As Reformas dos Vistos dos Estados Unidos Estão Dando Resultado


Participantes da WTM Latin America descobrem como as reservas do Brasil para os Estados Unidos feitas à JacTravel dobraram após as Reformas dos Vistos

A JacTravel, atacadista B2B do Reino Unido mais conhecida por sua ampla gama de serviços receptivos de viagem e hotéis online, está revelando, em um relatório publicado no dia de abertura da primeira World Travel Market Latin America, um excepcional período de crescimento do turismo do Brasil para os Estados Unidos após as reformas dos vistos realizadas pelo governo dos EUA.

No último ano, as reservas brasileiras feitas à JacTravel para os Estados Unidos mais que dobraram, tendo subido 127% em valor e 112% em número de reservas, segundo a empresa informou a participantes da WTM Latin America, que está acontecendo no Transamerica Expocenter, em São Paulo, Brasil (23 a 25 de abril). 

A JacTravel atribui esse pico de crescimento a medidas tomadas pelo governo dos EUA para agilizar o processamento dos vistos. Até o início de 2012, os vistos podiam ser emitidos somente pelos quatro consulados dos EUA no Brasil, e o prazo de espera era de 100 dias. No entanto, desde março de 2012, para agilizar as coisas, o Departamento de Estado dos EUA aumentou o pessoal responsável pelo processamento e abriu novos escritórios. Os resultados foram imediatos e espetaculares. Os prazos de espera encolheram incrivelmente – caindo para apenas uma semana ou poucos dias, em alguns lugares – e a demanda de vistos de turista para os EUA aumentou 60% em poucos meses.

A WTM Latin America , evento da Reed Travel Exhibitions, foi lançada para aproveitar a crescente demanda dos latino-americanos que querem viajar pelo mundo e para promover a ida de turistas do mundo todo à América Latina. O evento contará com mais de mil expositores, todos em busca de negociar e fechar contratos com os principais compradores do setor.

A JacTravel vê a participação no novo evento como uma fundamental iniciativa de desenvolvimento de negócios. Ela está prospectando ativamente acomodações em hotéis nos EUA e na América Latina para atender à demanda. Durante o próximo ano, a empresa aumentará seus ‘produtos americanos’ de 1.220 para 1.600 hotéis contratados diretamente, com foco nas principais cidades dos EUA e Canadá, bem como no Brasil, Argentina e México.

Segundo Alexia Renedo, Diretora de Vendas da JacTravel, “na América Latina há um enorme apetite por viagens, e as medidas tomadas pelos Estados Unidos têm o claro objetivo de aproveitar esse entusiasmo. A JacTravel está ansiosa por participar ativamente desse mercado, motivo pelo qual estamos investindo no rápido crescimento do nosso estoque americano e estamos expondo na primeira WTM Latin America, já que esse é o evento perfeito para aumentarmos nossa linha de produtos.”

Alexia acrescentou: “Nós ficaríamos muito satisfeitos se houvesse uma flexibilização ainda maior das restrições a viagens porque isso seria bom para os nossos negócios. No entanto, isso seria bom também para as economias dos EUA e do Brasil.”

Lawrence Reinisch, Diretor da Reed Travel Exhibitions responsável pela WTM Latin America, concluiu: “Apesar de o excepcional crescimento das viagens para os EUA ter sido estimulado pelo novo regime de vistos, é provável que haja um aumento das viagens da América Latina para todos os destinos estrangeiros. Estou muito satisfeito com o fato de importantes atacadistas internacionais, como a JacTravel, decidirem expor na WTM Latin America por verem o potencial que o evento oferece de expandir ainda mais os negócios.”

“O elevado nível de adesão de expositores no primeiro ano indica que não há somente uma explosão da demanda de viagens entre os latino-americanos, como também uma necessidade de fomentar o diálogo e o networking dentro do setor. Minha previsão é que a feira do ano que vem será ainda maior, na medida em que os expositores observem o crescimento de seus negócios nos próximos 12 meses.”

O governo brasileiro está fazendo lobby junto ao governo dos Estados Unidos para incluir o Brasil no Programa de Isenção de Vistos. Dilma Rousseff e Barack Obama tiveram uma reunião sobre o assunto no ano passado, e as negociações ainda estão em andamento.

Comentários