Classes D e E, que impulsionaram o consumo durante o ano passado, pisam forte no freio no início de 2013


Alta da inflação e nos preços atingem diretamente as classes mais baixas e a desaceleração do consumo continua no primeiro bimestre do ano

As medidas adotadas pelo governo para conter os efeitos nocivos da inflação não surtiram os efeitos esperados nos dois primeiros meses de 2013, aponta o estudo Consumer Insights da Kantar Wordpanel. A inflação e os preços mais altos começam a ter um forte reflexo no bolso das classes mais baixas que, pela primeira vez desde o início de 2012, apresentam queda no volume de bens de consumo não duráveis adquiridos e um crescimento inferior as outras classes em valor gasto, além de ver o preço médio dos produtos de sua cesta de compras subir mais em comparação com as outras classes.

“Entre todas as medidas que o governo vem adotando, como a recente revisão da taxa Selic, duas delas tem claramente o objetivo de alavancar o consumo: desoneração de produtos da cesta básica e redução da conta de energia elétrica. No entanto, 2013 começa incerto e com a desaceleração do consumo nítida em todas as classes sociais”, explica Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.

Variações no consumo 1º bim. 2013 x 1º bim. 2012:

Classes
Unidades
Valor
Preço Médio
Frequência (no bim.)
Volume Médio
Total
- 5%
+ 12%
+ 9%
- 2X
+ 8%
Classe AB
Estável
+ 14%
+ 8%
Estável
+ 7%
Classe C
- 3%
+ 14%
+ 9%
- 2X
+ 8%
Classe DE
- 11%
+ 6%
+ 10%
- 2X
+ 8%

Cesta de alimentos é a que mais sofre com a inflação

Com o preço médio em alta, a cesta de alimentos tem queda de 9% em quantidade de itens adquiridos durante o primeiro bimestre do ano e foi a responsável pela queda de toda a cesta de bens de consumo não duráveis monitorada pela Kantar Worldpanel. “Nós monitoramos 40 categorias dentro da cesta de alimentos, destas, 14 apresentaram queda em número de produtos adquiridos”, diz Christine.

Variações nas cestas 1º bim. 2013 x 1º bim. 2012:

Cestas
Unidade
Valor
Preço Médio
Frequência
Volume Médio p/ compra
Total
- 5%
+ 12%
+ 9%
- 2X
+ 8%
Alimentos
- 9%
+ 11%
+ 10%
- 2X
+ 8%
Bebidas
+ 2%
+ 11 %
+ 7%
Estável
+ 3%
Hig. e Beleza
Estável
+ 13%
+ 9%
Estável
+ 5%
Limpeza
+ 5%
+ 12%
+ 6%
Estável
+ 4%

Consumo continua desacelerando no início de 2013

O estudo da Kantar Worldpanel aponta que a tendência de desaceleração do consumo, que incomodou a economia do país no ano passado, invadiu 2013. Dessa vez, o vilão é o aumento dos preços. No primeiro bimestre de 2012, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o preço médio da cesta teve um crescimento de apenas 3% contra os 9% no primeiro bimestre de 2013. Por isso, o dinheiro desembolsado pelo consumidor no início de 2012, que cresceu 4%, chegou à 12% no início de 2013.

“Identificamos que o consumidor brasileiro não quer abrir mão de suas conquistas, produtos de maior valor agregado continuam no carrinho de compras, no entanto, para que esses produtos caibam em seu orçamento eles estão comprando menos e realizando menos visitas aos pontos de venda, principalmente as classes mais baixas. Mas, ainda não conseguimos afirmar se essa mesa farta, mesmo com um jogo de cintura na hora do desembolso, vai continuar durante o ano”, finaliza Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.

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