Estácio embarca na Expedição Oriente com a Família Schurmann


A terceira volta ao mundo da Família Schurmann contará com o apoio de alunos, professores e pesquisadores da Estácio
A Família Schurmann partirá para mais uma navegação histórica e dessa vez a Estácio fará parte da jornada da família mais desbravadora do Brasil. Em sua terceira volta ao mundo, que terá início no dia 24 de novembro, o casal Vilfredo e Heloísa terá a companhia dos filhos Pierre, David, Wilhelm, além do neto Emmanuel Schurmann. Embarcados no veleiro Kat, eles farão a rota baseada na teoria de que os chineses foram os primeiros a contornar o globo.
Na fase preparatória da Expedição, a Estácio já participa ativamente com projetos envolvendo alguns cursos. Educação Física e Fisioterapia, por exemplo, estão elaborando o programa de preparação física dos tripulantes. Docentes de Design de Moda estão responsáveis pela criação de uma coleção ergonômica, estética e funcional que a família poderá vestir a bordo. E a turma de Farmácia tem pela frente o desafio da preparação de guias de riscos de interação medicamentosa.
Durante a Expedição, que terá a participação de docentes pesquisadores em alguns trechos da rota, estão previstos projetos vinculados às áreas de Engenharia Ambiental, que estudará a localização e avaliação de ilhas de lixo não recicláveis no Oceano Atlântico; Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, que farão um estudo sobre ecossistemas marinhos e relações com o meio ambiente; História e Geografia, que avaliarão aspectos socioculturais, históricos e geográficos das localidades da expedição; e Engenharia de Controle e Automação Industrial, que darão apoio à navegação e posicionamento marítimo.
Outros projetos com base na sistematização das informações disponibilizadas pelo site interativo da Expedição serão desenvolvidos envolvendo áreas de Direito, Psicologia, Engenharia, Pedagogia e Comunicação.
Os alunos da instituição também têm lugar cativo nesta viagem: eles terão acesso, em tempo real, a momentos importantes do roteiro, como se estivessem dentro da embarcação com a Família Schurmann. O conhecimento captado será usado para a produção de conteúdo multimídia para os cursos das áreas envolvidas. Além disso, os aspectos mais importantes desse conhecimento também serão compartilhados com a sociedade, através de aplicativos gratuitos.
“A parceria com a Família Schurmann é um dos grandes projetos da Estácio em 2013. Tem um significativo altamente simbólico para nossa instituição porque se ancora em valores muito caros para nós e para nossos quase 280 mil alunos em todo o país. O projeto Expedição Oriente está firmemente apoiado no sonho, na busca pelo novo, na capacidade de superação, na obstinação, na crença e na vitória. Na educação, da mesma forma, estes valores são pressupostos na formação para o trabalho e para a vida cidadã. Será uma viagem inesquecível para o Grupo Estácio”, diz Rogério Melzi, presidente do Grupo Estácio.

Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 42 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 284,4 mil alunos matriculados. Formada por 38 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 39 cidades de 20 estados. Com um total de 74 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet. Saiba mais em www.estacio.br.

.

Comentários