Embratur e Centro Turismo Alemão traçam ações bilaterais para estimular a troca de experiência na promoção do turismo


CONEXÃO BRASIL ALEMANHA



“Alemanha + Brasil – quando ideias se encontram” sob este lema a Alemanha comemora, a partir do mês de maio, o ano do país no Brasil. Aproveitando a oportunidade para praticar intercâmbios de ideias, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) alinhou com o Centro Turismo  Alemão (DZT - sigla em alemão) uma série de acordos de cooperação, que foram anunciados ontem durante a WTM (World Travel Market) Latin America, em São Paulo.

A primeira medida realizada para a cooperação entre os países foi a assinatura da carta de intenções, na última edição da WTM (World Travel Market), em novembro do ano passado, em Londres. Nesta carta, ficou estabelecida a aproximação e entre a Embratur e a DZT, com o objetivo de traçar ações bilaterais, cooperação e troca de experiências de sucesso na promoção do turismo internacional. Já no começo deste ano, durante a ITB Berlim foi realizada uma  reunião com representantes das duas instituições  quando foi definido os principais objetivos,  estratégias e atividades em conjunto.

A partir destes primeiros contatos  para a realização dos acordos, a Embratur definiu alguns campos estratégicos, nos quais o Instituto é referência mundial.  Entre os campos estão a pesquisa de mercados e desenvolvimento de produtos, mídias sociais e promoção online; e os segmentos esportivo, de negócios, cultura, LGBT,  Ecoturismo e Sustentabilidade e responsabilidade social.

Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, a oportunidade de aproximar a rede de contatos é uma busca pela inspiração e soluções para aprimorar a qualidade e capacitação do setor no país. “Podemos aproveitar o know- how dos alemães, para recepção dos megaeventos , explica Lomanto.

Perfil do turista alemão

Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013. Em 2012, a Alemanha se classificou como o terceiro maior emissor de turistas, quando 258.437 cidadãos alemães entraram em nosso país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo no início da semana.  O gasto médio nas viagens motivadas por eventos e negócios é de US$ 116 e a permanência, em média de 15 dias. Quando a visita ao Brasil é estimulada pelo lazer, o gasto médio é de US$ 97 e a estadia é de, em média, 14 dias. Entre os destinos preferidos estão o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Assessoria de Imprensa - Embratur



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