ANAC notifica GOL por problema em check-in no Rio



Ocorrência vai compor auditoria da Agência

 A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou nesta manhã a GOL Linhas Aéreas, que terá cinco dias para prestar informações sobre a falha no sistema de check-in apresentada nesta madrugada nos Aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro. As informações prestadas pela empresa serão incorporadas ao processo de auditoria operacional em curso na Agência desde outubro de 2012, em razão de instabilidade nos sistemas de check-in de algumas companhias aéreas. Dentre as recomendações da ANAC à empresa estará o aperfeiçoamento da solução de backup do sistema de check-in (ou sistema reserva) para o processamento de passageiros nos aeroportos, sob pena de restrições às suas operações.

Verificação preliminar da Agência demonstra que dos 46 voos programados pela empresa partindo dos dois aeroportos, 19  voos no Galeão e um no Santos Dumont sofreram atrasos, e três foram cancelados (dois no Galeão e um no Santos Dumont). O sistema foi restabelecido nos dois aeroportos às 8h20. A ANAC  monitora a situação desde o início do problema e continua acompanhando a prestação de assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos, conforme a Resolução nº. 141/2010. A falta de assistência pode gerar multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração.

Auditoria
A auditoria da ANAC tem como principal objetivo verificar as condições gerais de operação dos sistemas informatizados destinados ao atendimento realizado pela empresa aos passageiros. Compõem o processo de auditoria em curso as fases de audiências com as empresas, solicitações diversas de informações, visitas técnicas às instalações das companhias, avaliação das informações para a realização de diagnóstico e elaboração de relatórios conclusivos, seguidos da apresentação de eventuais recomendações ou adoção de outras medidas julgadas necessárias.

Ressalta-se que, caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A ANAC possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).
 Assessoria de Imprensa da Anac

Comentários