumentado o faturamento em 2012
Preocupação
com escassez e encarecimento da mão de obra, custos dos serviços e
materiais é apontada, apesar dos excelentes indicadores de crescimento
Os
resultados do primeiro Barômetro sobre a Indústria de Eventos no
Brasil, realizado pela Eventos Expo Editora, foram bastante
satisfatórios, mostrando que o setor continua em ascensão. A
maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em
2012 e 67% delas confirmou que pretendem investir mais ainda em 2013. O
mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria
dos negócios para 64,7% das empresas.
Para
a realização do 1º Barômetro da Indústria de Eventos, a Expo Editora
consultou 1.219 empresas de seu próprio cadastro e também de outras
entidades, como Abeoc Brasil, Abrafec, Abrace, Ampro, Sindiprom e
Ubrafe. 152 responderam a pesquisa, sendo que, destas, 41% são agências
de eventos, 19,3% fornecedoras para eventos, 15,7% montadoras, 15,7%
organizadoras de congresso e 6% promotoras de feiras. O Barômetro anual
levanta sete aspectos da atividade destas empresas: faturamento, budget,
empregos, investimento, custos, participantes e segmentos mais ativos.
O
objetivo do estudo anual foi medir a transformação e as perspectivas de
evolução (positiva ou negativa) no faturamento, número de
participantes, orçamento, empregos e a quantidade de pequenos, médios e
grandes eventos, nacionais e internacionais. A maioria das empresas
entrevistadas (65%) indicou aumento no faturamento em relação a 2011,
sendo que 56% indicaram crescimento superior a 6%. Para 76% dos
entrevistados, 2013 deve se manter com bons resultados, com crescimento
acima de 6%.
A
variação do budget para eventos nas empresas pesquisadas mostrou alta
acima de 6% para 31,7% dos respondentes, sendo que 23,2% apontaram
crescimento acima de 10%. O otimismo para 2013 prevalece também com
relação ao budget, que deve aumentar na opinião de 58,6% dos
entrevistados.
A
variação positiva no volume de participantes, segundo 48,8% dos
respondentes, explica o aumento do faturamento e no budget dos eventos. O
aumento de empregos gerados também foi apontado por 54,9% das empresas.
Embora
o crescimento de faturamento, budgets, investimentos e empregos tenha
se confirmado, as empresas entrevistadas demonstraram uma preocupação em
relação à escassez e encarecimento da mão de obra, encarecimento no
custos dos serviços e materiais, e apontaram que a crise internacional
afetou a organização de eventos no Brasil. Na perspectiva de 2013, a
crise continua sendo a maior preocupação, mas a Copa de 2014 e Copa das
Confederações passam a demonstrar importância a partir deste ano, com
50% mais menções que a crise na lista dos TEN TOP TRENDS. Questões como
concorrência predatória, segurança, inflação, falta de infraestrutura,
incentivo e estabilidade política também são apontados como problemas.
Já
os bons resultados obtidos com o Salão do Automóvel foram mencionados
como favoráveis. Entre os aspectos positivos para o setor, aparecem a
Copa de 2014, a mudança no perfil dos eventos e a inclusão da
sustentabilidade na pauta do setor.
A
pesquisa do Barômetro será repetida trimestralmente, fornecendo
indicadores da atividade referente aos quatro trimestres do ano quanto
às perspectivas dos negócios, faturamento, budget, empregos e
participação nos eventos. Anualmente, também serão avaliados os temas
que mereceram mais atenção dos dirigentes empresários, no ano que passou
e na perspectiva do ano em curso.
Sobre a Eventos Expo Editora
Há
mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na
produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de
eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que
representa 3,1 % do PIB e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a
editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e
difusoras de conteúdo do Setor.
Entre
seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um
portal, duas newsletters e a maior premiação das indústrias de eventos e
turismo brasileira, o Prêmio Caio, que está em sua 13ª edição.
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