Pesquisa
realizada em sete capitais aponta que aumentou interesse do turista doméstico
pelos destinos nacionais
A aposta do Ministério do Turismo na força do mercado interno de viagens
está sendo traduzida em números. É o que mostra a Sondagem do Consumidor –
Intenção de Viagem, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do
MTur, em sete capitais. A pesquisa aponta que aumentou o número de brasileiros
dispostos a viajar nos próximos meses. O resultado do mês de abril, com 28,3%
de repostas positivas, é o melhor do ano e reafirma a preferência da maioria:
48,2% optam por viagens dentro do Brasil.
Pouco
mais de 21% dos entrevistados manifestaram intenção de viajar ao exterior. Isso
mostra aumento expressivo no nível de indecisão em relação ao destino da
viagem, que foi de 30,4%, o maior do ano, e bem superior aos 3,3% registrados
em abril do ano passado. É um ponto de atenção para as agências e operadores de
viagens.
“Mais
de 40 milhões de brasileiros foram incorporados ao mercado de consumo e estamos
criando condições para que essas pessoas viajem cada vez mais”, disse o
ministro do Turismo, Gastão Vieira. Ele apontou os investimentos do MTur em
obras de infraestrutura, em qualificação profissional e em políticas para
aumentar a competitividade do turismo nacional, como medidas importantes para
se alcançar o objetivo.
A
sondagem, realizada mensalmente, revela que a intenção de viagem cresceu também
no comparativo com abril do ano passado, de 24,7% para os atuais 28,3%. Os
destinos mais desejados continuam sendo os estados da região Nordeste, com
46,4% das preferências, seguido do Sudeste, com 24,6%, e do Sul, com 21,6%.
A
Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada pela Fundação Getúlio Vargas/
MTur, avalia a perspectiva de viagens no horizonte de seis meses. É
realizada mensalmente em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de
Janeiro, Salvador e São Paulo, com duas mil pessoas.
Ascom/MTur
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