Bahia tem primeiro portal responsivo do Brasil para divulgação de destinos turísticos


Tecnologia baiana servirá de modelo para outros estados


A Bahia inovou mais uma vez no quesito internet para a divulgação dos seus destinos turísticos. O portal www.bahia.com.br, que está disponível em português, inglês e espanhol, é um dos pioneiros do país, na área institucional, a adotar um formato responsivo - que é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). O projeto foi formatado pela equipe técnica da Secretaria do Turismo do Estado e desenvolvido por uma empresa especializada.

Através da ferramenta, o visitante pode acessar informações sobre os destinos baianos, culinária, segmentos, produtos, roteiros e serviços. A novidade, em relação ao antigo formato, é que o site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que é exibido. “Se o internauta acessa de um smartphone, por exemplo, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar”, informa a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos, Clarissa Amaral.
De acordo com Pedro Cordier, CEO da Equilibra Digital, empresa que executou o projeto do portal, a iniciativa foi, antes de tudo, um desafio. “Além de entregarmos o primeiro site de governo do Brasil com design responsivo, desenvolvemos toda a estrutura do site sobre o gerenciador de conteúdo Wordpress, o que tornou a gestão da informação do portal Bahia muito mais eficiente, além de deixar o carregamento muito mais rápido, pois reduzimos o tamanho do banco de dados para cerca de 10% do tamanho do banco original”, complementou Cordier.
Força na web – Principal destino turístico do Nordeste, a Bahia está presente nas redes sociais e aposta também em hotsites para promover eventos específicos. Somente nas páginas do Facebook já são mais de 70 mil seguidores, o maior número dentre os demais órgãos de turismo do país.
A média de visualizações semanais das publicações é de mais de 200 mil. A maioria dos visitantes é proveniente do Brasil, Itália, Argentina, Estados Unidos, Portugal e Espanha. No Brasil, destacam-se os seguidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Feira de Santana e Belo Horizonte. No Twitter, a Setur contabiliza 16.108 seguidores.
 

Comentários