Fórum Eventos 2013 discute a necessidade de eventos sustentáveis



Novas normas, produtos adequados, certificações específicas e exemplos de eventos sustentáveis no Brasil e no mundo serão temas do segundo Painel do maior Encontro de Eventos e Turismo, que acontece nos próximos dias 1 e 2 de abril


Após a implantação da norma ISO 20121, que apresenta soluções para implementar um sistema de gestão e administrar os problemas do desenvolvimento sustentável em relação à organização de eventos, muitos têm sido os esforços para a organização de eventos que não interfiram no ecossistema. O Fórum Eventos 2013, marcado para os dias 1 e 2 de abril, lança um painel para debater exclusivamente este assunto, que ainda causa bastante dúvida entre os profissionais envolvidos na cadeia de eventos.

Embora a aplicação da norma seja opcional, assim como toda ISO, ela traz questões muito importantes sobre o futuro do planeta, e leva as empresas do segmento a refletirem sobre uma mudança de atitude e os impactos positivos que ela pode proporcionar. “O Fórum será uma ótima oportunidade para profissionais da área entenderem e discutirem sobre o que é mais importante mudarem em seu trabalho, sob o olhar da sustentabilidade. Importante enfatizar a necessidade das agências se adequarem, pois é crescente a exigência por práticas sustentáveis”, ressalta Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora, organizadora do Fórum.

Para apresentar os processos de regulação da sustentabilidade internacionais, seus conceitos, suas experiências, sua aplicação e suas expectativas no Brasil, o Fórum convidou profissionais que vem atuando fortemente nessa questão. A norte americana Sue Tinnish é presidente da E60.02, da ASTM International. Ela é responsável pela supervisão e gestão de todos os aspectos da escola Kendall. Foi Professora Adjunta na Escola de Hotelaria. Desenvolvimento de cursos e ensino de Comportamento, Estratégia Organizacional, Turismo Sustentável, Liderança e várias classes de gerenciamento de reuniões. Também lecionou sobre hotelaria e turismo em outras escolas, e atuou como consultora independente nesses setores. Liderou os esforços para desenvolver e implementar normas voluntárias para eco-friendly eventos; atuou em várias convenções do setor de eventos, turismo e hotelaria, e tem muitos artigos e livros publicados, como o Estudo de Caso: Medindo o Sucesso de uma Conferência Estratégica e o Aspectos multiculturais de eventos.

Flávia Goldenberg é sócia diretora da Sob Medida Comunicação e Sustentabilidade, agência de marketing promocional especializada em responsabilidade social e ambiental corporativa. Também é editora de Sustentabilidade da Revista Eventos e foi uma das brasileiras a contribuir na formulação da ISO 20121. Há dois anos atua como Consultora em Gestão da Sustentabilidade com foco no desenvolvimento de modelos de negócio, programas de logística reversa, eventos e campanhas de comunicação, pesquisa, produção de relatórios e artigos.

Fernando Beltrame é sócio presidente da ECCAPLAN Consultoria em Desenvolvimento Sustentável. Voluntário e um dos Coordenadores do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo. Responsável pelo Programa Evento Neutro e CO2 Neutro, programas de conscientização e ação contra as Mudanças Climáticas; implementação de relatório de sustentabilidade, logística verde, mobilidade urbana, inventário de emissões e gestão de resíduos em empresas. Em 2012 participou dos dois principais eventos mundiais sobre sustentabilidade, a Rio+20 e a Conferência do Clima da ONU – COP 18, no Catar. Foi o responsável por coordenar as atividades para reduzir o impacto ambiental do evento, inclusive o inventário de emissões de CO2, gestão de resíduos e apoio a projetos socioambientais certificados, com a compra de créditos de carbono, no Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus.

Sheila Pimentel é presidente do Instituto Humanitare - que nasceu para promover as ações e o calendário oficial da ONU, em coalizão com todos os setores da sociedade. Tem como objetivos motivar a reflexão em torno de questões diversas, como proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e solidariedade internacional, entre outros temas de relevância para a propagação da justiça e da ética entre os povos. E a missão de implantar boas práticas, a formação de modelos multiplicadores e de lideranças globalmente responsáveis, de forma a impactar positivamente na governança e políticas públicas. Sheila foi a principal responsável pelas atividades não governamentais na Rio + 20.

O Fórum Eventos 2013 já reúne cerca de 50 painelistas nacionais e internacionais de grande destaque nos segmentos de eventos, turismo e marketing do Brasil e do mundo. O grande Encontro da Indústria de Eventos e Turismo vai discutir os principais pontos para melhorias, segurança e a continuidade do sucesso e geração de importantes negócios que os eventos promovem para as marcas. Segundo um levantamento do MPI Brasil, a indústria de eventos já é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, com um faturamento acima de R$ 70 bilhões.

A programação completa, palestrantes confirmados e mais detalhes sobre os convites podem ser conferidos no site do Fórum Eventos 2013.  As inscrições vão até o dia 25 de março.

Temas e palestranteshttp://migre.me/dGZbS


Serviço:
Fórum Eventos 2013
Data: 01 e 02 de abril
Local: Caesar Park Faria Lima, à Rua das Olimpíadas, 205. São Paulo/SP



Sobre a Eventos Expo Editora 
 Há mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 3,1 % do PIB e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor.

Entre seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um portal, duas newsletters e a maior premiação das indústrias de eventos e turismo brasileira, o Prêmio Caio, que chega à sua 14ª edição em 2013.

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