Ilhéus recebe exposição fotográfica “Janelas Portuguesas”



Exposição fotográfica itinerante integrada no calendário do Ano de Portugal no Brasil agora no cenário real de Gabriela de Jorge Amado
 

De 23 a 31 de Março estará patente ao público a exposição fotográfica itinerante “Janelas Portuguesas” no Espaço Cultural Bataclã na cidade de Ilhéus, um dos principais pontos turísticos no Centro Histórico da cidade e que foi imortalizado na obra Gabriela de Jorge Amado. 

Com 25 imagens produzidas pelo engenheiro e fotógrafo paulista Hênio Souza, a mostra revela a evolução arquitetônica em todas as regiões de Portugal por intermédio de suas janelas. “Acredito que esta é uma excelente oportunidade para aproximarmos Portugal dos brasileiros e dos turistas do Mundo inteiro que visitarem Ilhéus nesse período. A exposição Janelas Portuguesas é uma demonstração inequívoca da hospitalidade dos portugueses e da vocação turística do país que Hênio Souza tão bem soube captar em suas fotos”, afirma Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. 

Resultado de uma seleção de 1.960 imagens feitas pelo fotógrafo durante uma viagem a Portugal em agosto de 2011, a exposição “Janelas Portuguesas” estreou em julho de 2012 na Galeria de Artes da Casa de Portugal de São Paulo, no contexto das comemorações do 77º aniversário da entidade, sendo posteriormente exibida na Feira Pan-Amazônica, em Belém do Pará, na Casa Cor de Fortaleza, no Clube Literário e Recreativo de Cachoeira Paulista, no Festival de Verão da Estância de Cunha e agora chega a Ilhéus, emblemática cidade do estado da Bahia, tendo sido vista por mais de 16 mil pessoas e que teve como madrinha Fafá de Belém que posou para a foto de abertura. 

A sessão inaugural da exposição “Janelas Portuguesas” no Espaço Cultural BATACLÃ será no dia 23 de Março, a partir das 18h, para convidados, e a exposição permanecerá aberta ao público até o dia 31 de Março e conta com o apoio do Turismo de Portugal, da  Prefeitura Municipal de Ilhéus, do Governo do Estado da Bahia e do Consulado Geral de Portugal em Salvador. 

Em 2011, Hênio Souza foi o autor da foto Janela Pousada do Porto, vencedora do concurso cultural Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal, TAP e Grupo Pestana/Pousadas, e além ser um dos vencedores de um concurso fotográfico sobre a cidade de São Paulo, tendo um de seus trabalhos selecionado dentre 153 mil inscritos, no mesmo ano. 

Amante da arquitetura e da cultura portuguesa, Hênio acaba de regressar de mais uma viagem à Portugal com cerca de 3.000 fotografias para sua próxima exposição já intitulada “Portugal Contemporâneo”. “Essa mostra fará o brasileiro descobrir que Portugal não é só tradição, mas também é modernidade uma vez que são focalizadas imagens de vanguarda e futuristas.” adianta o fotógrafo. 

O engenheiro e fotógrafo é natural da cidade de Cachoeira Paulista, região  do Vale do Paraíba, e reside na cidade de São Paulo há sete anos. Hênio conta que já visitou Portugal diversas vezes e sempre que visita o país encontra uma temática nova para seus trabalhos fotográficos. "Essas fotos representam a alma e o modo de ser e de estar dos portugueses. Portugal é um país que aprendi a admirar, pois tem um povo acolhedor que sabe conviver em harmonia entre a tradição e a modernidade”, completa.  

Fotos:
O fotógrafo Hênio Souza e Fafá de Belém
Foto de abertura da exposição
Foto Janela da Pousada do Porto

Comentários