Classes D e E, que impulsionaram o consumo durante o ano passado, pisam forte no freio no início de 2013
Alta da inflação e nos preços atingem diretamente as classes mais baixas e a
desaceleração do consumo continua no primeiro bimestre do ano
As
medidas adotadas pelo governo para conter os efeitos nocivos da
inflação não surtiram os efeitos esperados nos dois primeiros meses de
2013, aponta o estudo Consumer Insights
da Kantar Wordpanel. A inflação e os preços mais altos começam a ter um
forte reflexo no bolso das classes mais baixas que, pela primeira vez
desde o início de 2012, apresentam queda no volume de bens de consumo
não duráveis adquiridos e um crescimento inferior
as outras classes em valor gasto, além de ver o preço médio dos
produtos de sua cesta de compras subir mais em comparação com as outras
classes.
“Entre
todas as medidas que o governo vem adotando, como a recente revisão da
taxa Selic, duas delas tem claramente o objetivo de alavancar o consumo:
desoneração de produtos
da cesta básica e redução da conta de energia elétrica. No entanto,
2013 começa incerto e com a desaceleração do consumo nítida em todas as
classes sociais”, explica Christine Pereira, Diretora Comercial da
Kantar Worldpanel no Brasil.
Variações no consumo 1º bim. 2013 x 1º bim. 2012:
Classes
|
Unidades
|
Valor
|
Preço Médio
|
Frequência (no bim.)
|
Volume Médio
|
Total
|
- 5%
|
+ 12%
|
+ 9%
|
- 2X
|
+ 8%
|
Classe AB
|
Estável
|
+ 14%
|
+ 8%
|
Estável
|
+ 7%
|
Classe C
|
- 3%
|
+ 14%
|
+ 9%
|
- 2X
|
+ 8%
|
Classe DE
|
- 11%
|
+ 6%
|
+ 10%
|
- 2X
|
+ 8%
|
Cesta de alimentos é a que mais sofre com a inflação
Com
o preço médio em alta, a cesta de alimentos tem queda de 9% em
quantidade de itens adquiridos durante o primeiro bimestre do ano e foi a
responsável pela queda de toda
a cesta de bens de consumo não duráveis monitorada pela Kantar
Worldpanel. “Nós monitoramos 40 categorias dentro da cesta de alimentos,
destas, 14 apresentaram queda em número de produtos adquiridos”, diz
Christine.
Variações nas cestas 1º bim. 2013 x 1º bim. 2012:
Cestas
|
Unidade
|
Valor
|
Preço Médio
|
Frequência
|
Volume Médio p/ compra
|
Total
|
- 5%
|
+ 12%
|
+ 9%
|
- 2X
|
+ 8%
|
Alimentos
|
- 9%
|
+ 11%
|
+ 10%
|
- 2X
|
+ 8%
|
Bebidas
|
+ 2%
|
+ 11 %
|
+ 7%
|
Estável
|
+ 3%
|
Hig. e Beleza
|
Estável
|
+ 13%
|
+ 9%
|
Estável
|
+ 5%
|
Limpeza
|
+ 5%
|
+ 12%
|
+ 6%
|
Estável
|
+ 4%
|
Consumo continua desacelerando no início de 2013
O
estudo da Kantar Worldpanel aponta que a tendência de desaceleração do
consumo, que incomodou a economia do país no ano passado, invadiu 2013.
Dessa vez, o vilão é o aumento
dos preços. No primeiro bimestre de 2012, quando comparado ao mesmo
período do ano anterior, o preço médio da cesta teve um crescimento de
apenas 3% contra os 9% no primeiro bimestre de 2013. Por isso, o
dinheiro desembolsado pelo consumidor no início de 2012,
que cresceu 4%, chegou à 12% no início de 2013.
“Identificamos
que o consumidor brasileiro não quer abrir mão de suas conquistas,
produtos de maior valor agregado continuam no carrinho de compras, no
entanto, para que esses
produtos caibam em seu orçamento eles estão comprando menos e
realizando menos visitas aos pontos de venda, principalmente as classes
mais baixas. Mas, ainda não conseguimos afirmar se essa mesa farta,
mesmo com um jogo de cintura na hora do desembolso, vai
continuar durante o ano”, finaliza Christine Pereira, Diretora
Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.
Sobre Kantar Worldpanel
Kantar
Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de
painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina
análises avançadas e soluções
customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e
clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam
em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que
as pessoas compram o que usam e as atitudes
por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no
mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de
mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com
mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de
3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente
ou através de parceiros, Kantar
Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão
diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de
telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
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www.kantarworldpanel.com/br
Sobre Kantar
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consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas
especializadas, o grupo pretende
se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações
efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500
colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de
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oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de
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empresas Fortune Top 500.
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