Anuário Braztoa revela crescimento de quase 9% no faturamento dos associados



Publicação tem aplicativo para Apple Store e Android


A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lança a terceira edição de seu anuário, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que as operadoras de turismo associadas à entidade – que representam estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no país - aumentaram seu volume de negócios em 8,41% em 2012, faturando R$ 10,7 bilhões. 

“Em um cenário em que a economia brasileira apresentou crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,9%, o menor registrado em três anos, esses números merecem ser comemorados”, explica Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA.

Um dado significativo dessa edição do Anuário é que, apesar da pequena queda no número de passageiros transportados, houve um crescimento de quase 9%, o que mostra que as empresas têm oferecido muito mais do que pacotes, mas sim viagens personalizadas, com valor agregado, adequadas ao perfil e aos desejos de cada consumidor.

Essas operadoras transportaram 5,7 milhões de passageiros em 2012, número que seria suficiente para lotar mais de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Também foram geradas 13,85 milhões de diárias em 2012, o que lotaria totalmente todos os hotéis de Nova York, durante cinco meses.

Para o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, as operadoras atuam em cada vez mais canais de venda: lojas próprias, franquias, internet e uma rede de agentes de viagem espalhados por todas as cidades brasileiras. O bom relacionamento entre esses profissionais e as operadoras foi um dos fatores mais importantes para garantir os bons números de 2012. “Estes resultados são consequência de uma política de diversificação de produtos, qualificação da mão de obra, reposição dos custos operacionais e financeiros, captação de novos mercado e inserção tecnológica cada vez maior na formatação de produtos e atendimento aos clientes”, explica Ferraz.

O Anuário também mediu o detalhamento das vendas por região. No Brasil, a região Nordeste se destaca com 56% do faturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste com 31%, e Sul, Norte e Centro-Oeste que, juntas, representam 13% do faturamento do setor. A América do Norte e a Europa continuam liderando na preferência geral dos viajantes, com crescimento do faturamento bruto das empresas que trabalham esses destinos, em 2% e 3% respectivamente, quando comparado a 2011.

Com sua atuação mais focada em produtos personalizados, as operadoras tiveram um grande crescimento de viagens para países da África, Ásia e Oceania, continentes que cresceram 111% em número de passageiros e 138% em faturamento. Esse resultado é fruto de um investimento em produtos mais sofisticados e treinamento das equipes, que devem estar preparadas para oferecer uma consultoria de viagem para cada cliente, com a melhor relação entre custo e benefício.


Disponível também em aplicativo para Apple Store e Android, o Anuário traz outros dados do mercado, entre eles o impacto das operadoras nas diárias geradas em cruzeiros e hotéis, quantidade de profissionais empregados e o percentual de colaboradores por departamento nas operadoras.  Destacam-se ainda análises sobre os principais desafios e tendências do setor, além de artigos de renomados especialistas e profissionais do mercado turístico. 

Esta edição conta com a participação do Senac, instituição pioneira no desenvolvimento de pessoas na área de Turismo e Hotelaria, ao longo de sua trajetória, como co-realizador; com o patrocínio da Editora Europa, que trouxeinovação, disponibilizando o Anuário 2013 Braztoa também em aplicativo; e com o Banco Daycoval, como o co-patrocinador.

"A participação na elaboração do anuário em parceria com a BRAZTOA é um exemplo da atuação da academia com o mercado para o desenvolvimento de pessoas e organização do turismo no país" - Camila Fernanda Barboza e Moraes - Coordenadora da área de Hotelaria e Eventos do Senac São Paulo.

“A Editora Europa, por meio da Revista Viaje Mais, está muito satisfeita e honrada em participar do Anuário Braztoa. Credibilidade, seriedade e vanguarda, são valores presentes neste projeto da Braztoa, que estão alinhados com os valores que buscamos empregar em todas as nossas ações” - Mauricio Dias - Diretor de Publicidade da Revista Viaje Mais/Editora Europa.


Sobre a BRAZTOA
Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 98 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Entre os objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Para isso, a BRAZTOA desenvolve atividades em três vertentes: “institucional”, de “fomento” e de “promoção e apoio à comercialização”.

Comentários