Natal será ponto de embarque e desembarque para cruzeiros marítimos pelo Nordeste




O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, recebeu nessa manhã em seu gabinete, o diretor da Brazilian Cruises Representation (BCR), Milton Sanches acompanhado dos executivos Marcelo Sanches e Rafael Sanches onde anunciou a grande novidade dos roteiros marítimos, que começam agora em novembro pelo Nordeste e se estende até abril 2014, é que Natal será ponto de embarque desembarque dos cruzeiros, além do lançamento de um pacote para a Copa 2014 que tem Natal como uma da cidade sede que utilizará um navio modelo Ferry Boat, com capacidade para 1.200 pessoas. Concorreu para isso, a inauguração do Terminal Turístico de Passageiros no Porto de Natal.
 Durante a reunião, Milton Sanches, afirmou que para a temporada 2013-2014 já estão programadas 24 escalas em Natal, com cruzeiros que variam entre 2 e 7 noites e, uma média de 750 passageiros por navio. Mas as novidades não param por aí, o primeiro réveillon da temporada será aqui em Natal e os passageiros do navio irão apreciar a queima de fogos da Ponte Newton Navarro em Alto Mar, permanecendo das 8h do dia 31 de dezembro até as 13h do dia seguinte. Para Fernando Bezerril o embarque de turistas feitos em Natal vai ensejar a permanência de passageiros na cidade.
Com relação à entrada do Ferry Boat nesse novo cruzeiro, o navio deverá fazer o percurso dos jogos entre Natal, Recife e Fortaleza. “A ideia é que os passageiros possam ir aos estádios para assistir aos jogos e que nos dias que não houver jogos, possam atracar em outras cidades. Mas para os que desejarem, os jogos serão exibidos também dentro do navio”, esclareceu Milton Sanches. Outro ponto abordado na reunião foi a necessidades da divulgação pela CVC das rotas e demais operadoras locais dos cruzeiros que irão partir direito de Natal.
Milton Sanches ressaltou também a importância das escalas para a economia local que terá diversas maneiras de captação e atração turística. Quanto à captação, espera contar com os produtores de fruta e os carcinicultores da cidade e do estado, para o abastecimento do navio, já quanto às atrações turísticas o secretário Fernando Bezerril, afirmou que muitos pacotes serão montados e um dos principais atrativos serão o tradicional passeio de céu e mar e o turismo náutico “hoje nos temos uma associação muito consolidada, com 17 empresas que se uniram pra fortalecer e promover a atividade náutica e a associação poderá atender com todos os requisitos necessários os passageiros que virão. Além disso, nossa secretaria se coloca a disposição para ajudar a viabilizar as parceiras com todo o trade turístico da cidade”, esclareceu o secretário.
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) irá contribuir também com a criação de uma publicação que possa orientar os mais de 300 tripulantes do navio quanto aos principais serviços (locais, rotas e contatos) da cidade.

Comentários