São Paulo utiliza novas tecnologias para modernizar seu turismo e atrair mais visitantes


Aplicativo, sites, guias virtuais, roteiros online, redes sociais e até QRCode são as investidas da SPTuris para atrair modernos viajantes
 


As últimas pesquisas indicam que, cada vez mais, os viajantes utilizam a internet como fonte de pesquisas para suas viagens e que a maioria, nos dias atuais, programa sua própria viagem utilizando ferramentas como pesquisa online e aplicativos. Por esse motivo, São Paulo também está investindo nas novas tecnologias para atualizar e fortalecer a atividade turística na cidade.

Segundo o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Marcelo Rehder, estar antenado com as tendências do mundo atual é essencial para manter o interesse dos turistas. "O uso das novas tecnologias, especialmente tudo que utilize o online, é imprescindível hoje em dia. Quase todo mundo têm um celular com internet, um tablet ou um notebook, especialmente quem gosta ou precisa viajar", diz. "Utilizar esses novos instrumentos é essencial para atrair os viajantes modernos e também fidelizá-los", completa Rehder.

A SPTuris investiu, nos últimos anos, em diversas ferramentas tecnológicas para divulgar o destino São Paulo ou para facilitar a vida dos turistas na capital paulista. É o caso do SP Mobile, um dos primeiros aplicativos para smartphones e tablets de um destino turístico do país. Disponível em português, inglês e espanhol e totalmente gratuito, traz dados da oferta turística, cultural e de serviços da capital paulista. Reúne cerca de 4 mil itens, entre bares e restaurantes, estabelecimentos de serviços, atrativos turísticos, diversos hotéis e hostels, lojas, espaços de entretenimento, locais para cuidar da saúde e bem-estar, parques e áreas verdes, entre outras opções. Além de localizar o endereço, o usuário pode traçar rotas para saber qual é o melhor percurso para fazer a partir de onde está até onde pretende chegar, esteja a pessoa a pé, de carro ou utilizando o transporte público. O aplicativo ainda permite encontrar os locais pelo nome ou endereço e tem layout bastante amigável, com ícones para cada tema.

Outra importante ferramenta para divulgar São Paulo e que possui grande alcance é o Site Oficial de Turismo da cidade, o www.cidadedesaopaulo.com, que também tem versões em português, inglês e espanhol. Além de abranger as principais informações turísticas sobre a metrópole, possui dicas culturais, números e pesquisas, calendário de eventos, guias virtuais, como o "São Paulo - Fique Mais Um Dia" (também disponível no link www.fiquemaisumdia.com.br) e vários outros dados.

Um dos projetos interessantes que estão também disponíveis no site é o São Paulo a Pé, que traça rotas pela cidade utilizando a ferramenta do Google Maps. Atualmente são sete roteiros disponíveis: Centro, Cultura na Av. Paulista, Prédios históricos, Cultura Oriental, Rua Oscar Freire, Vila Madalena e Baladas da Rua Augusta. O internauta seleciona os locais que pretende passar e a ferramenta traça o trajeto que deve ser seguido pelo visitante.

Outro projeto dessa área é o Tour Virtual 360º. Por meio do link www.cidadedesaopaulo.com/tour360, o turista pode explorar 75 atrativos da capital paulista, navegando em imagens de extrema qualidade e em 360 graus, ou seja, em todos os sentidos. É possível conhecer virtualmente cada ponto turístico com riqueza de detalhes. Na tela, á direita, também é possível ler informações sobre cada um desses locais e ter acesso ao georreferenciamento, ou seja, localizar em um mapa em que ponto da cidade fica aquele lugar.

O site de turismo da cidade traz ainda um exclusivo audioguia para o roteiro temático de Arquitetura pelo Centro Histórico, com conteúdo que ajuda a entender a história de São Paulo e da região por meio seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, formando um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. O audioguia pode ser baixado e acompanhado pelo turista durante o passeio por meio de seu MP3 player ou smartphone, por exemplo. O roteiro tem também uma audiodescrição, para pessoas com deficiência visual.

Outra possibilidade de interação com os turistas internautas são as redes sociais Turismo em São Paulo, disponíveis no Facebook e no Twitter. Possuem dicas culturais, informações sobre projetos turísticos em São Paulo, programação de lazer e negócios da capital paulista e muito mais. Para completar, ainda há um canal no YouTube, o www.youtube.com/spturis, com diversos vídeos de campanhas turísticas da cidade e outras.

E para este ano, a SPTuris já anunciou outra novidade. A nova Sinalização Turística para Pedestres que, a partir do segundo semestre será instalada no Centro de São Paulo, contará em algumas de suas placas com um QR Code, código que permite ao turista ter acesso pelo aplicativo de celular a curiosidades, imagens internas, site e outras informações sobre aquele ponto turístico. Estará disponível em português, inglês e espanhol.

Comentários