Tecnologia baiana
servirá de modelo para outros estados
A Bahia inovou mais
uma vez no quesito internet para a divulgação dos seus destinos turísticos. O
portal www.bahia.com.br, que está disponível em português,
inglês e espanhol, é um dos pioneiros do país, na área institucional, a adotar
um formato responsivo - que é quando o site automaticamente se encaixa no
dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). O projeto foi formatado pela
equipe técnica da Secretaria do Turismo do Estado e desenvolvido por uma empresa
especializada.
Através da
ferramenta, o visitante pode acessar informações sobre os destinos baianos,
culinária, segmentos, produtos, roteiros e serviços. A novidade, em relação ao
antigo formato, é que o site responsivo muda a sua aparência e disposição com
base no tamanho da tela em que é exibido. “Se o internauta acessa de um
smartphone, por exemplo, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas
principais em primeiro lugar”, informa a superintendente de Investimentos em
Polos Turísticos, Clarissa Amaral.
De acordo com Pedro Cordier, CEO da
Equilibra Digital, empresa que executou o projeto do portal, a iniciativa foi,
antes de tudo, um desafio. “Além de entregarmos o primeiro site de governo do
Brasil com design responsivo, desenvolvemos toda a estrutura do site sobre o
gerenciador de conteúdo Wordpress, o que tornou a gestão da informação do portal
Bahia muito mais eficiente, além de deixar o carregamento muito mais rápido,
pois reduzimos o tamanho do banco de dados para cerca de 10% do tamanho do banco
original”, complementou Cordier.
Força na web – Principal destino turístico do
Nordeste, a Bahia está presente nas redes sociais e aposta também em hotsites
para promover eventos específicos. Somente nas páginas do Facebook já são mais
de 70 mil seguidores, o maior número dentre os demais órgãos de turismo do
país.
A
média de visualizações semanais das publicações é de mais de 200 mil. A maioria
dos visitantes é proveniente do Brasil, Itália, Argentina, Estados Unidos,
Portugal e Espanha. No Brasil, destacam-se os seguidores de São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Feira de Santana e Belo Horizonte. No Twitter, a Setur
contabiliza 16.108 seguidores.
Comentários