Em iniciativa inédita, Vinícola Perini leva curso sobre suco de uva para a maior rede de supermercados do Rio Grande do Norte



Com oito lojas e mais de 3 mil funcionários na região metropolitana de Natal, grupo Nordestão receberá série de palestras

Em uma ação inédita, a Vinícola Perini está levando um curso exclusivamente dedicado aos sucos de uva para a maior rede de supermercados do Rio Grande do Norte. O Nordestão, com oito lojas espalhadas pela região metropolitana de Natal, é o maior grupo supermercadista potiguar, com 3,2 mil funcionários. As palestras serão ministradas pela sommelier e enóloga da Perini, Flávia Cavalcanti, entre 8 a 10 de maio, em duas unidades da rede.

No dia 8, o curso passa pela loja Cidade Jardim. Nas duas datas seguintes, 9 e 10, a contemplada será a loja Lagoa Nova, agregando também os clientes da loja do bairro Tirol, área nobre de Natal. A atividade tem início previsto sempre para as 14h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Os interessados podem buscar mais informações pelo email eunice@nordestão.com.br, ou telefones (84) 3615 2679 e (84) 9128 2911. O evento terá cobertura total da Rádio Nordestão.

 A expectativa é de 100 participantes por turma, entre enólogos, sommeliers, apreciadores dos derivados da uva, consultores e clientes da rede. Na sequência de cada palestra, haverá degustação dos sucos de uva das linhas Jota Pe e Perini. Lançada no final de 2012, a linha Perini contempla varietais premium, elaborados nas versões branco e tinto com uvas moscato e bordô, respectivamente.“Teremos a oportunidade de esclarecer, por exemplo, a diferença do suco de uva integral elaborado pela Perini, em que o único ingrediente é uva, sem adição de conservantes, açúcar ou água, em relação a outras bebidas que existem no mercado, como o néctar, o refresco, o suco desidratado e o reconstituído”, explica Flávia.

Para se ter uma ideia, enquanto o suco de uva integral da Perini é elaborado 100% com uva, entre os néctares, refrescos e afins o percentual da fruta não passa de 30%. E no caso do suco reconstituído, trata-se de uma diluição do concentrado, que por sua vez, já é obtido a partir da desidratação parcial da uva.

Se a diferença já parece grande nas formas de composição e elaboração de cada tipo de produto, torna-se gritante quando examinada em laboratório. Amostras dos sucos de uva 100% da Perini foram utilizadas em pesquisa conduzida pela biomédica Caroline Dani. Os resultados, já encaminhados a publicações internacionais, falam por si: “O suco de uva integral e natural apresenta atividade antioxidante 88% superior aos reconstituídos e adoçados. Portanto, é capaz de auxiliar na prevenção ao desenvolvimento de doenças degenerativas e no retardo ao processo de envelhecimento. Ele ainda oferece o mesmo volume de vitamina C que o suco de laranja e pode suprir 100% das necessidades diárias de ferro, manganês, cobre e zinco”, refere Caroline.

Atividade antioxidante, típica das propriedades da uva, é aquela que combate os danos causados pela ação dos radicais livres, que ao longo da vida estimulam o surgimento de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Pela mesma razão, o suco de uva também contribui para a melhoria da capacidade de memória, com um incremento na ordem de 25%.
“Todos os nossos estudos mostram que suco de uva é capaz  de prevenir doenças, e não de remover um dano já instalado. Desta forma, crianças, que possuem uma quantidade mínima ou, às vezes, inexistentes de danos gerados pelos radicais livres, com certeza seriam as mais beneficiadas com o consumo da bebida, pois estariam formando uma barreira de proteção contra a ação dos radicais livres ao longo da vida”, esclarece a pesquisadora.

A pesquisa ainda demonstrou que a bebida tem ação neuroprotetora (podendo contribuir para prevenção de doenças como Parkinson, Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, demência senil, entre outras), hepatoprotetora (prevenindo malefícios ao fígado) e antigenotóxica. Apresentar atividade antigenotóxica, significa uma possível redução de danos ao DNA, cujas alterações estão relacionadas ao aparecimento do câncer.

Crédito das fotos em anexo: Divulgação

Comentários