Convention Bureau confirma captação de novo evento médico para Paraíba



Inserir permanentemente a Paraíba na rota de importantes congressos e eventos profissionais, esse tem sido o esforço do Convention Bureau de João Pessoa, que acaba de confirmar a cidade de João Pessoa (PB) como sede de mais um importante congresso. Trata-se de evento médico na área vascular que trará a capital paraibana cerca de 500 participantes e será realizado em 2014. A informação repassada é do Gerente de Operações do Convention Bureau, turismólogo Ferdinando Lucena, que operacionalizou com a entidade local, o processo para a viabilização do evento e firmando compromissos para inserção das empresas associadas a Entidade como fornecedoras, efetivando assim, a comercialização, aumento no fluxo de turistas e a movimentação da economia local.
 
A conquista de mais este importante congresso, para João Pessoa foi "fruto do apoio sistemático e integrado que vem sendo conduzido pelo Convention Bureau da capital, numa ação compartilhada envolvendo SEBRAE, INFRAERO, ABIH, Governo da Paraíba, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico/PBTUR, Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Turismo, além de diversos outros parceiros indiretos e está diretamente ligado ao novo projeto de ampliação do fluxo de visitantes, proposto pelo CVB pessoense", disse Lucena.
 
Eventos médicos estão na mira do Convention Bureau de JP
 
O Convention Bureau de João Pessoa iniciou uma agenda positiva em 2013, onde pauta esforços para trazer importantes eventos da área médica para a cidade de João Pessoa, além de parceria institucional entre as categorias profissionais da área.
 
A classe médica é atualmente as que mais organizam eventos e sempre para grandes públicos e dessa maneira vem merecendo atenção especial por parte do Convention Bureau paraibano. Diante disso, o departamento operacional da entidade, responsável pela captação de eventos para a capital, concentrou esforços e  já está fazendo um trabalho com os representantes locais dessas categorias. O objetivo é estimular as representatividades e identificar previamente em quais disputas a cidade de João Pessoa pode entrar para sediar eventos de porte nacional e até internacional e ajudar essas entidades a conseguir fazer as captações.
 
Essas parcerias que estão sendo coordenadas pelo Gestor Executivo de Operações do Convention Bureau pessoensse, Ferdinando Lucena que está fortalecendo os esforços para atrair turistas para João Pessoa justamente no período da baixa estação, período em que todo o empresariado ligado direta ou indiretamente ao turismo mais sofrem com a sazonalidade. Com isso, um dos passos mais sólidos nesse sentido está sendo dado através do Convention Bureau, que está procurando os profissionais liberais, com a proposta de apresentar sua estrutura e sua maneira de trabalhar, se colocando a disposição para unir esforços em prol da realização de eventos em João Pessoa.
 
Para o Diretor do Convention Bureau de João Pessoa, Fernando Souza,"quando uma entidade sente que pode unir forças com outras, a exemplo do Convention Bureau, ela fica mais segura de que realmente pode lutar em prol da realização de eventos para a capital, pois sabe que não está só nesta luta e se empenha muito mais”, adiantou.

 
Convention Bureau realizará visitas de inspeção para captação de eventos 
 
O Convention & Visitors Bureau receberá neste primeiro semestre mais de 5 visitas técnicas de inspeção no destino, para diversas reuniões de trabalho, cumprindo agendas previamente estabelecidas e selecionadas de acordo com os respectivos interesses e preferências dos dirigentes de importantes Entidades Promotoras para visitas técnicas de inspeção na cidade de João Pessoa, visando a captação de congressos profissionais em diversas áreas do conhecimento humano.
 
As visitas técnicas avaliaram os diversos equipamentos turísticos da cidade, que pleiteia ser sede dos próximos eventos que gerará faturamento importante para as empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, entre:produção, organização, hospedagens, restaurantes, deslocamentos internos, passagens aéreas, receptivo, artesanato, locadoras de veículos, montadoras entre outros serviços ligados direta e indiretamente ao mercado de eventos. Durante as visitas técnicas, a equipe de dirigentes serão acolhidas e com roteiro específico elaborado pelo Convention Bureau, sendo acompanhados pelo Gerente de Operações, Ferdinando Lucena.
 
Para a Diretora do CVB pessoense, empresária Jussara Andrade "A ação promocional de inspeção do destino é um dos eixos que vem sendo trabalhados pelo Convention Bureau que desde 2008 vem promovendo iniciativas que visam articulação de visitas técnicas de entidades e categorias profissionais sempre em parceria com a Secretaria de Turismo de João Pessoa, Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e SEBRAE”.
 
“João Pessoa – Destino de Eventos” foi apresentado em Fambusiness da AVIANCA, MUSSULO Resort e LUCK Receptivo 
 
Atrair eventos e firmar a Paraíba na lista de destinos competitivos no chamado turismo de eventos e negócios foi o foco da apresentação do Convention Bureau “João Pessoa – Destinos de Eventos” ação de marketing promocional de destino para o segmento M.I.C.E e captação de novos congressos para a capital paraibana e região a grupo de agências e operadoras de viagens corporativas de eventos de São Paulo em Fambusiness da AVIANCA, MUSSULO Resort e Luck Receptivo realizado recentemente na Paraíba. No Brasil, apenas no ano passado, o chamado marketing promocional movimentou nada menos que R$ 33 bilhões, dos quais R$ 12 bilhões foram direcionados para a realização de eventos.

Novas Empresas associam-se ao Convention Bureau de João Pessoa
 
O Convention Bureau de João Pessoa incorporou no seu quadro associativo de empresas referêcias, novas empresas que agora se juntam para fortalecer o turismo de eventos e o associativismo no mercado de eventos na capital paraibana, a exemplo da Tempo Rent a Car, Slow Hostel, Gráfica MXM, Clã Brasil, Magia Impressão digital e BR Stands. 
 
Para a Diretora do Convention Bureau de João Pessoa, empresária Manuelina Hardman "essas empresas chegama ao quadro de empresas referências da Entidade em um momento importante do turismo pessoense e já estão incorporadas aos processos de comercialização e destaca ainda que os novos associados passam imediatamente a serem apresentados comercialmente na geração de oportunidades de negócios e diretamente aos realizadores dos eventos, além de terem acesso ao banco de dados dos próximos eventos agendados na cidade para os próximos anos".
 
 
Observatório divulgará dados do Turismo de Eventos em João Pessoa
 
Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, SEBRAE, ABIH, IESP Faculdades e a Federação do Comércio iniciaram em ação compartilhada, os trabalhos e atividades do Observatório do Turismo que integrou uma série de pesquisas técnicas para identificar os impactos, comportamento e o perfil sócio-econômico do turista que visita e participa de eventos profissionais e corporativos na capital paraibana.
 
"Os resultados ajudarão o Destino Paraíba e os demais órgãos ligados ao turismo a criar uma linha de ação focada nas necessidades do turista deste segmento", explica a presidente do Convention Bureau, empresária Elizia Lopes, que vai mais além, considerando que desta forma, se projetará cenários futuros com maior qualificação do segmento de eventos na capital.
 
"A iniciativa vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento do turismo de eventos na capital paraibana. As pesquisas vão complementar o trabalho que a SETUR já desenvolve. A intenção é que com novos planejamentos para a realização de um turismo sustentável, a cidade possa ser mais competitiva e atrativa, não só para os turistas, mas para os paraibanos", enfatizou o Secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet.
 
Convention Bureau movimenta mercado do turismo de Eventos com Rodadas de Negócios

Visando atender as demandas provenientes dos processos de captações de eventos, o Convention Bureau de João Pessoa vem promovendo, rodadas de negócios entre as comissões organizadoras dos eventos confirmados e as empresas referências associadas ao JPAC&VB, onde foram envolvidos diversos segmentos da cadeia produtiva do mercado de eventos.

"As Rodadas de Negócios são um importante balcão de negócios para o mercado do turismo de eventos, colocando frente a frente empresas associadas prestadoras de serviços e as entidades representativas de categorias profissionais, proporcionando a democratização das oportunidades de forma isenta e imparcial, além da conseqüente geração de negócios e qualidades nos eventos em nossa cidade." afirma a presidente do Convention Bureau, Elizia Lopes.

Convention Bureau de João Pessoa e SEBRAE criam Núcleo de Turismo Receptivo

Criado para fortalecer, qualificar, divulgar e comercializar as empresas de turismo receptivo do Convention Bureau da capital paraibana, o Núcleo de Turismo Receptivo, conta com o apoio do SEBRAE Paraíba e reúne as melhores empresas especialistas em Paraíba do segmento que estão se preparando para receber os turistas de congressos e eventos.
 
A missão do recém criado núcleo visa, segundo o Gerente de Operações do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, é fortalecer o segmento do Turismo Receptivo com a união e a qualificação das empresas do grupo para a excelência dos serviços ao turista. São empresas que possuem uma gama variada de serviços turísticos convenientes é oferecida como forma de superar a expectativa dos visitantes. O turista que optar por roteiros criados pelas empresas do Núcleo de Turismo Receptivo contará com o atendimento de empresas com diferentes perfis, especialistas no turismo receptivo paraibano, roteiros nas diversas regiões do destino, idoneidade e qualidade na prestação de serviços turísticos. Fazem parte do Núcleo as empres as Canopus, Tambaú, Luck e Adonai Naútica Tur.
 
João Pessoa sedia debate sobre a importância da segurança e qualidade em eventos

O Laboratório de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba realiza no dia 11 de abril, às 19h, o evento temático Relações Públicas Contemporânea com foco no debate sobre Eventos: Segurança e Qualidade. A iniciativa acontece em parceria entre o Convention Bureau e a Coordenação do Curso de Relações Públicas da UFPB. 
 
O objetivo é unir as autoridades ligadas ao assunto, profissionais que trabalham na área de eventos, proprietários de casas de entretenimento, estudantes e todos os interessados que, direta ou indiretamente, se veem envolvidos com o tema. O evento conta com a participação da Professora Pós-Doutora Claudia Moura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referência na área de comunicação em âmbito nacional, que ministrará palestra de abertura. Além da especialista, a ação conta também com as representações do Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB), do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (SAMU) e de casas de diversão da cidade de João Pessoa.
 
 
Embratur marca presença na BTL e Paraíba é destaque

Os atrativos turísticos e todo o potencial do mercado MICE da Paraíba foram apresentados em uma das maiores feiras da Europa. A BTL reuniu empresários de 180 países que apostam no turismo com atividade econômica estratégica e foi visitada por 65 mil pessoas. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) disponibilizou um stand, onde a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa ocuparam espaço para comercialização do destino, produtos e serviços. 
 
O Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa tem intensificado a divulgação do “Destino Paraíba” em feiras no Brasil e no exterior, e que os segmentos turísticos de sol e praia, além de eventos e negócios, são prioridades no processo de geração de emprego e renda. “A presença da Paraíba na BTL reafirmou o compromisso de divulgar os roteiros turísticos locais e potencializar o potencial para realização de eventos no destino, divulgando o novo Centro de Convenções como indutor de novos negócios, na busca de ampliar a visita de turistas e eventos internacionais”, exlplicou o Gerente Executivo do Convention Bureau, Ferdinando Lucena. O potencial turístico do “Destino Paraíba” esteve se ndo apresentado por meio de vasto material promocional focado e em formato DVD, folder e revista digital.

"A presença da Paraíba na BTL permitiu que muitas agências e operadoras portuguesas com foco no turismo de lazer ou especializada no segmeno MI [Meeting Industry] conhecesse de perto todo potencial para lazer e realização de eventos que o destino possui e tem para oferecer, assim como facilitar as sinergias entre Portugal, Brasil e o resto da Europa" afirmou Lucena que já contabilizou resultados com a participação no evento e conseguiu junto com a PBTUR receber uma das maiores operadoras de Lisboa na Paraíba.
 
 
 
Convention Bureau aposta em curso que forma empreendedores em eventos
 
O turismo de eventos é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Considerando a proximidade dos mega eventos esportivos no país, como a Copa das Confederações este ano, a Copa 2014 e as Olimpíadas em 2016, o futuro será promissor para os profissionais de eventos que investirem em sua qualificação. Em João Pessoa, a inauguração do Centro de Convenções aumenta ainda mais as expectativas.

Para atender a essa demanda, o Sebrae Paraíba em parceria com o Convention Burea e as Faculdades IESP irão oferecer o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, “O mercado de eventos é promissor para os próximos anos. É um excelente mercado, mas bastante exigente e competitivo. Por isso é preciso estar qualificado e preparado. Criatividade, profissionalismo, planejamento, organização e investimento em tecnologia são elementos imprescindíveis para atuar no setor e ter diferencial”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.
 
Segundo ela, além dos eventos esportivos, as oportunidades em outros setores na Paraíba deverão crescer ainda mais a partir deste ano, com a inauguração do Centro de Convenções, em João Pessoa. “Os eventos são uma estratégia para todas as atividades econômicas, políticas e sociais existentes no mercado e contribuem para aproximar as marcas de produtos e serviços aos mercados consumidores”, completou.

Preparação de profissionais
O curso de Formação de Empreendedores em Eventos prepara profissionais para atuarem nesse mercado e oferece condições para a prática de habilidades específicas, quanto ao planejamento, à organização, à gestão e à realização de eventos dos mais diferentes tipos e finalidades. Contato: 2108 1256 com Regina Amorim.

Assessoria de Imprensa do JCVB- Fábio Cardoso

Comentários