Entre os dias 5 e 10 de março, seminário Goal To Brasil e feira ITB marcam a agenda de eventos do Brasil
Na próxima semana, a Alemanha receberá uma
ofensiva de promoção turística do Brasil. Entre os dias 5 e 10 de março,
profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião poderão
conhecer toda a diversidade do país e saber
detalhes sobre os preparativos para receber os grandes eventos
esportivos dos próximos anos: Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e
Paralímpicos em 2016. “Será uma oportunidade de estreitar
relacionamento com empresários e gerar novos negócios na Alemanha,
principal país emissor de turistas europeus para o Brasil”, explica o
presidente da Embratur, Flávio Dino.
A agenda de trabalhos começa no dia 5 de
março, em Berlim, com a realização da 9ª edição do Goal To Brasil,
evento que está passando por 14 países de todo o mundo, promovendo as 12
cidades-sede da Copa do Mundo 2014 como destinos
turísticos. A programação começará às 10h, com coletiva de imprensa. As
apresentações e as exposições terão início às 14h, para cerca de 150
profissionais do mercado alemão. Às 17h, acontecerá o “Vivência
Brasileira”, momento que encerra o Goal To Brasil e
que apresenta, para todos os convidados a gastronomia brasileira, além
da cultura de uma das 12 cidades-sede.
Na edição de Berlim, Recife será a cidade
anfitriã, e contará com um espaço de destaque dentro da exposição, além
de apresentação exclusiva para os profissionais. Para produzir os pratos
servidos no evento e apresentar a gastronomia
brasileira, com ênfase na culinária pernambucana, foram convidados três
chefes: Joca Pontes (Recife), Bruno Cabral (São Paulo), e Carlos
Kristensen (Porto Alegre). Para o cardápio, o trio escolheu caldinho de
feijoada, camarão com pirão de peixe, creme de
queijos com filé suíno, arrumadinho de carne-de-sol e escondidinho de
cordeiro. De sobremesa, será servido a iguaria pernambucana bolo de
rolo, além de brigadeiro de colher. O Balé Cultural de Pernambuco foi a
atração escolhida para mostrar a diversidade da
cultura do Brasil.
“Já treinamos mais de mil operadores de
turismo e agentes de viagens durante as oito edições do Goal To Brasil,
um evento exclusivo sobre o país, e que atrai um público altamente
qualificado, interessando em receber informações
consistentes sobre o Brasil. A nona edição, que terá Recife como
destaque, dará continuidade nessa agenda de trabalho inteligente, que
otimiza recursos e promove, de forma efetiva, os produtos e destinos
turísticos brasileiros no mercado internacional. Os
resultados já alcançados mostram a importância da união de esforços. O
Goal To Brasil é feito com o apoio do Ministério do Turismo,
Ministério do Esporte, Ministério da Cultura e Ministério das Relações
Exteriores/Embaixadas Brasileiras”, explicou o presidente.
ITB Berlim
Entre os dias 6 e 10 de março, o Brasil
participará da Feira Internacional de Turismo ITB Berlim. Com
localização privilegiada, o estande do Brasil tem 603,75m² e contará com
cerca de 50 co-expositores: 20 institucionais (destinos)
e 30 empresários do setor turístico do Brasil, interessados em fazer
negócios com empresas da Alemanha.
A ITB Berlim é a maior feira de turismo do
mundo e é considerada um dos mais importantes eventos do trade
turístico. O evento, que está na sua 47° edição, apresentou em 2012 os
seguintes números: mais de 170 mil visitantes, dentre
os quais 113 mil do trade turístico e 11 mil empresas oriundas de mais
de 180 países. Os três primeiros dias da ITB são reservados
exclusivamente para profissionais do trade turístico; enquanto que os
dois últimos, para o acesso conjunto destes com o público
final. Durante a ITB Berlin também ocorre a maior convenção de Turismo
do mundo: Convenção ITB Berlim (ITB Berlin Convention).
O presidente explica que a participação do
Brasil na ITB é estratégica e se ajusta ao modelo que a Embratur adotou
de realizar ações de promoção com foco nos eventos direcionados ao
público-alvo (operadores de viagens, agentes
de turismo e jornalistas), com interesse natural pelo Brasil. “Estados
dando prioridade para feiras que ofereçam um ambiente ‘negocial’, com
encontros de negócios entre os participantes, no lugar de participação
em eventos onde as oportunidades concretas
de realização de negócios para os co-expositores da Embratur são
menores”, detalhou Dino.
Mercado alemão
A Alemanha é também um mercado de alta
prioridade para as ações da Embratur. Além de possuir laços históricos e
boa conectividade aérea com o Brasil (36 voos diretos semanais), a
Alemanha, atualmente, é 4° país emissor de turistas
para o Brasil, ocupando o 1° lugar dentre os países europeus. Segundo
dados do Anuário Estatístico de Turismo 2012, produzido pelo Ministério
do Turismo, um total de 241.739 turistas alemães visitaram o país em
2011, o que representa um crescimento de 6,7%
em relação a 2010. Deste total, 94,8% apresentaram intenção de retorno.
Comentários