Praia Sem Barreiras chega à Boa Viagem



Chegou a vez de o Recife receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e leva à praia de Boa Viagem uma arena de acessibilidade.

Localizada em frente ao Internacional Palace Hotel – esquina com a Rua Bruno Veloso e Avenida Boa Viagem – a arena foi entregue no último domingo (17).  O projeto foi implantado em uma área com cerca de 200m², que será montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros. Os visitantes desfrutaram de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banho assistido.

“Uma experiência louvável. Precisávamos de um projeto assim, é através de ações como estas que nós temos condições de aproveitar o que temos de melhor, que é a praia. A Secretaria e todos os órgãos envolvidos estão de parabéns”, comenta a funcionária pública e atleta paralímpica Suely Guimarães.

Com o objetivo de melhor atender aos turistas com deficiência física ou mobilidade reduzida, vinte e um estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e serão os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto. Já para facilitar o acesso à arena de acessibilidade, a Prefeitura do Recife criou uma rota acessível, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem. 

O percurso tem rampas, calçadas com pisos táteis e travessia com semáforos sonorizados. Na orla, em frente ao espaço destinado ao projeto, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência também poderão ser encontradas. Os dois quiosques do calçadão, que ficam próximos à arena, possuem cardápios em Braille para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

“Trazer o Praia Sem Barreiras para Boa Viagem é uma grande conquista para nós, que compomos o sistema TUR em Pernambuco. Aqui, estamos montando uma arena de acessibilidade que irá proporcionar às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida grandes momentos de lazer. Contamos com a parceria da Prefeitura do Recife e da UNINASSAU, além de apoios importantes de empresas e instituições do nosso Estado para a realização deste grandioso projeto”, afirmou o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA – Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na Praia de Boa Viagem. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.
A área 6, mais precisamente, em frente ao Internacional Palace Hotel, foi a escolhida, pois possui recifes, que formam cordões paralelos à costa e funcionam como importantes elementos por absorverem o impacto das ondas e diminuírem o processo de erosão, contribuindo, desta forma, com uma baixa profundidade e declividade. Além disso, nesta área, não existem registros de ataques de tubarões.

INÍCIO – A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. No arquipélago, os turistas podem encontrar uma esteira de 30 metros, quatro cadeiras de rodas e o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha. Para facilitar o banho de mar, os turistas são acompanhados por oito profissionais da  Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h.

Comentários