Embratur e ABEOC assinam termo de cooperação técnica para incrementar a promoção do país como destino de eventos
Marcelo Pedroso, diretor de Mercados
Internacionais da Embratur e a presidenta da ABEOC, Anita Pires, assinam
termo de cooperação técnica.
“A realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos em 2016 no Brasil servirá como marco de um novo ciclo
virtuoso do país, como sede de eventos internacionais”. Foi assim que o
presidente em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro
de Turismo), Marcelo Pedroso, anunciou a assinatura de um termo de
cooperação técnica entre Embratur e ABEOC (Associação Brasileira de
Empresas de Eventos). A cerimônia aconteceu ontem (25), durante a
Reunião do Conselho Nacional de Turismo, em São Paulo (SP).
Pedroso destacou a importância de assinar o termo em uma reunião com a
presença dos membros do Conselho Nacional de Turismo. “De 2003 para
2011, saltamos de 19º para 7º país que mais realiza eventos
internacionais, e queremos incrementar a promoção do Brasil
no segmento. Este documento marca a união de esforços entre iniciativas
pública e privada para elevar ainda mais o número de eventos
estrangeiros realizados no país”. Marcelo Pedroso destacou, ainda, que
os megaeventos esportivos no Brasil deverão ser vistos
como o começo de uma nova projeção das cidades brasileiras como
destinos de negócios e eventos.
“O trabalho de captação de eventos deve ser constante, e continuar
atraindo esses encontros internacionais é a forma mais eficaz de
movimentar esse segmento tão importante para trazer turistas e divisas”,
ponderou Pedroso. Segundo ele, o mercado irá dispor,
cada vez mais, de uma estrutura ampliada - com o aumento da rede
hoteleira, melhorias nos aeroportos e na mobilidade urbana e local -
para a realização dos eventos. “A exemplo disso, temos os espaços que
estão sendo construídos para a Copa, que são arenas
multiuso, com toda capacidade para receber iniciativas de diversas
naturezas”, disse o presidente em exercício.
Para a presidente da ABEOC, Anita Pires, as ações conjuntas deverão
expandir o número de eventos internacionais no Brasil. “Sediamos hoje
mais de 300 encontros estrangeiros, em mais de 40 cidades, nosso
objetivo é alcançar números maiores a cada ano”, comentou
Pires. O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo,
Vinícius Lummertz e o secretário Nacional de Programas de
Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Fábio Mota, assinaram o termo
como testemunhas.
Secretário Nacional de Políticas do
Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz e o secretário Nacional de
Programas de Desenvolvimentodo Ministério do Turismo, Fábio Mota,
assinaram o termo como testemunhas.
Reunião do Conselho
Em sua participação na abertura do Conselho Nacional de Turismo, o
presidente em exercício da Embratur, Marcelo Pedroso, aproveitou a
oportunidade para atualizar os conselheiros sobre as iniciativas mais
recentes da Embratur e anunciar as novas ações de promoção
turística do Brasil no mercado internacional. Além da participação em
feiras internacionais, ações de publicidade, relações públicas,
workshops e roadshows, Pedroso falou sobre o Goal To Brasil. “Desde
julho do ano passado, foram realizados 10 edições e nos
próximos dois meses, acontecerão mais quatro. Já tivemos a oportunidade
de contatar, qualificar e gerar oportunidade de negócios com
aproximadamente 1,5 mil agentes de viagens dos países por onde
passamos”, contabilizou.
Pedroso anunciou também que o Goal To Brasil, que tem como foco a
promoção das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, passará a
contemplar as 27 unidades da federação. “O Vivência Brasil irá expandir a
promoção de todo o país como destino turístico no
mercado internacional, com ações voltadas não só para a qualificação de
profissionais, mas também contemplará o público final”.
Outra novidade anunciada foi o lançamento, no mês de abril, de um novo
edital de Promoção de Voos Charteres, para estimular os destinos
turísticos do Brasil que tem oferta de produtos para o mercado
internacional, mas ainda não dispõem de ligação direta. A
expectativa da Embratur é disponibilizar entre 5 e 8 milhões de reais
para que as cidades executem ações de promoção para captar esses voos.
Jornada Mundial da Juventude
O presidente anunciou aos membros do Conselho Nacional de Turismo que a
Embratur irá encaminhar ao Ministério de Relações Exteriores uma
proposta de ação junto à Argentina para garantir que as medidas de
taxação das viagens adotadas pelo governo sejam flexibilizadas,
principalmente no período da realização da Jornada Mundial da
Juventude. “A escolha de um papa da Argentina elevou a expectativa do
receptivo de turistas argentinos para a Jornada. Será muito importante
garantir a presença dos fiéis da Argentina no evento”,
finalizou Pedroso.
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