EMBRATUR PROMOVE SEMANA DO BRASIL NA ALEMANHA


Entre os dias 5 e 10 de março, seminário Goal To Brasil e feira ITB marcam a agenda de eventos do Brasil
 
Na próxima semana, a Alemanha receberá uma ofensiva de promoção turística do Brasil. Entre os dias 5 e 10 de março, profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião poderão conhecer toda a diversidade do país e saber detalhes sobre os preparativos para receber os grandes eventos esportivos dos próximos anos: Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016. “Será uma oportunidade de estreitar relacionamento com empresários e gerar novos negócios na Alemanha, principal país emissor de turistas europeus para o Brasil”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.
 
A agenda de trabalhos começa no dia 5 de março, em Berlim, com a realização da 9ª edição do Goal To Brasil, evento que está passando por 14 países de todo o mundo, promovendo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 como destinos turísticos. A programação começará às 10h, com coletiva de imprensa. As apresentações e as exposições terão início às 14h, para cerca de 150 profissionais do mercado alemão. Às 17h, acontecerá o “Vivência Brasileira”, momento que encerra o Goal To Brasil e que apresenta, para todos os convidados a gastronomia brasileira, além da cultura de uma das 12 cidades-sede.
 
Na edição de Berlim, Recife será a cidade anfitriã, e contará com um espaço de destaque dentro da exposição, além de apresentação exclusiva para os profissionais. Para produzir os pratos servidos no evento e apresentar a gastronomia brasileira, com ênfase na culinária pernambucana, foram convidados três chefes: Joca Pontes (Recife), Bruno Cabral (São Paulo), e Carlos Kristensen (Porto Alegre). Para o cardápio, o trio escolheu caldinho de feijoada, camarão com pirão de peixe, creme de queijos com filé suíno, arrumadinho de carne-de-sol e escondidinho de cordeiro. De sobremesa, será servido a iguaria pernambucana bolo de rolo, além de brigadeiro de colher. O Balé Cultural de Pernambuco foi a atração escolhida para mostrar a diversidade da cultura do Brasil.
 
“Já treinamos mais de mil operadores de turismo e agentes de viagens durante as oito edições do Goal To Brasil, um evento exclusivo sobre o país, e que atrai um público altamente qualificado, interessando em receber informações consistentes sobre o Brasil. A nona edição, que terá Recife como destaque, dará continuidade nessa agenda de trabalho inteligente, que otimiza recursos e promove, de forma efetiva, os produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Os resultados já alcançados mostram a importância da união de esforços. O Goal To Brasil é feito com o apoio do   Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras”, explicou o presidente.
 
ITB Berlim
 
Entre os dias 6  e 10 de março, o Brasil participará da Feira Internacional de Turismo ITB Berlim. Com localização privilegiada, o estande do Brasil tem 603,75m² e contará com cerca de 50 co-expositores: 20 institucionais (destinos) e 30 empresários do setor turístico do Brasil, interessados em fazer negócios com empresas da Alemanha.
 
A ITB Berlim é a maior feira de turismo do mundo e é considerada um dos mais importantes eventos do trade turístico. O evento, que está na sua 47° edição, apresentou em 2012 os seguintes números: mais de 170 mil visitantes, dentre os quais 113 mil do trade turístico e 11 mil empresas oriundas de mais de 180 países. Os três primeiros dias da ITB são reservados exclusivamente para profissionais do trade turístico; enquanto que os dois últimos, para o acesso conjunto destes com o público final. Durante a ITB Berlin também ocorre a maior convenção de Turismo do mundo: Convenção ITB Berlim (ITB Berlin Convention).
 
O presidente explica que a participação do Brasil na ITB é estratégica e se ajusta ao modelo que a Embratur adotou de realizar ações de promoção  com foco nos eventos direcionados ao público-alvo (operadores de viagens, agentes de turismo e jornalistas), com interesse natural pelo Brasil.  “Estados dando prioridade para feiras que ofereçam um ambiente ‘negocial’, com encontros de negócios entre os participantes, no lugar de participação em eventos onde as oportunidades concretas de realização de negócios para os co-expositores da Embratur são menores”, detalhou Dino.
 
Mercado alemão
 
A Alemanha é também um mercado de alta prioridade para as ações da Embratur. Além de possuir laços históricos e boa conectividade aérea com o Brasil (36 voos diretos semanais), a Alemanha, atualmente, é 4° país emissor de turistas para o Brasil, ocupando o 1° lugar dentre os países europeus. Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2012, produzido pelo Ministério do Turismo, um total de 241.739 turistas alemães visitaram o país em 2011, o que representa um crescimento de 6,7% em relação a 2010. Deste total, 94,8% apresentaram intenção de retorno.
 
 

Comentários